Percorrer por autor "Sousa, Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia Silva e"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Criatividade e sobredotação das teorias às práticas(2014) Sousa, Ana Carolina Duarte Rodrigues Arroteia Silva e; Mateus, Nuno, orient.O presente projeto de investigação intitulado de: Criatividade e Sobredotação, das teorias às práticas, aborda a temática da inclusão escolar de crianças sobredotadas. A razão pela qual surgiu o tema da investigação resume-se ao facto de se ter verificado que, não por «defeito» mas por «excesso» de capacidades- sobredotação, crianças são excluídas da possibilidade de uma intervenção pedagógica adequada, exclusão esta potencialmente comprometedora de um correto desenvolvimento global das suas capacidades. Mais, se a priori estivermos sensibilizados para a forte capacidade criativa que distingue estas crianças, como se perspectivam as aulas rotineiras e expositivas de tantos professores? Neste sentido, partindo da pergunta: “Poderá a aplicação do método de Resolução Criativa de Problemas influenciar as aprendizagens e inclusão de um sobredotado?”, procurou-se aferir se o método de Resolução Criativa de Problemas (RCP) influencia as aprendizagens e inclusão de um sobredotado. O presente projeto de investigação inseriu-se no modelo de Análise Intensiva ou Estudo de Caso e o objetivo da investigação foi de caráter exploratório, descritivo e indutivo. O design de investigação caracterizou-se de não experimental. Fazendo apelo ao paradigma de investigação mista, foram definidos para recolha de dados os seguintes instrumentos: Análise documental, inquérito por entrevista e observação direta de caráter observação participante. O posterior tratamento dos dados consistiu na análise de conteúdo dos mesmos a um nível individual para seguidamente se efectuar a triangulação das informações obtidas.