Percorrer por autor "Soares, Bruno Daniel Antunes"
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Item O impacto das social media nas pequenas empresas e médias empresas(2022) Soares, Bruno Daniel Antunes; Figueiras, Ana Raquel de Ponte, orient.A era digital mudou como vemos, interagimos e lidamos com o mundo. Cada vez mais, serviços, produtos e relações sociais encontram-se à distância de um clique. Esta era digital vem também com um maior acesso à informação e a estreitar da relação marca-cliente. Por esta razão os consumidores são cada vez mais exigentes. O marketing digital contribuiu muito para a exigência dos consumidores e para o estreitar dessa relação. No marketing digital, as redes sociais são um dos maiores contributos para a presença das marcas no mundo digital. Em 2020, apenas o Facebook, segundo dados da plataforma Statista, contava com mais de 2 895 mil milhões de utilizadores. A plataforma Statista afirma ainda que em 2020 existiam cerca de 3,6 mil milhões de utilizadores de redes sociais e prevê que em 2025 este número seja de 4,45 mil milhões de utilizadores. O espaço digital, ao contrário do espaço físico, não permite às marcas marcarem e delinearem um território, o mesmo é de todos. Qualquer marca pode chegar a qualquer consumidor e qualquer consumidor pode chegar a qualquer marca. O processo de decisão de compra passa por um período de recolha de informação sobre o produto ou marca. Porém, este processo é cada vez mais social, no sentido em que as pessoas procuram agora compreender reviews e opiniões do seu círculo social. (Kotler et al., 2017). Atualmente, os consumidores procuram informações sobre a marca ou produto a nível digital. As redes sociais permitem a uma marca ter toda a informação sobre a mesma e permitem também aos consumidores deixarem a sua opinião sobre a marca para que outros consumidores possam ter em conta a experiência deles, positiva ou negativa. É importante compreender a representatividade das pequenas e médias empresas no mercado nacional. Só assim, nos é permitido demonstrar a importância das redes sociais para estas empresas e a importância deste espaço para as mesmas. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação a nível digital e estas podem impactar o desempenho da empresa a vários níveis. Para enriquecer esta discussão foi escolhida uma metodologia que conta com a realização de dois inquéritos e a análise de e três empresas e as suas redes sociais. Os inquéritos focam-se nos consumidores e empresas e visam compreender a opinião dos mesmos sobre as redes sociais e as suas plataformas. A análise às redes sociais das empresas conta com uma breve análise à forma como estas surgem nas mesmas, de que forma comunicam, com que regularidade, em que plataformas, com que objetivo e para quem é que comunicam. Esta metodologia visa trazer para a discussão informações importantes sobre as redes sociais, empresas e os consumidores.