Percorrer por autor "Santos, Milena de Melo Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada(2022) Santos, Milena de Melo Silva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Os professores das Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, desempenham um papel importante, ao promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para desempenharem um papel ativo em sociedade. Por isso, é essencial aprofundar a pesquisa sobre a Educação para a cidadania, reforçando a formação de futuros profissionais, reflexivos e críticos, tanto a nível da formação inicial (estudantes), como da formação continuada (professores). Assim, este estudo tem por objetivo analisar o contributo de práticas centradas no estudante e na Educação para a Cidadania, em interrelação com a formação docente, na perspetiva de estudantes e professores do curso de Pedagogia de uma IES privada de Aparecida de Goiânia. Atendendo às características do estudo de caso, a metodologia é predominantemente qualitativa, privilegiando uma análise aprofundada, tanto dos documentos estruturantes da IES, como das opiniões dos participantes, tanto estudantes como professores. Os resultados do estudo comprovam que é possível implementar, no Curso de Pedagogia, uma Educação de qualidade, quanto à formação de futuros docentes, através de um processo reflexivo e o trabalho colaborativo entre professores e estudantes. Contudo, a pesquisa permitiu igualmente verificar que o ensino expositivo ainda se mantém, pelo que é necessário mais formação continuada, focando o desenvolvimento do estudante como profissional e cidadão. Assim, é essencial a formação reflexiva, para a construção de uma Educação para a cidadania, pois através do pensamento crítico é possível alcançar mais qualificação profissional e a consolidação de valores em sociedade. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; formação docente; reflexão; Educação para a Cidadania; Instituição de Ensino Superior