Percorrer por autor "Sarges, Rosilene da Silva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Escola inclusiva : um diagnóstico do estado atual na URE 4 no município de Marabá no estado do Pará e perspectivas para o futuro(2015) Sarges, Rosilene da Silva; Pires, Maria Margareth, orient.Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no município de Marabá, estado do Pará que teve como objetivo diagnosticar a eficácia do atendimento educacional especializado (AEE), na escola regular de ensino da rede estadual. Para cumprir este objetivo a pesquisa relacionou as dificuldades referidas pelos professores, avaliou avanços nos mecanismos e técnicas de atendimento, verificou a disponibilidade de recursos destinados ao ensino médio, bem como questionou a relação entre os professores do atendimento educacional especializado que atuam na sala de recursos multifuncional e os professores da sala comum. O percurso da pesquisa para coleta de dados se deu a partir da observação da atuação dos professores do AEE nas salas de recursos multifuncionais em atendimento aos alunos, com entrevistas e aplicação de questionários aos professores da sala comum, bem como com a participação em momentos de formação continuada promovidas pela equipe de AEE nas escolas. A coleta de dados foi realizada no período de agosto de 2013 a junho de 2014. A pesquisa foi de grande relevância para a comunidade escolar, pois envolveu um grupo social, as pessoas com deficiência, que há muito tempo lutam pela possibilidade do direito que todos têm de receber formação acadêmica no ambiente escolar. A pesquisa evidenciou que há falta de recursos materiais e humanos para o atendimento ao aluno público alvo da educação especial, que não há uma interação entre o professor do AEE e o da sala comum, que há ainda muita necessidade de que haja uma política de formação mais efetiva que promova formações específicas na área de educação especial tanto para os professores do AEE quanto para os demais profissionais. Na expectativa de que a escola tenha condições de atender ao aluno com necessidades educacionais específicas, e com qualidade.