Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Silva, Izabel Cristina de Vasconcelos e"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    A prática metodológica na alfabetização de estudantes surdos inclusos em escolas regulares : um estudo de caso
    (2016) Silva, Izabel Cristina de Vasconcelos e; Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
    Este estudo teve como objetivo analisar como são utilizados os procedimentos metodológicos com vistas à alfabetização de estudantes surdos de duas turmas (3º e 5º Anos) do Ensino Fundamental. As categorias teóricas eleitas foram: Metodologias de Ensino para Alfabetização de Estudantes Surdos; Educação Inclusiva e Cultura da Escola. Os teóricos que deram suporte à pesquisa empírica foram:Fernandes (1990), Mantoan (2007), Damázio (2007); Delors (1998), Sánches (2005), Freitas (2013); Guerra (2003), Santos (2005), Lüke (2009), entre outros. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, sob a forma de estudo de caso (Yin, 2001), subdividida em: pesquisa teórica e de campo com entrevista e observação in loco, obtenção, apresentação e análise dos resultados e considerações finais. A pesquisa de campo foi realizada,tendo como sujeitos: professoras regentes, intérpretes e instrutores de Libras e coordenadoras pedagógicas, ou seja, um profissional de cada áreade duas escolas públicas de Garanhuns/PE. A análise dos dados seguiu o aporte teórico/metodológico da Análise do Discurso (Orlandi, 1999). Os resultados mostram que a falta de formação profissional adequada coopera para a inadequação do emprego das metodologias de ensino visando à alfabetização de estudantes surdos em turmas inclusivas de forma geral em ambas escolas, necessitando assim, de metodologias apropriadas à turmas inclusivas.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos