Percorrer por autor "Silva, Ana Lorga da"
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Item A Educação Comparada para além dos números : contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Teodoro, António; Afonso, Almerindo Janela; Prestes, Emília Maria da Trindade; Marques, Fátima; Jezine, Edineide; Beltrán Llavador, José; Montané, Alejandra; Gabaldón Estevan, Daniel; Schneider, Marilda Pasqual; Amiguinho, Abílio; García Prieto, Francisco Javier; Dantas, Vanessa; Pinheiro, Claudiana; Ribeiro, Susana da Fonseca; Oliveira, Maria Crisneilândia Bandeira de; Luís, Marco; Pratas, Maria Helena Guerra; Horta, Inês Vasconcelos; Amado, Nuno; Medeiros, Francisca Valkiria Gomes de; Rodrigues, Maria José Afonso Magalhães; Celeri, Márcio José; Cavalcante, Cícero Antônio Maia; Martins, Susana I. Bártolo; Chistolini, Sandra; Wolodzko, Elzbieta; García Carreño, Ingrid del Valle; Carmo, Judite Azevedo do; Valle de Lacerda, Leo Lynce; Isaksen, Lasse Skogvold; Sérgio, Maria Cândida; Morgado, José Carlos; Ramos, Luiza Olívia Lacerda; Prado, Edna Cristina do; Reis, Daniela Santana; Leiro, Augusto César Rios; Roberton, José Almeida; Zaleska, Klara; Copf, Pavel; Santos, Filipe; Santos, Nilton Cesar dos; Brandão, Andre Augusto Pereira; Glazar, Ormi Cristina Guimarães; Batista, José Inácio Fava; Pimenta, Claudia Oliveira; Neto, João Luiz Horta; Sousa, Sandra Zákia Lian; Schippling, Anne; Amorim, Maria Isabel Bettencourt; Cosme, Ariana; Nascimento, Maria do Socorro do; Nogueira, Isabel Cláudia; Campos, Artur André Martinez; Freitas, João Correia de; Silva, Carla Rocha da; Bracons, Hélia; Gonçalves, Daniela; Lehmann, Lúcia; Parreira, Artur; Silva, Ana Lorga da; França, Eliacir Neves; Aguilar, Luís Enrique; Vieira, Sofia Lerche; Nogueira, Jaana Flávia Fernandes; Santos, Antônio Luís Parlandin dos; Silva, Erbio dos Santos; Pozuelos Estrada, Francisco J.; Sousa, Joana; Costa, Natália; Pacheco, José Augusto; Vilarinho, Emília; Sarmento, Teresa; Cunha, Jacqueline Bezerra; Brás, José Gregório Viegas; Gonçalves, Maria Neves L.; Martins, Ernesto Candeias; Silva, Luciana Leandro da; Espejo Villar, L. Belén; Herrero, Luján Lázaro; Calvo Alvárez, Maria Isabel; Craveiro, Clélia Brandão Alvarenga; Brzezinski, Iria; Carvalho, Elisabete; Ferreira, Elisabete; Correia, José Alberto; Lopes, Geny Alexandre dos Santos; Sanches, Isabel Rodrigues; Silva, Polliana Barboza da; Torres, Teodora; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Tavares, Danieli; Marçal. Monica Teresinha; Ribeiro, Sandra A. Canário C.; Alves, Rosilda Maria; Feitosa, Evelyn Seligmann; Corrêa, Francinete Massulo; Gonçalves, Miguel; Ribeiro, Susana da Fonseca; Silva, Fernando M. F. Rodrigues; Pinto, António Bernardo M.; Machado, Jane do Carmo; Rangel, Mary; Cunha, Claudia Madruga; Barata, Clarinda; Reis, Susana; Patatas, Teresa de Jesus Portelinha Almeida; Silva, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da; Ramos, Kátia Maria da Cruz; Rosa, Maria Geralda Oliver; Ramón Ruiz, Guillermo; Paiva, Luís Roberto Beserra de; Bauer, Carlos; Macedo, Ana; Püschel, Vilanice Alves; Padilha, Kátia Grillo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação (SPCE-SEC) organizou em Lisboa, de 25 a 27 de janeiro de 2016, a sua 1ª Conferência Internacional, sob o tema A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais, processos transnacionais. A Conferência contou com o apoio do World Council for Comparative Education Societies (WCCES) e da nóvel Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada (SIBEC), tendo como núcleo organizador o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A Conferência contou com 312 participantes, oriundos da Europa (137), da América Latina (129), da Ásia (3) e de África (3). Desses participantes, 214 apresentaram uma comunicação, inserida no vasto programa que incluía, para além das sessões plenárias, sessões temáticas, grupos de trabalho e comunicações livres. Nem todos os autores disponibilizaram à Comissão Organizadora os textos das suas comunicações. Mas, um número muito significativo, disponibilizou o seu trabalho para publicação, que constitui o livro de atas agora editado. Não foi fácil reunir tantos e tão diversificados contributos, para além das limitações de uma comissão organizadora constituída por professores assoberbados com outras responsabilidades profissionais (e pessoais). Com o pedido de desculpa pelo atraso, aqui se deixa este contributo para a afirmação da SPCE-SEC, uma secção da SPCE que pretende representar nacional e internacionalmente a comunidade que, em Portugal, se identifica com o campo da Educação Comparada. Lisboa, Novembro de 2017Item A importância da informação financeira nas empresas portuguesas: o justo valor do ativo fixo tangível(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Silva, Marisa; Paiva, Inna Choban de Sousa; Silva, Ana Lorga da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesMotivação: A União Europeia preconizou, através do Regulamento 1606/2002, a obrigatoriedade da adoção das normas do IASB nas contas consolidadas de todas as empresas cotadas em bolsas europeias, a partir de 1 de Janeiro de 2005. A transição para as IAS/IFRS em 2005 na Europa proporciona uma oportunidade única para estudar forças e fatores explicativos das práticas contabilísticas, particularmente na adoção do justo valor. O modo de mensuração tradicionalmente adotado pelas empresas europeias, no relato financeiro, é o custo histórico, enquanto as normas do IASB apresentam-se mais próximas do critério do justo valor. Objetivo do estudo: O presente estudo investiga a importância da informação financeira para investidor, nomeadamente o justo valor nas empresas portuguesas cotadas em bolsa de valores, no que concerne aos ativos fixos tangíveis. Assumindo que as escolhas contabilísticas são influenciadas por um conjunto de variáveis e que as empresas ponderam e reconhecem a importância da informação financeira, procurou-se neste estudo identificar se a informação sobre o valor do ativo fixo tangível, endividamento, o resultado líquido e o ganho de revalorização está incorporado no preço das ações. Metodologia: O presente estudo empírico baseia-se em empresas cotadas portuguesas, incluídas na Bolsa de Valores de Lisboa, tendo sido analisado o período de 1995 a 2014. Para o efeito, utilizamos a base de dados Thomson Worldscope Database. Para identificar se a informação financeira está incorporada no preço das ações, utilizamos o modelo de avaliação de Ohlson (1995). Resultados / Contribuições: No geral, os resultados obtidos vão de encontro às nossas expectativas. Eles indicam que, tanto antes da adoção das IFRS, como após a adoção das IFRS, a informação representada no valor das ações pelas empresas, é influenciada, de modo significativo, pelo valor dos ativos, o nível de endividamento e o resultado líquido.Item Integração regional da Guiné-Bissau na CDEAO e adesão à UEMOA(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Costa, António Augusto Teixeira da; Silva, Ana Lorga da; Sambú, Malam; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO principal problema com que se deparam as economias de muitos países em desenvolvimento, em particular da Guiné-Bissau, é a forte dependência de endividamento para financiar o seu orçamento, nomeadamente os investimentos. A Guiné-Bissau ocupava em 2013 a 15ª posição no ranking de 178 países, elaborado pelo Fragile Sates Index, podendo assim afirmar-se que se trata de um Estado com inúmeras fragilidades. O golpe de Estado ocorrido em abril de 2012 acentuou estas fragilidades e provocou um retrocesso dos progressos realizados nos anos anteriores e que tinham em vista a melhoria das politicas macroeconómicas e das suas perspetivas. Tendo a crise política, associada a este acontecimento, afetado negativamente os desenvolvimentos económicos do país. Neste texto faz-se uma reflexão sobre a contribuição da integração da Guiné-Bissau na CEDEAO e adesão à UEMOA neste contexto.