Percorrer por autor "Torrego, Juan Carlos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Costa, Elisabete Pinto da; Torrego, Juan Carlos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA mediação escolar configura perspetivas alargadas de intervenção para a melhoria pessoal e social dos sujeitos nos seus contextos. Tendo por base o estudo de um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), implementado numa Escola Básica, do centro de Portugal, visa-se analisar o impacto da intervenção pelo projeto, nos alunos e professores que participaram no mesmo, indagando os efeitos e os benefícios ao nível das relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa levou-se a cabo uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do projeto, quanto à formação de habilidades sociais, à prevenção e resolução de conflitos e à promoção do clima relacional assente no desenvolvimento de valores e princípios e de ações essenciais à melhoria social da escola.