Percorrer por autor "Silva, Rodrigo Garrana Ferreira da"
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Item Qual a associação entre a qualidade da motivação dos alunos e o seu envolvimento comportamental nas aulas de educação física? : análise comparativa de alunos cuja nota educação física conta ou não para a média(2017) Silva, Rodrigo Garrana Ferreira da; Carraça, Eliana Cristina Veiga, orient.A Teoria da Autodeterminação é um dos quadros teóricos utilizado para estudar a motivação dos alunos em Educação Física. A literatura existente demonstra que atualmente ainda subsistem alguns alunos motivados extrinsecamente ou com a existência de amotivação para a realização da disciplina. Torna-se, assim, impreterível que as crianças e jovens sejam estimuladas a adotar um estilo de vida ativo e saudável, através de boas práticas. Neste sentido, as necessidades psicológicas básicas apresentam-se como fundamentais uma vez que são os pilares básicos para a estimulação da motivação intrínseca. No ano letivo 2012/2013 a Educação Física deixou de contar para a média final de curso dos alunos pertencentes ao Ensino Secundário. Por esta razão, tornou-se pertinente a realização deste estudo que visa perceber qual a associação entre a qualidade da motivação dos alunos e o seu envolvimento comportamental nas aulas de Educação Física, e refletir sobre as suas implicações futuras na prática desportiva. A amostra para a realização deste estudo foi constituída por 625 alunos do Ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, divididos em dois grandes grupos, alunos cuja classificação conta para a média e alunos cuja classificação não conta para a média. Os resultados obtidos revelaram que as regulações mais autónomas estão positivamente correlacionadas com um maior envolvimento comportamental dos alunos, por outro lado, não existiu uma correlação positiva nas regulações externas nas aulas de Educação Física. Relativamente ao envolvimento comportamental dos alunos cuja nota final conta ou não conta para a média, verificou-se diferenças estatisticamente significativas no grupo cuja nota final conta para a média. Os mesmos resultados verificaram-se ao nível da motivação introjetada. Desta forma, foi possível concluir que a motivação autónoma dos alunos nas aulas encontra-se positivamente associada a um maior envolvimento comportamental. O facto de a nota final contar para a média influencia positivamente a qualidade da motivação e o envolvimento comportamental.