Percorrer por autor "Venegas, Liliana Neyra"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Relatório de estágio no Amora Futebol Clube, futebol feminino seniores, Época Desportiva 2018/2019(2020) Venegas, Liliana Neyra; Santos, João Alberto Valente dos, orient.O futebol feminino, a nível mundial, esta a desenvolver cada vez mais, ultrapassando as expetativas que existiam em relação ao seu crescimento. Podemos observar que nos últimos anos o número de praticantes e seguidores desta modalidade multiplicou-se. Numa década marcada pela importância dos movimentos em prol do empoderamento das mulheres vivemos um fenómeno, não só desportivo, como também, cultural e social em todo o mundo. A modalidade deu um passo gigante, gerando o impacto social que merecia ter há já muito tempo; finalmente, possui competições regionais, nacionais e internacionais cada vez mais prestigiadas que contam com a visibilidade e o reconhecimento da sociedade, além de jogadoras de elite que são exemplos e referências para todos os jovens, mulheres e homens. No presente Relatório de Estágio, apresentar-se-ão as orientações conceptuais, organizacionais e operacionais do treino e da competição da Equipa Sénior Feminino do Amora Futebol Clube na época desportiva 2018/2019, equipa que disputa a Segunda Divisão do futebol feminino português. Este Relatório, encontra-se dividido em sete capítulos, através dos quais se explicará o projeto individual de estágio, a realidade contextual da equipa e as competições que disputou. Os diferentes segmentos do relatório contarão com uma análise e reflexão sobre os modelos de jogo e treino que se levaram a cabo durante a temporada desportiva ao longo dos 37 jogos oficiais, o que se traduz num volume competitivo de 3330 minutos. Finalmente, baseado na dinâmica organizacional e projeto estratégico do clube, na equipa sénior e no perfil de atletas que habitualmente integra o clube foi preparado um modelo de etapas de preparação específico para o desenvolvimento do futebol feminino neste clube com a intenção de orientar a instituição e os agentes desportivos que trabalham diretamente com as atletas. Este modelo incide sobre os conteúdos, a metodologia e os aspetos principais que devem ser tidos em conta no desenvolvimento das atletas, aumentando a probabilidade de cumprir um percurso caracterizado por dinâmicas de maior qualidade e assim prevalecer na prática da modalidade a longo prazo.