Percorrer por autor "Verneuil, Yves"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Conservatisme social et réformisme pédagogique? Un syndicat d’enseignants français après Mai 1968: la CNGA(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Verneuil, Yves; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNa véspera de Maio de 1968, pode-se observar uma concordância entre o posicionamento pedagógico e o posicionamento ideológico dos sindicatos de professores franceses: os sindicatos progressistas do ponto de vista político são - com nuances - igualmente progressistas do ponto de vista pedagógico, e os sindicatos ideologicamente conservadores são igualmente conservadores do ponto de vista pedagógico. O nascimento do CNGA, em Junho de 1968, parece colocar este esquema em causa. Com efeito, este sindicato, que recebe um score honroso nas eleições profissionais de 1969, apresenta-se como “liberal” e hostis aos sindicatos de esquerda, que ele vê como “totalitários”; mas ao mesmo tempo insiste no seu reformismo em matéria pedagógica. A análise das suas posições leva no entanto a recordar a distinção entre reformismo e Progressismo. Além disso, o CNGA condena todas as reformas promulgadas pelo ministério apos Maio-Junho de 1968. A ambiguidade do seu posicionamento explica o seu rápido declínio desde a década de 1970.