Percorrer por autor "Sousa, Isabel Cristina Rodrigues de"
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Item A mais-valia do trabalho colaborativo dos professores de física e química para as práticas laboratoriais(2014) Sousa, Isabel Cristina Rodrigues de; Santos, Nilza Henriques dos, orient.O trabalho laboratorial é fundamental no ensino das ciências para que os alunos adquiram conhecimentos, capacidades e valores indispensáveis à participação ativa na sociedade atual. Face à dificuldade na operacionalização laboratorial dos professores de Física e Química, pretende-se, com a presente investigação averiguar como é que o trabalho colaborativo é enquadrado nas atividades letivas dos docentes, quais os entraves à sua aplicação e de que forma é que o trabalho colaborativo entre os docentes pode ser uma forma de ultrapassar as dificuldades com que os professores de Física e Química se deparam na operacionalização laboratorial. Sabe-se pela literatura que os professores não tendem a trabalhar colaborativamente, o que é uma barreira à adoção das boas práticas a nível laboratorial. Deste estudo, surge a necessidade de intervenção a nível da formação contínua dos docentes do grupo disciplinar de Física e Química, de modo a levá-los a pôr em ação as ideias veiculadas pelas orientações curriculares, especificamente a incluir nas suas práticas, o trabalho laboratorial. Aborda-se não só a supervisão como um processo de apoio, mas também, uma orientação da prática pedagógica, que incide sobre o processo de ensino/aprendizagem e que pressupõe e facilita o desenvolvimento dos docentes em formação contínua. Com este Trabalho de Projeto, propõe-se divulgar e desenvolver mais o Trabalho Laboratorial nas aulas de Ciências, procurando responder à questão: Quais são as dificuldades na operacionalização laboratorial com que os professores de Física e Química se deparam e como ultrapassá-las? O objetivo geral desta investigação é: Implementar ações que permitam aos professores de Física e Química ultrapassar as dificuldades de operacionalização laboratorial com que se deparam. Neste contexto propõe-se a realização de uma Oficina de Formação, que tem como campo de ação a formação contínua contextualizada e o trabalho colaborativo dos docentes, focalizada no desenvolvimento pessoal e profissional e visando as práticas laboratoriais. Esta formação, mediada por um supervisor - o formador - destina-se a docentes dos grupos de Física e Química e deverá ser implementada no próximo ano letivo.