Percorrer por autor "Sarreira, Nuno Miguel Afonso"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária com 3º ciclo do Ensino Básico de Pinhal Novo(2024) Sarreira, Nuno Miguel Afonso; Faculdade de Educação Física e DesportoO presente relatório abrange as análises e reflexões realizadas durante o estágio pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Secundária do Pinhal Novo no ano letivo 2022/2023. Na área de Lecionação, que foi realizada com a turma 11.ºC, abordo todos os processos de planeamento e avaliação relativos às práticas adotadas ao longo das diferentes etapas. O tema de aprofundamento, “Partilha de Experiências na Dança – Materiais Didáticos” mostra a importância dos materiais didáticos para o ensino da dança, onde criei uma biblioteca em formato vídeo das diferentes danças do plano plurianual. Ainda nesta área, faço uma reflexão sobre os momentos do Professor a Tempo Inteiro. Na Direção de Turma, o tema de aprofundamento foi a “Redução de Tempo de Ecrãs e Aumento da Atividade Física”, uma intervenção realizada ao longo do ano, com a realização de atividades vivenciais, baseadas no Modelo de Crenças de Saúde, que visa sensibilizar e consciencializar os alunos sobre os perigos do elevado tempo de ecrãs e sedentarismo, fornecendo estratégias eficazes para promoção de saúde e de comportamentos saudáveis. A Saída de Campo, foi o culimar desta intervenção, com a realização de atividades náuticas desportivas, que promoveu também a interdisciplinaridade. No Desporto Escolar, assumi o grupo de equipa de basquetebol masculino juvenil, onde aprofundei o tema “Tomada de Decisão no Basquetebol”, em que foi implementada a metodologia Teaching Games for Understanding de forma ajudar os alunos a melhorarem a sua capacidade de tomada decisão durante o jogo. Na área do Seminário, utilizando a abordagem da investigação-ação, dediquei-me a aprofundar as causas, crenças e dificuldades, que os professores apresentavam na lecionação da Dança. O tema “Partilha de Experiências na Dança”, veio colmatar esta dificuldade, com a realização de um conjunto de sessões de partilha sobre o ensino da dança, através do ensino recíproco entre os professores, de forma a promover o desenvolvimento profissional do grupo. Palavras-chave: Dança, desenvolvimento profissional, ensino recíproco, tomada de decisão, tempo de ecrãs, atividade vivencial.