Percorrer por autor "Sarmento, Eduardo Morais"
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Item Análise do cluster do calçado em Portugal: competitividade e internacionalização : Analysis of the footwear cluster in Portugal : competitiveness and internationalization(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria Correia; Espírito Santo, Rodrigo do; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste artigo pretende analisar uma das áreas de actividade económica mais competitivas de Portugal: o cluster do calçado. Embora ao longo dos últimos anos a economia portuguesa tenha sido afectada por diversas perturbações económicas, a indústria do calçado conseguiu manter-se como uma actividade competitiva e resiliente que apostou na inovação e no aprimoramento de processos e política de comunicação eficaz como estratégia principal de sobrevivência num mercado caracterizado pela enorme competitividade e exigência. Neste contexto, este artigo tem como principal objectivo analisar criticamente a evolução deste sector e verificar os principais desafios. Em termos metodológicos, foram feitas duas entrevistas em profundidade aos responsáveis pelo APUCCAPS além de uma análise qualitativa com base nos documentos disponíveis. Verificou-se que o cluster do calçado se depara com desafios significativos, mas independentemente desse facto, tem-se modernizado e adaptado a novas conjunturas com bastante sucesso.Item Brand love relationship: a true love or a missing story?(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria Correia; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesThis paper looks into the function of human style relationship facets when applied to brands through a brand love relationship. Methodologically, this investigation defined two groups of respondents (from a questionnaire applied to 224 respondents): those who self-reported a brand love relationship and those who did not. These groups were compared through a Likert questionnaire in order to find evidence of key human relationship facets that run along a brand love relationship, such as the self-ideal and positive psychology. Although, we did not find significant effects of the three key variables, the descriptive statistics showed higher averages where expected.Item A interacção entre o turismo e o Marketing: questões básicas(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Sarmento, Eduardo Morais; Centro Universitário Lusófona - LisboaItem Issues and challenges of accessibility for senior tourism (Estoril/Portugal)(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Brás, Catarina; Oliveira, Carla Vargas de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO comportamento da actividade turística a nível mundial, nomeadamente no que respeita a algumas franjas populacionais com algum grau de deficiência, veio redefinir as oportunidades de desenvolvimento de novas ofertas turísticas e simultaneamente veio impor novos desafios. Este artigo analisou a temática da acessibilidade relativamente à população sénior que se dirige para a linha do Estoril e fica alojada nos hotéis de cinco estrelas. Pretende-se numa fase inicial perceber a dimensão deste fenómeno e aferir sobre o nível de atenção oferecido para numa segunda fase tentar concluir se esta região pode ser vista como um destino totalmente acessível. Foram aplicadas entrevistas complementadas pelo preenchimento de questionários aos responsáveis de 10 hotéis de 5 estrelas situados na linha do Estoril, durante um período de dois meses em 2013. Constatou-se que a oferta turística nesta região só é parcialmente acessível, pois não abarca todos os tipos de deficiência e porque os recursos disponibilizados não se encontram interligados entre si em rotas acessíveis.Item O marketing digital na TAP AIR Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Silva, Catarina; Antunes, Francisco; Ramalho, Joana; Gil, João; Barata, Vasco; Carvalho, Rita; Sarmento, Eduardo Morais; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste artigo tem como objetivo analisar o marketing digital desenvolvido pela empresa TAP Air Portugal e efetuar uma comparação com a Easyjet e a Emirates. Metodologicamente, numa primeira fase realizou-se uma revisão da literatura em diversas bases de dados, através da ProQuest, do RCAAP, do RECIL e do Google Scholar. Numa segunda etapa desenvolveu-se o estudo detalhado da TAP Air Portugal, em que se pesquisaram os meios de comunicação digital utilizados e a análise do seu desempenho, através das ferramentas de comunicação digital: Google Trends, KWFinder, Page Speed Insights, GT Metrix, Similar Web e Site Analyzer. Por último, elaborou-se uma comparação entre a TAP Air Portugal, a Emirantes e a EasyJet. Como trabalho de campo, foi realizado um questionário anónimo a 735 clientes - entre os dias 28/10/2019 e 30/10/2019 - que se encontravam nas instalações do Aeroporto de Lisboa e que se preparavam para embarcar. Este questionário permitiu verificar o alcance do marketing digital da TAP Air Portugal. Deste estudo verificou-se que deve continuar a haver uma aposta no marketing digital, nas redes sociais e no mobile web pois têm um grande impacto na divulgação e venda de passagens aéreas.Item O papel do guia intérprete no turismo de lisboa(CIGEST, 2014) Canário, Dória Cristina Correia; Sarmento, Eduardo Morais; Oliveira, Carla Vargas deEste artigo pretende reflectir sobre a profissão do Guia Intérprete nacional, uma profissão tão válida e simultaneamente "desconhecida e pouco considerada socialmente" (Caetano, 2009:6), apesar da sua importância como agente dinamizador da animação cultural e turística. Apesar da existência de um elevado número de Guias Intérpretes em Portugal, um número apreciável de pessoas desconhecem as suas atribuições. É frequente acreditar que este tipo de profissional é utilizado fundamentalmente para "ir buscar pessoas ao aeroporto e dar uma volta pela cidade, mostrando-lhes os monumentos mais significativos" (Oliveira & Cymbron, 1994: 83). Aplicaram-se diversos inquéritos aos Guias Intérpretes na cidade de Lisboa, no sentido de verificar o seu perfil, as suas pretensões e os seus receios numa classe em que todos se referem como sendo os "embaixadores" de Portugal.Item Reflexões sobre o conceito de epistemologia na análise do turismo e o enquadramento categorial da diversidade de concepções de ciência(Edições Universitárias Lusófonas, 2011-07) Sarmento, Eduardo Morais; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO actual artigo pretende sistematizar uma série de reflexões que possam contribuir para a definição e reflexão crítica de uma metodologia de análise centrada no campo da Epistemologia do Turismo. De uma forma geral, neste artigo ir-se-á, tentar estabelecer uma ponte entre as reflexões da filosofia das ciências e propor a sua adaptação às reflexões epistemológicas e metodológicas inerentes ao Turismo.Item Tourism in the PALOP countries and relations with Portugal(ISG, 2012) Sarmento, Eduardo MoraisTourism has been developing in a consistent way along the years in almost every regions of the world. Africa is one of the regions where it is expected to growth its market quota. So, African Countries of Portuguese Official Language (PALOP) have an opportunity of developing an activity that nay become strategic, if they can properly prepare themselves to this challenge. This document reflects on some of the main goal lines that should be improved to achieve better results.Item O valor da marca: Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (Angola)(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Sarmento, Eduardo Morais; Carvalho, Paula Rita Brito Vitorino de; Morais, Érica; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO Valor da Marca é um tema atual, tem sido abordado por vários pesquisadores, onde são desenvolvidas teorias deste assunto bastante pertinente, de forma a saber o que os consumidores mais valorizam no seu processo de decisão, nomeadamente na hora da escolha do melhor serviço. Neste contexto, o presente estudo pretende determinar os critérios mais relevantes para a valorização de uma Marca de Ensino Superior, na ótica dos estudantes, tendo como caso prático o Instituto Superior Politécnico Católico de Benguela (ISPOBAB), onde os objetivos específicos consistem em: (i) estudar os fatores que determinam o valor de uma marca, (ii) saber quais são as fontes de valor da marca mais importantes, em Instituições de Ensino Superior, na perspetiva dos estudantes do ISPOCAB, (iii) saber qual o valor da marca em estudo, na ótica da instituição (ISPOCAB) e (iv) comparar a perceção de valor da marca determinada pelos estudantes, com o valor da marca determinada pela Instituição. Em termos metodológicos, a revisão da literatura permitiu recolher as informações necessárias para definir o problema da investigação, os objetivos e as hipóteses. Para validar as hipóteses e responder aos objetivos, foi elaborado um questionário, com uma amostra de 273 respondentes, em que participaram os estudantes dos cursos de Ciências da Educação e Contabilidade e Gestão da ISPOBAB. Os resultados do estudo demonstraram que os fatores que influenciaram os alunos no momento da candidatura foi a qualidade de ensino. Encontravam-se bem informados sobre a Instituição e os ex-estudantes foram as maiores fontes de informação. Constatou-se também, que a maioria recomenda o ISPOCAB e pretende continuar a sua formação nesta Instituição. Verificou-se que os alunos atribuem maior relevância ao fator posicionamento da marca, que engloba, a avaliação e o reconhecimento do ministério do ensino superior, bem como, o reconhecimento da instituição pela comunidade devido à qualidade percebida. Em relação ao valor da marca pode observar-se que a qualidade do ensino foi o fator mais destacado pelos alunos, valor igualmente atribuído pela Instituição, baseado numa entrevista efetuada ao seu dirigente. Clientes satisfeitos atraem novos clientes e o marketing boca a boca é uma mais-valia para qualquer organização, visto que o consumidor recomenda, em função da experiência que obteve.