Percorrer por autor "Viegas, Diva da Silva"
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Item Promoção da aprendizagem da comunicação e da participação na sala de aula através da resolução de problemas(2012) Viegas, Diva da Silva; Ramalho, Glória, orient.Este trabalho de projeto pretendeu aumentar e melhorar a participação de todos os alunos na sala de aula, partindo da seguinte questão: como promover a participação dos alunos de uma turma do 2º ano, do Ensino Básico, que inclui um aluno com diagnóstico de perturbação da comunicação e da relação? A partir da questão de partida, o trabalho de projeto propôs-se atingir os seguintes objetivos: (i) promover a participação e as aprendizagens dos alunos na sala de aula; (ii) desenvolver/ reforçar a cooperação entre o professor titular e o professor de educação especial; e (iii) desenvolver competências a nível pessoal e profissional no âmbito da investigação, da ação e da reflexão das práticas educativas. Para o desenvolvimento do trabalho de projeto, elegeu-se a área curricular de matemática, nomeadamente a resolução de problemas por se considerar uma área propícia à promoção da participação. Por se tratar de uma turma do 2º ano, privilegiou-se a operação da subtração, nos vários sentidos que esta abrange: (a) retirar (b) completar e (c) comparar. Para o registo de dados, elaboraram-se três instrumentos referentes aos domínios: cognitivo, emocional e da comunicação. Durante quatro meses, os alunos resolveram duas situações problema por semana. Durante este período de tempo foram recolhidos dados que permitiram concluir que todos os alunos, à exceção de um, apresentaram progressos nos seus desempenhos, no que se refere: à capacidade de resolver situações problemas usando a subtração nos vários sentidos, envolvendo duas ou três quantidades (maior dificuldade com três quantidades); a ler e manipular números com 3 e 4 dígitos; a adquirir conceitos como: metade/ dobro, terçaparte/ triplo, quarte – parte / quadruplo, dezena, centena e milhar. Durante a execução das situações problemas, os alunos progressivamente foram adquirindo maior autonomia, capacidade de iniciativa, confiança, melhorando o ritmo de trabalho (aspetos emocionais considerados neste trabalho). A autonomia resultou, do fato dos alunos terem melhorado a nível da compreensão dos enunciados, bem como a nível da capacidade de partilhar e discutir com os pares as suas estratégias e cálculos a efetuar. A referir a evolução de uma aluna, considerada no início da intervenção com Dificuldades de Aprendizagem (DA) e no final ter conseguido obter um desempenho de bom na prova de avaliação de matemática.Em relação aos dois últimos objetivos surge a dúvida quanto ao seu enquadramento. Será que são objetivos, ou será que são o embrião deste trabalho? Esta dúvida coloca-se uma vez que estes objetivos se desenvolveram em simultâneo com o primeiro e ao mesmo tempo constituíram o seu suporte.