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Percorrer por autor "Sinre, Pedro Laso"

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    As dimensões e as causas do insucesso escolar no ensino secundário em Moçambique : um estudo no distrito urbano de Kamavota
    (2022) Sinre, Pedro Laso; Benavente, Ana, orient.
    O presente estudo tem como objetivo compreender as dimensões e as causas do fenómeno do insucesso escolar na sociedade moçambicana na província do Maputo. O estudo é de âmbito urbano, com destaque para o caso do Distrito Municipal (DM) de KaMavota. Optámos por uma perspetiva de pesquisa qualitativa e utilizando como instrumento de recolha de dados um questionário aplicado aos alunos, e entrevistas aos professores e gestores escolares. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: que factores contribuem para o insucesso escolar dos alunos no ensino secundário no Distrito Urbano de Kamavota? O objeto de estudo consiste na identificação e análise dos motivos do insucesso escolar no Ensino Secundário Geral na perspetiva de adolescentes/jovens que frequentam um conjunto de três escolas na zona urbana da cidade do Maputo e na perspetiva de professores e gestores. A pesquisa foi realizada nas escolas secundárias de Laulane, Força do Povo, e 1 de Novembro, todas localizadas no DM KaMavota. No estudo foi constatado que o insucesso escolar no KaMavota, na perspetiva dos intervenientes, é influenciado por aspetos sociais, culturais e financeiros da família, pelo grau de participação dos pais na vida escolar do aluno, pelas políticas educativas e a organização escolar, pela qualidade dos professores existentes no Sistema Nacional de Educação (SNE) e pelas caraterísticas e empenho do próprio aluno. O insucesso escolar nas escolas secundárias do DM KaMavota está relacionado com a fraca qualidade do ensino. Esta limitação está ligada à deficiência na formação do professor, que apresenta lacunas como educador e também como aluno. E este problema é agravado com um elevado rácio aluno-professor, que advém da necessidade de expansão do ensino que não está sendo acompanhada com o aumento de infraestruturas e de recursos pedagógicos e pretende obedecer a uma política de educação para todos (EPT). Muitos alunos atribuem o seu fraco rendimento à falta de tempo em casa para preparar as lições devido a trabalhos domésticos, e a participação em atividade de rendimento para fazer face às despesas de educação. A participação dos pais na vida escolar é, ainda, muito limitada, fato que também influencia no rendimento escolar dos alunos, em face da rotura da relação escola-família-comunidade.
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    Sistema de compensações como fator motivacional nas organizações
    (2015) Sinre, Pedro Laso; Duarte, Maria Isabel Alves, orient.
    Num cenário em constante transformação é de extrema importância salientar as necessidades de modificação dos sistemas de compensação. Os recursos humanos satisfeitos e motivados são vistos como os pilares de qualquer organização, o capital intelectual que a faz funcionar. A adoção de uma estratégia organizacional tem implicações ao nível da estratégia de Recursos Humanos e, logo, ao nível da satisfação/motivação dos colaboradores. Por isso, um sistema de compensações está centrado no pressuposto de que os colaboradores são ativos essenciais da organização e que o seu valor pode ser aumentado e potenciado através de uma abordagem sistemática e coerente de investimento no mesmo. Neste estudo de caso, de caráter exploratório, utilizou-se como ferramenta o inquérito por questionário para obter os dados necessários que permitam aferir a satisfação e o nível de e motivação extrínseca e intrínseca dos colaboradores com o sistema de compensações da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A. e portanto o seu nível de eficácia. A análise dos resultados permitiu perceber que a satisfação dos colaboradores com o sistema de remunerações praticado na empresa é elevado; mais de metade, 66% considera-se satisfeito ou muito satisfeito com o sistema de compensações. Foi identificada uma grande discrepância entre os valores da motivação extrínseca e intrínseca no nível de excelente, onde a motivação intrínseca apresenta valores muito mais elevados do que a extrínseca, respectivamente 51% e 20%, o que nos permite concluir que o nível de motivação intrínseca dos colaboradores da empresa é superior ao seu nível de motivação extrínseca. Os resultados demonstraram tratar-se de um sistema salarial que promove a satisfação e a motivação tanto extrínseca como intrínseca.
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