Percorrer por autor "Sarmento, Eduardo Morais, orient."
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Item A análise aos relatórios integrados nas empresas portuguesas(2020) Carvalho, Violante Manuela Salvador; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A evolução dos relatórios de Sustentabilidade é uma realidade já reconhecida pelas organizações, como de extrema relevância para a sobrevivência e competitividade a médio e longo prazo. A presente dissertação visa relatar a análise dos relatórios integrados desenvolvidos pelo global reporting initiative (GRI), bem como, pelo internacional integrated reporting council (IIRC), tendo como objetivo auxiliar as organizações na elaboração dos seus relatórios e facilitar a sua interação com os «stakeholders», através da padronização dos conteúdos, e na divulgação da sua performance de forma mais objetiva e transparente possível. O presente trabalho é de natureza exploratória e tem como base uma análise onde mostra que o relato integrado é influenciado por diferentes fatores: responsabilidade social corporativa; relato ambiental e desenvolvimento sustentável; o relato económico, indo ao encontro das necessidades de informação dos investidores. As empresas divulgam este tipo de informações de forma voluntária, tornando-o num relatório integrado onde consta informação financeira e não financeira. Concluiu-se com este estudo, que nem todas as empresas fazem a mesma abordagem aos indicadores, visto que ainda existem algumas falhas na divulgação de informação. Se por um lado as empresas apresentam informações de aspetos de gestão mais relevantes, com um maior controlo na divulgação da sua visão, missão e estratégia de negócio, por outro lado na parte ambiental e social encontram-se mais diminutos os indicadores divulgados.Item Análise das receitas turísticas no destino Angola(2020) Costa, Guiomar António da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente trabalho tem como foco a análise da entrada de turistas no território e nas fronteiras Angolanas bem como o seu potencial de impacto no País. Neste sentido, pretende-se como principal objetivo analisar entre outros assuntos, a evolução da taxa de receita do turismo em Angola entre os anos de 2012 e 2017. Para a concretização desta investigação foram também delineados alguns objetivos secundários, nomeadamente: (i) análise da previsão da evolução da economia e (ii) análise dos principais indicadores do Turismo, de forma a analisar os seus efeitos na economia. Para atingir os objetivos traçados utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativa apoiada numa profunda recolha de dados efetuada através de revistas, livros, artigos científicos e bases de dados como aconteceu com a WTTC. Em termos de conclusão, verificou-se que perante os desafios que Angola enfrenta, o turismo aparece como uma atividade com algum potencial de desenvolvimento alternativo do território. Neste sentido, as autoridades angolanas, deverão procurar maximizar o seu potencial através de uma cuidadosa gestão das receitas geradas pelo turismo, da abertura de hotéis, criação de restaurantes e também através de vários meios complementares facilitando assim uma maior geração de emprego entre outros fatores.Item As aplicações móveis utilizadas pelo corredor em Portugal(2015) Henriques, Clara Lísis da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Nos últimos anos tem-se assistido em Portugal a um fenómeno crescente do running. Vê-se cada vez mais atletas profissionais e não profissionais, a praticar a modalidade nas ruas e assiste-se a uma explosão de aplicações móveis para smartphones que ligam em rede e motivam os atletas. Apesar desta modalidade de atletismo ser historicamente solitária, a evolução da Internet para a Web 2.0. tornou-a numa atividade cada vez mais social e tecnológica com acesso a dados outrora inacessíveis ao atleta amador. O presente trabalho pretende apresentar as características que os autores consideram ser essenciais para o sucesso das aplicações móveis, que aplicações existem e quais as mais usadas em Portugal. Que aplicações existem? O que fazem? Quem as usa? Como interagem com os corredores e entre corredores? Quais as mais usadas? São algumas respostas que se pretendem ser respondidas no final deste trabalho. Na realização do presente trabalho, foi utilizado o método quantitativo questionário online juntamente com a análise visual das aplicações mais usadas. O projeto centra-se no estudo do marketing digital e os principais conceitos abordados são aplicações móveis e a corrida.Item O Banco Nacional de Angola e a evolução do mercado imobiliário em Luanda no período 2011-2017(2018) Augusto, Alcénio Elths Mangi; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Esta dissertação procurou identificar a correlação entre a taxa de juro BNA enquanto instrumento de política monetária do Banco Nacional de Angola e o nível de preços no mercado imobiliário de Luanda, bem como a relação existente no curto e no longo prazo entre as taxas Luibor e o índice de preços do mercado imobiliário de Luanda. Para tal foram recolhidos dados diários de séries temporais (taxa Luibor, taxa BNA e Índice de preço habitação e IPC), no período entre o quarto trimestre de 2011 e o segundo trimestre de 2017, totalizando 67 observações. Para análise de dados utilizou-se o modelo de vetores autorregressivos (VAR). Depois da análise dos dados verificou-se que as séries temporais da taxa Luibor, taxa BNA, Índice de preços habitação, e o IPC apresentaram 2 (dois) vetores co - integrante. As variáveis LUIBOR e Índice Habitação, não apresentaram relação de longo prazo, o β2 é diferentemente significativo de zero com um teste T de 1,96. Isso indica que os desequilíbrios de curto prazo entre as duas séries dos preços LUIBOR e do Índice Habitação devem desaparecer no momento exato em que o equilíbrio de curto prazo ocorrer. O índice de valor de mercado da habitação varia com a LUIBOR apenas no curto prazo. No entanto no longo prazo o índice de preços da habitação depende da taxa de referência (taxa BNA), uma variação de 1 ponto na taxa BNA, o índice de preços habitação varia 4 pontos. Os desequilíbrios de longo prazo entre as séries taxa BNA e índice de preço habitação devem desaparecer no momento exato em que o equilíbrio de longo prazo ocorrerem. O valor do coeficiente do termo de erro (-0,3486229) implica que o desvio em longo prazo é ajustado em parcelas de 0,3486229 a cada dia.Item Competividad del turismo en Cartagena de Indias Colombia(2016) Blanco, Diana Pilar Nova; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Este estudo apresenta uma análise da competitividade e internacionalização da cidadede Cartagena como destino turístico e do mercado, tentando dar resposta à pergunta ¿Quais são as estratégias que se devem estabelecer para uma correção dos problemas relacionados com o Turismo em Cartagena para fazê-lo mais competitivo no mercado internacional? Desta forma pretende estabelecer estratégias para os problemas, conhecer os principais competidores com o objectivo de melhorar o produto turístico. Neste trabalho vai utilizar-se uma abordagem metodológica teórica, apoiada na investigação documental, que levará a um nível de exploração porque o propósito é destacar os aspectos das problemáticas apresentadas no sector turístico e encontrar os pontos chave para elaborar estratégias. Será descritivoe analítico para ganhar um diagnóstico do sector utilizando a matriz SWOT com a qual vamos elaborar estratégias para o futuro, utilizando questionários para saber o grau de satisfação e as inconformidades.Item Comunicação de massa e a comunidade imigrante: a construção da realidade social(2022) Nazário, Lauro Cecílio de Figueiredo; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A temática que ocupa o presente trabalho tem como objeto, apresentar uma análise do impacto (ou dos efeitos) dos media, (nomeadamente os telejornais portugueses), sobre o processo de integração de parte da comunidade imigrante de origem brasileira na sociedade hospedeira portuguesa, radicada em Lisboa, como descreveremos a seguir. Com o desenvolvimento desta pesquisa procurámos conhecer: as notícias consideradas mais importantes pelos representantes da comunidade imigrante nos diversos campos: economia, política, desporto, cultura e lazer; e compreender a importância e como as notícias impactuam na comunidade e quais tipos de notícias têm preferência, bem como, o tipo de notícias que os imigrantes referidos gostariam de assistir no telejornal, para colaborar de forma mais eficiente na sua integração social. Julgamos que as respostas vão dar a conhecer o grau de influência que as notícias dos telejornais produzem no quotidiano da comunidade imigrante. Como essas notícias podem colaborar de forma positiva ou negativa no dia-a-dia dessas pessoas? E como essas informações podem colaborar para uma integração social no seu quotidiano? Em conformidade, espera-se ser possível verificar quais são os principais assuntos abordados e até que ponto a comunidade de imigrantes manifesta interesse pelas informações, pelas notícias que são veiculadas na sociedade portuguesa. A pesquisa foi desenvolvida sobre uma amostra representativa de 40 pessoas, através de um questionário, aplicando 14 perguntas de múltipla escolha e uma dissertativa, no período de julho a agosto de 2011, envolvendo temas que compartilham o quotidiano dos imigrantes brasileiros junto às notícias dos telejornais. O extrato acima referido dos integrantes envolveu homens e mulheres que se encontram em posição ativa de trabalho e vivem em Lisboa há mais de um ano. Estes imigrantes, que tipificamos como sendo pessoas de baixo rendimento (vivem com uma renda (vencimento salarial) cujo valor oscila em torno do salário mínimo nacional português, que são 635 euros), e que realizam suas atividades profissionais na capital, especificamente no atendimento ao público, em lojas de três Centros Comerciais da grande Lisboa: Colombo, Amoreiras e Vasco da Gama. Palavras-chave: Mass Media (Telejornal), notícias, teoria de comunicação de massa, imigrantes brasileiros e integração social. Lauro Nazário. Comunicação de Massa e Comunidade Imigrante. A construção da realidadeItem A comunicação online dos hotéis de 5 estrelas em Lisboa(2021) Oliveira, Monnike Montana de; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A internet apareceu com a evolução da tecnologia, a qual criou uma oportunidade para o turismo e o setor hoteleiro. A procura por informação e a concorrência foram os motivos que impulsionaram os hotéis a se atualizarem no mercado. Com esta evolução que ocorreu no mercado eletrônico, houve um avanço na distribuição dos produtos e serviços para os clientes, empresas e fornecedores. Para o setor hoteleiro, o uso da Internet tem ajudado na forma de fazer reservas, obter informação por sites e e-mails, melhorar o conhecimento sobre os clientes. As redes sociais estão sendo introduzidas atualmente, trazendo uma mudança na forma de como as pessoas se comunicam e criando várias formas de atividade. Acompanhando o movimento, o mercado hoteleiro faz uso das redes sociais para publicar serviços e ficar mais conectado com os clientes. Assim, o objetivo central é mostrar a contribuição dos meios sociais na captação dos clientes. O turismo é uma importante fonte de renda e gera muitos empregos. Uma pesquisa do World Travel & Touris Council de 2017, mostrou que o setor é responsável por 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB) Global gerando mais de 9,9% do trabalho mundial, (WEF, 2017). A Internet tem transformado fundamentalmente a forma de comunicação em relação ao turismo e a forma de compartilhar como eles planejam e compram as viagens (Buhalis e Law, 2008). Os motores de pesquisa transformaram-se em uma ferramenta de ajuda para obter informações sobre viagens, é um meio importante de marketing por detrás das empresas de viagens para alcançarem os clientes (Xsiang, Wber & Fesenmaier, 2008). O método de pesquisa possibilita, de forma direta e indireta, a busca de informação sobre as viagens nas redes sociais. (Xsang & Gretzel, 2009). O marketing digital ou o e-marketing, é o marketing dos produtos e serviços utilizando tecnologia digital, como a Internet, que também agora inclui telemóveis e meio de comunicação digital.Item Contributo do enoturismo para o desenvolvimento de regiões do interior: o caso da rota dos vinhos do alentejo(2009) Pina, António José da Silva; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A actividade vitivinícola e a sua relação com o turismo, as motivações, as características e os comportamentos dos consumidores do enoturismo são relevantes para a criação de valor. Alguns investigadores determinaram segmentos de mercado do enoturismo através de estudos efectuados a partir da oferta. Estes segmentos mostraram-se também válidos para a Rota de Vinhos do Alentejo, tendo sido determinados pela análise de “Clusters”. A dimensão e a importância económica do enoturismo nesta região tem uma expressão significativa, pelo que se considera determinante fazer introduzir uma outra dinâmica à actividade assente em processos e critérios de planeamento e de imagem de marca. Estes processos colocarão a Região de Vinhos do Alentejo ao nível das principais regiões vitivinícolas mundiais.Item O contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável na Ilha da Boavista(2013) Luz, Nélida do Rosário da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente trabalho tem por objetivo o estudo da problemática do contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável. O estudo desenvolveu-se em três fases. Na primeira, através de pesquisa e revisão bibliográfica sobre o conceito do desenvolvimento sustentável. A segunda assentou num trabalho de investigação realizado em dois aspetos: primeira onde se faz a caraterização do destino turístico da ilha de Boavista; a segunda, onde se analisa através de dados disponíveis o turismo em Cabo Verde e na ilha de Boavista. Na terceira fase do estudo, desenvolveu-se um modelo com o intuito do contributo do turismo para o desenvolvimento sustentável.Item As estratégias de comunicação na web : o caso da Associação da Rota da Bairrada e os seus associados vitivinícolas(2017) Crespo, João Maria Azevedo Coutinho Magalhães; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Pretende-se com a elaboração desta dissertação de mestrado, compreender qual a estratégia da Associação da Rota da Bairrada e dos seus associados vitivinícolas em termos de desenvolvimento tecnológico relacionado com a área do enoturismo. Foi feito um estágio na Associação da Rota da Bairrada, a fim de suportar o trabalho na investigação e na elaboração de uma tabela de comparação das caraterísticas do site e estratégias de comunicação na WEB dos mesmos de modo a percecionar as melhorias que podem vir a ser feitas. Após a análise, serão sugeridas estratégias para melhorar a comunicação na WEB. Como hipótese de estudo, vimos as possibilidades de hipótese de estudo as melhorias na WEB través de uma análise dos sites.Item Estratégias de marketing para a internacionalização de marcas de moda de luxo portuguesas(2021) Lopes, Mónica Mara dos Santos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Esta dissertação tem como objetivo conhecer quais as estratégias de marketing que as marcas de moda de luxo portuguesas usam na internacionalização das suas marcas e quais poderão adotar no seu processo de internacionalização, de forma a obterem maior sucesso. Em Portugal, o número de marcas de moda do segmento de luxo tem aumentado muito nos últimos anos, e grande parte destas marcas têm como principal objetivo conquistar os mercados internacionais. Este estudo, de natureza descritiva e exploratória, pretende servir de apoio às marcas na sua internacionalização, nomeadamente no que diz respeito à sua estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação. Para tal, foram realizadas cinco entrevistas em profundidade a cinco responsáveis de marketing de cinco marcas que mais se adequavam ao estudo, foram feitas questões sobre o tema a cinco Diretores Gerais ou CEO’s de empresas estreitamente relacionadas com a moda em Portugal, e foram também analisados documentos e livros relevantes para o estudo. Concluiu-se que as marcas de luxo portuguesas, devem tentar disponibilizar toda a sua gama de produtos nos diferentes mercados internacionais, oferecendo ainda serviços que completem a experiência do cliente e fazendo parcerias com outras marcas de luxo internacionais, de forma a aumentar a sua notoriedade, alavancadas em marcas já reconhecidas pelos consumidores. Os resultados indicaram ainda que o preço dos produtos de luxo icónicos deve aumentar gradualmente a nível internacional, e que as marcas não devem praticar saldos, apenas reduções especiais de preço. Os preços devem ainda ser comunicados de forma discreta nos pontos de venda internacionais da marca. Para entrar em novos mercados, as marcas de luxo portuguesas devem começar por estar presentes em lojas multimarca ou department stores, mantendo um relacionamento próximo com as mesmas e, só posteriormente, apostar na abertura de uma flagship store. A nível de comunicação internacional, deve ser feita uma aposta nas relações públicas e com a imprensa, na realização de eventos e na comunicação online. As marcas podem ainda possuir um embaixador da marca e patrocinar eventos internacionais.Item Evolução do comportamento de compra dos consumidores : estudo de caso do iogurte skyr da Milbona(2019) Marques, Mónica Sofia Gaspar; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Nos dias de hoje a saúde e o bem-estar estão no topo da lista das preocupações da população. A alteração para um estilo de vida mais saudável e a procura de novos produtos que satisfaçam as novas necessidades desejadas, trazem às marcas e aos marketeers novos desafios. Quer seja pelo acesso generalizado de informação, ou devido às recentes crises económicas sentidas, o que é certo é que que um grande número de consumidores se tornou mais consciente dos impactos ambientais e sociais das suas opções de compra. O presente estudo tenta explicar como é que um novo produto entra num mercado já saturado e se destaca de tal forma que leva à rápida rutura de stock do mesmo. O produto escolhido foi o iogurte skyr da marca Milbona, distribuído pelos supermercados Lidl em Portugal. Para finalizar foi realizado um questionário a 100 pessoas com o objetivo de compreender o porquê da escolha deste produto, ou desta marca, em detrimento de outra. Juntamente se estas razões vão de encontro às estudadas ao longo do desenvolvimento do trabalho. Deste estudo, verificou-se que cada vez mais existe uma população que procura ter um estilo de vida saudável. Tal situação levou com que o mercado dos alimentos se adaptasse, e esta possibilidade fez com que alimentos, como os iogurtes, assumissem um novo posicionamento.Item Evolução e perspectivas das necessidades de formação turística e hoteleira na Região do Alentejo(2011) Revés, Paulo Fernando Nobre da Costa Vargas; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Num mundo cada vez mais global, com alterações constantes nos comportamentos dos consumidores, de novos e emergentes destinos e criativas formas de exploração turística, a diferenciação turística irá fazer-se cada vez mais pela qualidade dos serviços prestados. Essa qualidade terá que passar inevitavelmente pelos seus recursos humanos, e neste domínio o papel da formação profissional na sua qualificação será preponderante. As empresas necessitam ao nível das profissões operacionais, que as pessoas possuam mais competências de adaptação à constante mudança, mais capacidade prospetiva, mais comportamento inovador. Contudo estas não se revelam muito atrativas para as novas gerações, não permitindo uma relação perfeita entre trabalho e usufruto da vida, reconhecimento social e retorno salarial. A recente expansão da formação no turismo e na hotelaria, leva a questionar a sustentabilidade desta progressão em termos de empregabilidade no país ou na região, existindo opiniões quanto à necessidade de ocorrerem mudanças profundas na lógica do sistema de formação profissional. Os vários organismos oficiais que tutelam esta matéria, têm funcionado com notória descoordenação, duplicando atividades e consumindo recursos tão escassos na atual conjuntura. Neste contexto, pretende-se compreender a atual situação da oferta formativa em turismo e hotelaria na histórica região do Alentejo, quer no ensino superior quer no ensino técnico-profissional e aferir a sua adequação ao objetivo de formar os futuros profissionais para o mercado de trabalho na região e no país analisando o desenvolvimento das diversas políticas de formação do sector. A partir desta análise e tendo em consideração as perspetivas de crescimento turístico regional e as necessidades das empresas perspetivam-se as necessidades de oferta e de procura de formação de recursos humanos na região.Item Factores criticos de sucesso do turismo em Moçambique(2017) Gêmo, Rosário da Costa; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Com esta investigação procurou-se identificar os factores críticos de sucesso do turismo em Moçambique. Uma vez que o país permanece muito endividado e por isso o turismo aparece como uma actividade de grande importância, pois o mesmo pode contribuir de forma significativa para alavancar a economia do país. Nos estudos de caso realizou-se uma análise comparativa com vista aprender com as boas práticas, demostrando como alguns países ultrapassaram (solucionar) os diversos problemas internos e de que forma conseguiram colocaram os seus países como um destino turístico consolidado. Realizou-se um inquérito online, com 8 perguntas, recorrendo-se ao método quantitativo que contou com a colaboração de 155 inquiridos moçambicanos que deram o seu ponto de vista de forma eficaz e espontânea. Para a análise dos resultados, utilizou-se a estatística de dados do formulário online do Google, que é uma poderosa ferramenta informática que permite realizar cálculos estatísticos complexos e visualizar os seus resultados em poucos segundos. Os resultados alcançados nesta pesquisa, permite que se faça uma reflexão profunda sobre os vários aspectos que precisam ser revistos de forma a soluciona-los e colocar Moçambique como um destino turístico de excelência.Item Fatores críticos de sucesso para a criação da marca Beja(2012) Louro, Cláudia Cristina da Luz; Sarmento, Eduardo Morais, orient.Num mundo cada vez mais global e competitivo é imperativo que os lugares assumam o seu papel como criadores de valor que satisfaça as necessidades e desejos dos seus consumidores. É necessária uma perspetiva real sobre como as pequenas cidades podem não só adaptar-se às mudanças globais, mas também aumentar a sua competitividade no mercado. Nesta dissertação são exploradas as particularidades e potencialidades do marketing territorial e do processo de branding, de forma a compreender quais os fatores que contribuem para uma boa gestão do território, e como estes fatores podem construir uma marca de sucesso para a cidade de Beja. De acordo com este objetivo, e com base numa pesquisa bibliográfica, é conduzida uma pesquisa primária, como forma de analisar a cidade, os seus recursos e potencialidades, e principalmente os seus consumidores. Esta dissertação propõe uma abordagem empresarial ao problema de desenvolvimento das pequenas cidades, e cidades do interior, através da criação de uma marca turística para a cidade de Beja, que reflete os atributos do território e cria uma imagem mais atrativa para o seu público alvo.Item A herança templária no turismo: o caso de Tomar(2012) Santos, José Manuel Faria Nunes dos; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A Ordem do Templo foi introduzida na Península Ibérica com o intuito de contribuir para o fortalecimento do ideal e dos objetivos da Cruzada, constituindo, ainda, uma valiosa aliada no povoamento e exploração do espaço reconquistado, enquadrando civil e religiosamente as populações e participando ativamente na defesa das fronteiras do Condado Portucalense, e no que veio a constituir-se como Reino de Portugal. Com este trabalho, procura-se analisar um modelo de desenvolvimento turístico para a cidade de Tomar com base no legado histórico dos templários, uma vez que se constitui num dos seus conjuntos patrimoniais mais representativos ao nível europeu e onde a Ordem do Templo deu lugar à Ordem de Cristo, permitindo que os templários continuassem a sua vida e obra em Portugal na posse de todos os seus bens, contrariamente ao sucedido em quase todo o mundo católico. A metodologia utilizada neste estudo incluiu uma vasta recolha bibliográfica e a utilização da Internet, bem como a avaliação do potencial turístico no que respeita à inventariação e hierarquização dos recursos com base num trabalho de campo, onde foram efetuadas algumas entrevistas para recolha de elementos que permitissem, com rigor, tomar conhecimento das potencialidades que os recursos turísticos existentes poderão ter no aumento da permanência dos turistas que afluem à cidade de Tomar.Item Identidade da marca : a ignição de uma singular expressão e afirmação. O caso da marca Mercedes-Benz(2019) Mendes, Ana Sofia de Carvalho Vaz Alcobia; Sarmento, Eduardo Morais, orient.As marcas erguem-se muito além de meros selos de marcação e distinção proprietária. A sua ampla natureza é associada por uma identidade que se instituiu como a fórmula de toda a substância da marca. A equação de uma extraordinária singularidade, classe; deliberação de sucesso e de uma manifestação de culto. A presente dissertação assenta no propósito da investigação da identidade de marca Mercedes-Benz a partir dos valores identitários na revelação, relação, experiências e perceção de consumidores e simpatizantes. A germânica e veterana Mercedes-Benz assinala-se uma marca automóvel de luxo. Nasce de uma ambição e floresce na constante superação dos tempos modernos e vindouros, ora em engenharia, tecnologia, sustentabilidade e, sobretudo veiculação com os consumidores Nesse sentido, a partir da metodologia e desenho de investigação, colocou-se em prática pesquisas de índole principalmente qualitativa, pela composição de um estudo de caso, acoplado pela recolha de informações primárias e secundárias, procedentes de uma revisão de literatura, da divulgação de um inquérito por questionário a 130 pessoas e de uma entrevista ao Dr. André Silveira, responsável de Comunicação Institucional e Relações Públicas do Grupo Daimler / Mercedes-Benz Portugal. Como conclusão, verificou-se que se trata de uma marca de grande louvor na história da indústria automóvel e que a essência da identidade da marca, a sua expressão e reflexão e o efeito da sua projeção se baseiam numa marca de grande fiabilidade, prestígio e notoriedade entre consumidores e simpatizantes, afirmada numa singularidade tão clássica quanto futurista.Item O impacto da internet na gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas(2009) Costa, António Fernando Rodrigues da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente trabalho tem por objective o estudo da problemática das alterações induzidas pela internet na gestão comercial das unidade hoteleiras portuguesas. O estudo desenvolveu-se em duas fases. Na primeira, através de pesquisa e revisão bibliográfica, procedeu-se aà teorização dos conceitos e técnicas abordadas. A segunda assentou num trabalho de investigação realizado em duas vertentes: a primeira, onde se procurou conhecer a situação vivida através da recolha de dados sobre os sítios das unidades hoteleiras da amostra considerada; a segunda, onde se procurou, através da técnica Delphi, avaliar as perspectivas da evolução dessa mesma realidade. O trabalho realizado evidenciou que a internet, enquanto canal de comunicação e de comercialização, induziu alterações significativas, ainda que em diferentes graus, na forma de realizar a gestão comercial das unidades hoteleiras portuguesas. Alterações que se traduziram, no essencial, na: crescente importância da gestão da relação com os clientes; maior complexidade das políticas de produto e de preços; forte aceleração da acção comercial. Ou seja, a internet induziu não só a necessidade de redefinição do posicionamento das unidades hoteleiras portuguesas, bem como da forma destas realizarem o trabalho comercial.Item Impacto da internet na intermediação das agências viagens emissoras a operar em Portugal(2014) Magalhães, Carlos Alberto Lourênço; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O objeto desta dissertação é perceber qual o impacto que a internet tem atualmente na intermediação das agências de viagens a operar em Portugal, dando principal relevo às agências de viagens emissoras. Este estudo numa primeira parte aborda do ponto de vista teórico conceitos relacionado com o tema tais como, turismo, internet e a atividade turística, caraterização da distribuição turística, desintermediação, re-intermediação e os novos sistemas de gestão integrados para agências de viagens. Na segunda parte da dissertação, a investigação empírica, procedeu-se ao envio de um questionário para um universo de agências de viagens emissoras. O trabalho efectuado, com base em 125 questionários dos 726 enviados, evidenciou que as agências de viagens estão apostar num novo tipo de intermediação baseado nas novas tecnologias, utilizando novas plataformas tecnologias para distribuir os seus produtos e serviços turísticos e novos modelos de gestão, permitindo assim crescerem e serem sustentáveis.Item O impacto das redes sociais no marketing desportivo : o caso do instagram na Adidas(2019) Campos, Mafalda Sofia Pina; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O reconhecimento do valor do desporto como opção estratégica relevante para o marketing é uma realidade ainda pouco estudada, mas a persistente curiosidade e interesse daqueles que participam ativamente nos diferentes eventos desportivos, possibilitam a comercialização de bens e serviços de qualquer organização. Simultaneamente, a constante propagação dos meios de comunicação social e a rápida expansão e evolução dos dispositivos eletrónicos fazem com que o desporto e a informação digital passem a estar totalmente interligados e a coexistir num mundo digital mais populoso do que nunca. O marketing desportivo é uma peça fundamental para sustentar o crescimento da indústria do desporto, setor com uma ampla representatividade na economia de qualquer país. O objetivo deste trabalho passa por compreender de que forma as redes sociais e o fenómeno da proliferação das massas sociais nestes meios poderão impactar o marketing desportivo, focando-nos numa das plataformas que considerámos ter alcançado valores mais surpreendentes e relevantes para o desenvolvimento do presente estudo, o Instagram. Como tal, é desenvolvida, nesta dissertação, uma análise aprofundada sobre marketing desportivo e sobre a crescente popularidade e utilização de marketing de redes sociais pelas grandes marcas desportivas do mundo. O caso particular estudado neste trabalho é sobre a Adidas e procura acompanhar a sua transição do marketing tradicional para o marketing digital, evidenciando os frutos dessa evolução. O presente estudo é composto, também, pela realização de um questionário, distribuído na Internet, sobre os hábitos de consumo e a opinião dos utilizadores de redes sociais, no que diz respeito à comunicação de marcas desportivas, que permitiu a recolha e análise de 216 respostas.