Percorrer por autor "Trindade, Rui, orient."
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Item A construção das competências transversais no ensino superior: estudo de caso(2013) Silva, Tânia Raquel Matos; Trindade, Rui, orient.As mudanças de paradigma e as alterações que decorreram do Processo de Bolonha, contribuíram para que as Instituições de Ensino Superior sentissem a necessidade de proporcionar aos estudantes uma formação científica e técnica de qualidade, através da qual se pudesse garantir o seu sucesso pessoal, social, académico e profissional. Um objetivo que depende, entre outras coisas, da afirmação de projetos de formação preocupados com o desenvolvimento de competências e de competências transversais, por parte desses estudantes, nas mais diversas áreas do saber. Por isso, é que nesta dissertação procuramos refletir sobre o último tipo de competências atrás referido, destacando-se, neste âmbito, a abordagem referente ao papel a assumir pelos docentes, o modo como a construção e o desenvolvimento de tais competências afeta e é percecionado pelos estudantes e a abordagem relativa ao processo de operacionaliação do projeto de formação subordinado a tais pressupostos. Assim, discute-se uma abordagem de um modelo de ensino-aprendizagem vocacionado para promover o desenvolvimento das competências dos estudantes, o qual conduz a uma reflexão sobre os saberes como recursos a serem mobilizados, sobre o trabalho por meio de problemas e de projectos de caráter interdisciplinar, sobre a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem ativas e, ainda, sobre o enquadramento de uma avaliação formativa e certificativa que considere as necessidades dos estudantes. Foi a partir do quadro acabado de descrever que, no projeto de pesquisa desenvolvido, se discutiram e confrontaram os dados obtidos tanto através dos questionários respondidos pelos estudantes como dos suplementos da Ficha de Unidade Curricular que os docentes preencheram. Dados estes que permitiram compreender e refletir sobre o desenvolvimento das competências transversais que foram mais e menos exercitadas no curso de Licenciatura em Gestão de Empresas, bem como sobre a importância das mesmas como objetivo de formação.Item O desenvolvimento de estratégias metacognitivas e de autorregulação : estudo de caso na disciplina de física e química A, no ensino secundário(2017) Miranda, Maria do Nascimento Silva Costa; Trindade, Rui, orient.Nesta tese pretendeu-se investigar de que forma as estratégias de autorregulação, utilizadas durante o tempo de estudo, por alunos do Ensino Secundário, contribuíram para a rentabilização do mesmo na disciplina de Física e Química A. A escolha deste tema relaciona-se com a necessidade emergente de a Escola contribuir para o desenvolvimento pessoal e social dos seus alunos, apetrechando-os com ferramentas que lhes permitam, de uma forma mais autónoma, desenvolver competências capazes de organizar e potenciar o seu estudo, o que poderá afetar positivamente as suas aprendizagens. Neste sentido, teve-se em conta os modelos de Flavell e Zimmerman, que valorizam a dimensão metacognitiva da atividade discente, a perspetiva de Bandura sobre a autorregulação das aprendizagens e a atividade do professor como «interlocutor qualificado», os quais podem ser considerados como fontes de inspiração da pesquisa realizada. A investigação foi realizada numa Escola Secundária da zona litoral norte do país, e ancorou-se no paradigma fenomenológico interpretativo, desenvolvendo-se, por um lado, um programa de trabalho através do qual se visava suscitar a autorreflexão dos estudantes e, por outro, um projeto de investigação sobre o mesmo que se construiu através de uma análise quer dos conteúdos dos roteiros de autorregulação das estratégias e de comportamentos que os alunos preencheram, quer dos textos de autorreflexão que estes redigiram, quer, finalmente, dos seus depoimentos, obtidos através da realização de um grupo de discussão focalizada. Face aos resultados deste estudo parece-nos ser possível confirmar que os alunos se mostraram capazes de refletir sobre a sua atividade intelectual e, também, que os conteúdos dos seus discursos e dos seus textos demonstram não só uma tal possibilidade como fornecem alguns dados relevantes no domínio do estudo sobre as aprendizagens autorreguladas e a dimensão metacognitiva das aprendizagens.Item Diferenciação curricular e pedagógica e dificuldades de aprendizagem no 1.º CEB(2013) Gonçalves, Eduardo Jorge de Almeida; Trindade, Rui, orient.Esta é uma tese que terá que ser compreendida num tempo em que nas escolas o reconhecimento da diversidade dos alunos se tornou uma necessidade formativa e pedagógica. Pode afirmar-se que esta é a principal razão que justifica o facto de este trabalho abordar a diferenciação curricular e pedagógica como a sua problemática de referência, ainda que seja necessário evidenciar a articulação que se estabelece entre esta problemática e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Não sendo uma tese sobre dificuldades de aprendizagem, é uma tese que parte destas mesmas dificuldades para promover a reflexão sobre as conceções e práticas de diferenciação nas escolas e desenvolver um projeto de investigação em turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Isto não significa, contudo, que circunscrevemos a diferenciação curricular e pedagógica às dificuldades de aprendizagem dos alunos, mas apenas que defendemos que a partir destas dificuldades se torna possível analisar de forma credível e sustentada a temática da diferenciação em contextos educativos formais. Realizado o estudo num agrupamento de escolas do norte litoral de Portugal, o qual envolveu 21 turmas de todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico deste agrupamento, constatou-se, em termos globais, que há uma tensão estruturante, nos contextos que foram objeto de pesquisa, entre condições e propostas de diferenciação curricular e pedagógica que parecem constituir-se como fatores de inclusão escolar e as condições e propostas que parecem subordinar-se, pelo contrário, à lógica das pedagogias compensatórias e remediativas. Não sendo possível extrapolar dados ou enunciar generalizações abusivas a partir do estudo que produzimos, pode-se, no entanto, considerar que o mesmo nos fornece indicações úteis acerca dos obstáculos, das dificuldades e, igualmente, das potencialidades dos projetos de intervenção educativa que as escolas de hoje se confrontam com alunos, cujas singularidades obrigam à realização de um trabalho de natureza curricular e pedagógica mais inclusivo e culturalmente mais significativo.Item Supervisão e formação de profissionais de educação reflexivos: Estudo de caso num estágio de um curso de formação inicial de educadores de infância(2016) Neves, Maria Ivone Couto Monforte das; Trindade, Rui, orient.Esta investigação realizou-se junto de formandos de uma instituição de formação inicial no âmbito da supervisão de estágios do mestrado em Educação Pré-Escolar, abordando-se a supervisão como estratégia formativa, o que, contrariando uma visão tradicionalmente associada à ideia de inspeção e avaliação, se explica em função da necessidade de se contribuir para a construção da profissionalização dos futuros educadores de infância como profissionais reflexivos. Daí que o trabalho de reflexão teórica, em função do qual se delimitou o espaço concetual onde se situa esta tese, se tenha debruçado sobre o campo dos modelos de supervisão e do seu contributo para a formação de educadores de infância como profissionais reflexivos. O estudo empírico enquadra-se numa abordagem qualitativa, identificando-se com o paradigma fenomenológico-interpretativo, sendo a questão de investigação que norteou este trabalho, aquela através da qual se pergunta: Quais as implicações, do ponto de vista das estratégias supervisivas a promover, de um modelo de supervisão reflexivo no âmbito de um projeto de formação inicial de educadores de infância? A análise dos dados desta investigação revelou terem sido determinantes as atitudes e a ação da supervisora institucional, aliada à mobilização de determinadas estratégias e aos dispositivos supervisivos cujo impacto terá que ser compreendido, ainda, à luz de um ambiente de colaboração que conduziu à criação do que pode ser identificado como uma comunidade de aprendizagem, a qual contribuiu para o desenvolvimento da partilha e da reflexão crítica sobre as práticas de todos e de cada um. Neste sentido, esta tese poderá ser abordada em função do seu contributo para se identificarem as propriedades de um modelo de supervisão reflexivo como um instrumento passível de ser mobilizado em programas de formação inicial de educadores de infância e de professores.