Percorrer por autor "Teixeira, Silvana Daniela Ventura"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Delinquência juvenil em Portugal: estudo qualitativo das histórias de vida de jovens reclusos : Delinquência juvenil em Portugal(Journals Bahia Scholl of medicine and public Health, 2018-03) Dias, Ana Rita Conde; Teixeira, Silvana Daniela Ventura; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human InteractionsResearch on juvenile delinquency at the international level is mainly characterized by quantitative studies, trying to measure the phenomenon in terms of prevalence, to identify predictors and risk factors. Qualitative studies that attempt to understand the life experiences of young offenders are fewer and, specifically in Portugal, are even more scarce. The present study tries to fill this gap, trying to understand the life trajectories and the meaning of the experiences of the young delinquents. Thus, the life histories of nine young offenders who have committed crimes and are being detained in an educational center are analyzed. The study aims to identify the most relevant areas and life experiences of young offenders and how they are meant and experienced. Thematic analysis was used to analyze the data. The analysis resulted in the identification of five central themes: family, peer group, delinquent behaviors, school path and institutionalization/prison. The results indicate that antisocial/delinquent behavior is, in fact, one of the predominant themes in discourse, which is revealed in most cases in experiences shared with peers, such as substance use, property crimes and offenses to physical integrity. Regrets and feelings of guilt arise associated with the description of criminal behavior. It is concluded that, at the level of prevention, the relational component should be the object of attention, namely the family relations and the relationship with the peers. The school component is also important, because there is a lack of positive experiences and success in school.Item Jovens “delinquentes” institucionalizados em Portugal : um estudo qualitativo das suas histórias de vida(2017) Teixeira, Silvana Daniela Ventura; Antunes, Carla Margarida Vieira, orient.Não existe uma definição consensual na literatura para o termo “delinquência juvenil”. Na tentativa de explicação deste fenómeno encontra-se na literatura, teorias intra-individuais, da aprendizagem social, sócio-estruturais e desenvolvimentais. Verifica-se a predominância de estudos focados na prevalência e na identificação de factores de risco ou de preditores da delinquência, sendo escassos os estudos que procuram compreender o fenómeno desde o ponto de vista de quem o vivencia, de carácter qualitativo. Assim, surge este estudo no sentido de colmatar esta lacuna, através da análise da história de vida de 9 jovens, do sexo masculino, institucionalizados num Centro Educativo em Portugal. Para aceder aos participantes recorreu-se ao pedido de autorização para recolha de dados no Centro Educativo à DGRSP, onde posteriormente foi obtido o consentimento informado dos jovens e/ou dos seus representantes legais. As entrevistas foram realizadas e gravadas nas instalações do Centro Educativo, com uma duração média entre os 45 e os 120 minutos e transcritas na íntegra, de modo a salvaguardar-se a integridade dos relatos para posterior análise. Os resultados indicam que a família e o grupo de pares assume um papel central na vida dos jovens, apesar das experiências negativas (e.g.: maus-tratos, rejeição, abandono). Os jovens focam ainda a dificuldade e instabilidade decorrentes da institucionalização, assim como os remorsos associados ao cometimento dos comportamentos delinquentes. Salienta-se a influência negativa das experiências adversas no seu autoconceito e a valorização do ideal de família unida e afetuosa.