Percorrer por autor "Silva, Ana Cláudia Soares da"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A gestão escolar e as consequências da indisciplina para o processo ensino-aprendizagem nas turmas da educação básica : a experiência da Escola Estadual Nanci Nina Costa Macapá, Amapá, Brasil(2016) Silva, Ana Cláudia Soares da; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Este estudo tem por objetivo destacar a importância do gestor escolar para a manutenção da disciplina, vez que, a indisciplina interfere significativamente no rendimento e na qualidade da aprendizagem dos discentes. Tem-se notado ser recorrente no interior das escolas de educação básica episódios de indisciplina, impondo a necessidade de aprofundamento de suas causas. Para o desenvolvimento deste trabalho, cujo tema é “A Gestão Escolar e as Consequências da Indisciplina para o Processo Ensino-aprendizagem nas Turmas da Educação Básica: Experiência da Escola Estadual Nanci Nina Costa”, foi necessário identificar que posturas são adotadas pela gestão escolar em relação aos alunos indisciplinados. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a aplicação de questionários aos gestores, coordenadores pedagógicos e professores para subsidiar a identificação das causas geradoras e a implicação da indisciplina dentro da escola. A partir da análise foi possível constar que a administração da E.E.N.N.C. adota os pressupostos da teoria funcionalista onde há a centralização das decisões na figura do diretor, logo aspectos burocráticos sobrepõem aos pedagógicos. Sendo imprescindível redimensionar as relações sociais e institucionais que regem o trabalho escolar, substituindo a participação alienada pela gestão compartilhada associada há um amplo movimento de formação continuada e permanente que envolva a comunidade intra e extra escolar.