Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Viegas, Marta Alexandra Lapa"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Atitudes dos alunos do 2º Ciclo sobre a inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física: a influência do género
    (2014) Viegas, Marta Alexandra Lapa; Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.
    No momento atual a escola é represent ada com uma população cada vez mais heterogénea, o que revela um desafio na harmonização dos alunos principalmente aqueles que apresentam caraterísticas e necessidades especiais. Com o atual modelo de Educação, os alunos passam a maior parte do seu tempo c om os seus colegas, o que leva a que estes sejam uma parte fundamental no processo de in clusão na comunidade escolar e nas aulas de Educação Física. No presente estudo o objetivo passa por averiguar nas três dimensões em estudo (crenças comportamentais, no rmativas e de controlo), se o género influencia as atitudes dos alunos do 2º ciclo face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física. Neste caso contou - se com uma amostra de 604 alunos (N= 334 género feminino e N=270 género mascul ino ) , distribuídos pelo 2º ciclo com uma média de idades de 11.28 (±0,92). A recolha de dados concretizou - se pela aplicação do questionário AID – EF aos alunos do 2º ciclo. O tratamento estatístico foi realizado através do programa SPSS, recorrendo ao Tes te T Student. Com a recolha e o tratamento dos respetivos dados permite - nos concluir que para a primeira dimensão – crenças comportamentais favoráveis e desfavoráveis - não existe diferenças significativas entre géneros no que diz respeito às atitudes d os alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. Para a segunda dimensão – crenças normativas – verifica - se o mesmo da dimensão anterior, ou seja, não existem diferenças significativas entre géneros no que respeita às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física Da mesma forma é possível verificar a não existência de diferenças significativas entre géneros relativamente à ultima dimensão – cre nças de controlo, controlo interno e externo - no que diz respeito às atitudes dos alunos sem deficiência perante a inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos