Percorrer por autor "Silva, Eliana Gavillon Barbosa da"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Motivação materna para o envolvimento na escolarização na perspectiva da educação inclusiva(2022) Silva, Eliana Gavillon Barbosa da; Pedro, Isaura Fernanda Graça, orient.O envolvimento parental junto à escolarização do filho é um construto dinâmico que sofre influência de inúmeros fatores e variáveis, e reflete em melhores resultados acadêmicos ao aluno. As políticas educativas em Portugal apontam para uma cultura de envolvimento parental, reconhecendo os pais como recurso significativo de apoio à inclusão e sucesso acadêmico do aluno. Contudo, os pais de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, muitas vezes, relatam dificuldades no envolvimento junto à escolarização. O estudo teve como objetivo analisar em que medida fatores psicossociais, contextuais e sociodemográficos influenciam as práticas de envolvimento das mães na vida escolar dos filhos. Esta análise diz respeito às práticas desenvolvidas no contexto residencial, tendo por base o modelo teórico desenvolvido por Hoover-Dempsey e Sandler (1997, 2005) e a utilização deste modelo na população portuguesa (Pedro, 2010). Responderam ao questionário 159 mães de alunos do 1º e 2º ciclos de escolaridade do Ensino Básico com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de escolas públicas da região de Lisboa. Os resultados confirmam a influência da percepção de responsabilidade sobre a escolarização e os convites do aluno para o envolvimento sobre as práticas de apoio às tarefas escolares e comunicação sobre a escolaridade. Confirmou-se também a influência dos fatores sociodemográficos sobre as práticas. Palavras- Chave: Envolvimento parental na escolarização, motivadores parentais, alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.