Percorrer por autor "Soto, Moana"
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Item Apontamentos para uma Museologia Marxista: a exposição Linha de Frente(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Ferreira, Carlos Serrano; Soto, MoanaO artigo parte da constatação da existência não clarificada de uma relação intrínseca entre o Marxismo e a Sociomuseologia. Apresentando os elementos de ligação entre os dois, principalmente pela mediação do pensamento de Paulo Freire, o artigo aponta os possíveis elementos de enriquecimento da Sociomuseologia pelo desenvolvimento aberto de uma Museologia Marxista. Segue então para a apresentação de um novo conceito de exposição dialética, construído pela analogia com os escritos de Karl Marx e Friedrich Engels, demonstrando posteriormente a primeira aplicação do mesmo na exposição Linha de Frente: Mulheres e Homens em luta pelos Direitos Humanos. Também apresenta outros conceitos que se desenvolveram nesse processo: Museologia da Urgência (contraposto ao conceito de Museologia Alienada), o de Museologia Militante e o de Museologia de Guerrilha.Item Pelos caminhos da Museologia e da Educação : sociomuseologia, cidadania e diversidade cultural(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Primo, Judite Santos; Soto, MoanaEste texto apresenta relações intrínsecas entre as áreas da Museologia e da Educação, tendo por base o referencial teórico da UNESCO que alicerçam essas conexões. Estabelece o diálogo com o projeto “Educação para o século XXI”, baseado em quatro pilares fundamentais para a promoção do desenvolvimento cognitivo e social dos seres humanos; e, reflete sobre os impactos de uma educação alicerçada por um novo “contrato social” que permitirá redesenhar um futuro que promova, coletivamente, mudanças socio-políticas-educativas-culturais. Trata-se de um ensaio sobre o papel e a influência do educador brasileiro Paulo Freire na área da museologia, por meio das ações educativas e dos processos museológicos socialmente comprometidos com a emancipação popular. São apresentadas algumas das atividades de Investigação, Desenvolvimento e Reciprocidade de Saberes realizadas pela Cátedra UNESCO-ULHT “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural” no ano de 2021. Este período que coincide com as comemorações internacionais do centenário de nascimento de Paulo Freire, permite refletir como o campo da museologia tem reimaginado a práxis freireana em seus processos, territórios de intervenção e projetos educativos.