Percorrer por autor "Silva, Roxana"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A educação das crianças e a relação escola-família : um estudo de gênero com mães trabalhadoras(2014) Silva, Roxana; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Embora na atualidade as mulheres tenham evidenciado muitas conquistas de independência social, as suas responsabilidades familiares não diminuíram, persistindo ainda uma baixa participação dos homens nas responsabilidades familiares. Essas mudanças deixam as mulheres em uma situação vulnerável, na medida em que elas continuam a cuidar da família e trabalham fora de casa, para manter ou contribuir com o sustento da sua família. Os papéis e estereótipos de gênero e a pressão social têm contribuido para dificultar a partilha das responsabilidades familiares, por parte dos homens, mantendo-se assim da mulher toda e qualquer responsabilidade com relação as suas crianças, incluindo a sua educação. O estudo de caso teve por finalidade analisar as percepções de mães trabalhadoras, no que se refere às responsabilidades maternas na educação dos filhos e filhas. Procurou-se averiguar como são construídas estas relações e quais as responsabilidades das mães, de acordo com as percepções dos diferentes atores envolvidos, incluindo as professoras, em uma escola pública.Os resultados revelam uma nova consciência das mães trabalhadoras. Apesar da continuidade das representações simbólicas tradicionais do feminino e do masculino, estas mães trabalhadoras cumprem uma multiplicidade de funções, com a consciência de que fazem parte de um processo de mudança. Enquanto mulheres, mães e trabalhadoras, mostarm-se capazes de defender os seus direitos, mantendo as suas responsabilidades essenciais no domínio da Educação.