Percorrer por autor "Torrego, Juan"
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Item Avaliação de um projeto de mediação de conflitos em contexto escolar(CIAIQ, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Carrington, Margarida; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaCom este artigo pretende-se partilhar a avaliação de um projeto de mediação de conflitos aplicado numa escola de Portugal. Para o efeito foi adotado o modelo CIPP de Stufflebeam, direcionado para a tomada de decisão, tendo por base a avaliação das principais dimensões do projeto. Para o estudo recorreu-se a uma análise qualitativa de dados, recolhidos num focus group, através do Software WebQDA. Os resultados apontaram para uma avaliação globalmente positiva. Contudo, detetaram-se constrangimentos culturais, institucionais e processuais. Os resultados da avaliação contribuirão para a definição de estratégias com vista à afirmação do projeto na escola.Item Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar(Revista Eixo, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Carrington, Margarida; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaAs vantagens e os constrangimentos que se colocam à mediação de conflitos são apontados em várias pesquisas. Este artigo tem por finalidade divulgar a avaliação de um projeto de mediação concretizado numa escola portuguesa. Tendo por base o modelo CIPP, focalizado na tomada de decisão, procedeu-se à avaliação das principais dimensões do projeto. Neste estudo foi aplicada uma análise qualitativa, através do Software WebQDA. Apesar de a avaliação, nas dimensões selecionadas, ser positiva, são evidentes alguns constrangimentos culturais e outros que resultam da implementação do projeto num contexto escolar específico. A avaliação efetuada foi decisiva para a reformulação da estratégia adotada e a sua otimização na comunidade educativa.Item Gabinetes de mediação de conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados(CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, 2016) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaOs gabinetes de mediação têm como finalidade auxiliar no tratamento dos conflitos que perturbam as interações, o ambiente escolar e o processo educativo. Este estudo versa sobre a dinâmica dos gabinetes de mediação numa lógica de aprendizagem e melhoria. Para o efeito, partilha-se a análise dos resultados de gabinetes de duas Escolas, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, do 2º e 3º ciclos. A amostra constituiu-se por 150 participantes, dos quais 49 mediadores (35 jovens e 14 adultos) e 101 mediados (99 jovens e 2 adultos). Recolheram-se dados através de questionários e para a sua análise recorreu-se ao método de análise quantitativa descritiva. Confirmou-se que estas estruturas criaram oportunidade para a abordagem colaborativa na resolução dos conflitos; foram aceites e reconhecidas; a elas recorreram alunos dos dois ciclos de ensino, de ambos os géneros, predominando a mediação informal no 2º ciclo; tanto diretores de turma como alunos encaminharam casos; focaram-se no tratamento de conflitos de “comunicação/ relação” e apresentaram um elevado índice de eficácia. Concluiu-se que a aprendizagem individual e organizacional, potenciada pela implementação destas estruturas, torna a Escola uma organização construtiva na gestão das relações interpessoais, contribuindo para a melhoria do ambiente socioeducativo escolar.Item A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projecto de mediação de conflitos(CIAIQ, 2017) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaEste estudo teve por base um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), realizado no centro de Portugal. A análise focalizou o impacto da intervenção do projeto, nos alunos e professores que participaram ativamente no mesmo, indagando os seus efeitos e benefícios nas relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa, foi selecionada uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do PMC, na prevenção e resolução de conflitos, assim como na promoção da sociabilização. Na opinião dos professores, o pessoal não docente foi o que menos acompanhou a dinâmica do projeto. Em contraste, é significativa a formação específica de alunos e professores, pois concorreu para o desenvolvimento de valores e princípios, essenciais à convivência colaborativa.Item O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria de escola(Universidade Católica do Porto, 2015) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Faculdade de Direito e Ciência PolíticaOs estudos relativos à melhoria educativa centram-se nas dimensões orgânico-culturais da Escola (Fullan, 2007a), focando as condições internas educativas (Bolívar, 2012). Torna-se fundamental criar práticas que marquem a diferença e que incorporem valor aos processos existentes. Por isso, Jares (2002), Alzate, (2003) e Torrego (2006) defendem que projetos de mediação de conflitos carecem duma lógica integrada. No artigo pretende-se analisar de que forma documentos estruturantes de uma Escola integram e valoram o projeto de mediação, tendo em vista a introdução de um novo método de resolução de conflitos e de gestão das relações interpessoais. Numa abordagem qualitativa, foram analisados o projeto educativo, o regulamento interno e o relatório do gabinete de mediação de uma Escola de 2º e 3º ciclos, Território Educativo de Intervenção Prioritária. Para a análise dos dados e em função do objetivo a alcançar recorreu-se à análise de conteúdo. Os resultados permitem constatar que a mediação faz parte das estruturas, dos normativos, dos procedimentos e do quotidiano escolar. É possível implementar uma forma mais eficaz de gestão dos conflitos e das relações interpessoais, capaz de mudar a cultura organizativa e social, e de contribuir para a melhoria da Escola.