Percorrer por autor "VENTURA, JORGE BRUNO DA COSTA"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O papel do Marketing Digital no crescimento do partido Iniciativa Liberal(2024) Fernandes, João Alexandre Cabaço; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; VENTURA, JORGE BRUNO DA COSTAA dissertação "O Impacto do Marketing Digital na Evolução do Partido Iniciativa Liberal" analisa como a utilização estratégica das ferramentas de marketing digital desempenharam um papel fundamental na evolução e crescimento do partido político Iniciativa Liberal (IL). Ao longo das últimas décadas, o marketing digital tornou-se uma ferramenta poderosa em todas as áreas da economia e também na comunicação política, permitindo às organizações e intervenientes políticos alcançarem públicos mais amplos, mobilizar apoiantes e moldar suas mensagens de maneira eficaz. O "potencial de atingir novos mercados, particularmente os jovens, que muitas vezes são alienados pelas formas tradicionais de comportamento poli?tico e de comunicac?ão, mas são os primeiros usua?rios da Internet e das ferramentas digitais" (Marshment, 2009: p.170) Este estudo começa por apresentar uma visão geral do surgimento da comunicação, as suas barreiras e enquadramento do marketing político e eleitoral. Em seguida, explora a evolução da internet e pelo contexto político em Portugal. Por fim, e antes de entrar no estudo empírico, aborda-se o Liberalismo Político e a sua evolução histórica. A dissertação que aqui se resume também destaca alguns casos específicos de aplicação do marketing digital à promoção de candidatos e articulação de estratégias de comunicação política. Além disso, são abordadas questões éticas e desafios associados ao uso do marketing digital na política, como a disseminação de informações falsas e a privacidade dos eleitores. Por fim, conclui-se que o marketing digital desempenhou (e desempenha) um papel significativo na evolução do partido Iniciativa Liberal, permitindo-lhe competir de maneira mais eficaz num ambiente político cada vez mais digitalizado. No entanto, também se destaca a importância de manter a integridade e a transparência nas campanhas políticas online. Esta dissertação oferece insights valiosos sobre como os partidos políticos podem aproveitar o marketing digital para crescer e influenciar o cenário político contemporâneo, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de responsabilidade e ética na utilização dessas ferramentas poderosas. Palavras - Chave: Marketing Digital, Iniciativa Liberal, Marketing Político, Liberalismo Político, Comunicação.