Percorrer por autor "Silva, Ricardo Trindade Rodrigues Cordeiro"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio pedagógico em educação física na escola básica 2º e 3º ciclo Conde de Oeiras(2024) Silva, Ricardo Trindade Rodrigues Cordeiro; Faculdade de Educação Física e Desporto; Henriques, João Jorge ComédiasO presente relatório oferece uma reflexão crítica e fundamentada sobre o estágio pedagógico, encontrando-se estruturado em quatro áreas: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Na área da Lecionação, destacam-se os progressos dos alunos nas suas competências prioritárias, onde o projeto "Desenvolvimento das Capacidades Motoras" contribuiu significativamente para o desenvolvimento da capacidade aeróbia dos alunos, permitindo-lhes atingir a zona saudável de atividade física no teste do vaivém, assim como melhorar o seu desempenho nas diferentes matérias da disciplina de Educação Física. Além disso, este projeto melhorou as habilidades motoras fundamentais manipulativas dos estudantes, resultando numa maior participação nas situações formais dos jogos desportivos coletivos. Na área da Direção de Turma, evidencia-se o trabalho cooperativo realizado durante as aulas de educação física e de cidadania e desenvolvimento, que facilitou a integração dos alunos que inicialmente apresentavam dificuldades em relacionar-se com os restantes colegas da turma. A implementação do projeto "Sensibilizando Mentes Saudáveis" alcançou os resultados pretendidos, aumentando a consciencialização dos alunos sobre saúde mental. A realização de uma saída de campo, alinhada com os objetivos e projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo e envolvendo diversas atividades de exploração e contato com a natureza, promoveu o desenvolvimento contínuo de competências nas áreas de saúde e bem-estar, além de fortalecer o relacionamento interpessoal entre alunos e alunos e alunos e professores. No âmbito do Desporto Escolar, fui designado para treinar a equipa de Infantis A do núcleo basquetebol, onde se alcançaram melhorias significativas nas aprendizagens dos alunos, apesar das restrições relativas ao tempo de treino. A minha intervenção destacou-se pela organização e aplicação de uma metodologia de treino que integrou o desenvolvimento das competências técnicas, táticas, físicas e cognitivas nas diferentes situações de exercício. Por fim, no seminário, foi aprofundado o tema "Avaliação Autêntica nos Jogos Desportivos Coletivos". O projeto desenvolvido utilizou a investigação-ação como base metodológica, caracterizando-se como um processo interativo de resolução de problemas num contexto cooperativo. As propostas apresentadas consistiram na criação de protocolos de avaliação baseados nos Programas Nacionais de Educação Física, na realização de momentos de treino de avaliação e observação pelos docentes, e na elaboração de vídeos representativos para os diferentes níveis de jogo. Palavras-Chave: Capacidades Motoras; integração; metodologia de treino; avaliação autêntica