Percorrer por autor "Santos, Sara Carina Fonseca"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Participar para incluir(2016) Santos, Sara Carina Fonseca; Serralha, Filomena de Lurdes Tomé do Rosário Pereira, orient.O presente trabalho tem como objetivo alterar o paradigma educativo tradicional para aumentar a participação nas atividades letivas da disciplina de Português e, consequentemente, aumentar o sucesso educativo dos alunos de uma turma do 5º ano de Percursos Curriculares Alternativos (PCA), numa escola de ensino regular do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, nos arredores de Lisboa. Desta turma fizeram parte quatro alunos com Necessidades Educativas Especiais que, no ano letivo transato, se encontravam ao abrigo do Decreto-lei 3/2008 de 7 de janeiro que, com a sua inserção num PCA, deixaram de usufruir de todos os direitos e adaptações inerentes ao mesmo. Assim, pareceu pertinente que a intervenção tivesse o seu enfoque no desenvolvimento de competências sociais que pudessem incentivar os alunos na realização das suas aprendizagens, motivando-os para as mesmas, fazendo-os sentir parte integrante desse processo. Tendo em conta a problemática em estudo, bem como todas as questões relacionadas com os alunos considerados em situação de risco, não só por problemas de absentismo e falta de acompanhamento parental, como devido ao seu fraco desempenho escolar, o enquadramento teórico do presente projeto centrou-se nas questões relativas à participação e diversidade, bem como à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais em turmas de PCA, sendo também focado o tema da indisciplina e gestão de conflitos. Foram utilizadas várias técnicas e instrumentos de pesquisa de dados, nomeadamente a pesquisa documental, a observação naturalista, a sociometria e o questionário, de forma a compreender melhor algumas características dos alunos e, assim, delinear estratégias que lhes permitam desenvolver as competências acima referidas, promovendo o seu sucesso escolar, tendo como pano de fundo o Modelo Pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Em turmas que se encontram desde o princípio rotuladas com o estigma de ser consideradas “de segunda categoria” e associadas à exclusão social e à marginalidade torna-se fundamental criar um ambiente efetivamente inclusivo, que faça os alunos sentirem-se parte da solução e não parte do problema, ambiente esse que se abra igualmente à restante comunidade educativa, para que esta perceba que o direito à participação é de todos.