Percorrer por autor "Torres, Nuno Cintra"
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Item muSEAum: branding the sea museums of Portugal : research findings and perspectives of an innovation journey(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Torres, Nuno CintraThe presence of the sea in Portuguese museums, monuments and sites is formidable, a multifaceted heritage providing experiences transposing history, exploration, industry, commerce, lifestyles, technologies, architecture, popular and fine arts. muSEAum focused on management competencies for the competitive exploration of museums’ characteristics, environment, and collection. The co-innovation project with a nationwide sample of sea-themed museological institutions – not just maritime or marine museums -- addressed the definition, management and communication of the museum brand, the benefits of a Sea Museum of Portugal collective brand, visitor experience technologies, national and international reach and awareness, spirit of belonging, new learning partnerships, and local tourism. Research on audiences and management practices provided a solid evaluation basis. Notwithstanding some noteworthy, good practices, most institutions suffer from insufficient funding and administrative autonomy. Promotional efforts are geared towards local constituencies leading to residual national and international visibility, affecting particularly those off tourist circuits. Incipient or inexistant brands, inefficient or non-existent websites, inconspicuous SEO and digital marketing activities, own domain names a rarity keep many museums absconded in the internet maelstrom.Item Social capital for action: “Let’s put the Sequeira in its rightful place”(2023) Torres, Nuno Cintra; Damásio, Manuel José, orient.A tese Social Capital for Action: “Let’s Put the Sequeira in Its Rightful Place” [Capital Social para a Ação: “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”] documenta, analisa e interpreta a comunicação para construção estruturada de capital social para financiamento colaborativo online nas artes (2015-2016). A campanha resultou de decisão estratégica da Direção do MNAA com três objetivos -- museológico, branding e político-administrativo: a compra oportuna de recôndita pintura do século XIX A Adoração dos Magos do inconspícuo Domingos Sequeira; reposicionamento da subvalorizada marca MNAA como o “primeiro museu”; apoio à autonomia financeira e administrativa legislativa no setor de museus. O primeiro objetivo teve sucesso. É analisada a criatividade e a mecânica da comunicação desenvolvida para a campanha, centrada no apelo à ação social coletiva veiculado por um slogan que consubstancia os principais elementos da ação mediada onde Sequeira funciona como o avatar do foco do discurso: o artefacto pintado do mito dos Magos, o mais jovial de todos os mitos cristãos. O efeito de atração de uma pluralidade de construções sociais profundas, significados culturais, práticas discursivas é discutido. São identificadas histórias milenares, atores mitológicos ou expressivos emanados de mitos religiosos que exalam atributos naturalizados, simbólicos. É identificada a aplicação sincrética por Sequeira de processos de comunicação visual estabelecidos na Renascença e de elementos que antecipam o romantismo. Examina-se o poder diagramático mnemónico da imagem, os elementos visuais subjacentes que exerceram poder persuasivo silencioso não expresso. Analisa-se o discurso para persuadir confiança necessária para a construção de capital social e os seus elementos constituintes – transparência e prestação de contas. Liderança e empreendedorismo são destacados. Regras e flexibilidade, instituições estabelecidas e o contexto são identificados. A função de sinalização de atores institucionais, individuais, simbólicos ou de status imbuídos de poder significante acionável e conferentes de prestígio e a transformação da prática social em doar para a cultura é explorada. Elementos de construção de confiança no processo de doação e a garantia da qualidade artística do artefacto são identificados. O design da plataforma online, a proximidade de objetivos e recompensa emocional de doar são investigados. Palavras-chave: financiamento colaborativo; museu; Sequeira; Magos; MNAA