Percorrer por autor "Vieira, Nuno Miguel Cardoso"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
- Item Os tempos que o tempo tem : o conhecimento trivium dos professores de matemática em período de mudança(2013) Vieira, Nuno Miguel Cardoso; D'Ambrósio, Ubiratan, orient.Esta tese com o título Os tempos que o tempo tem: o conhecimento trivium dos professores de matemática em período de mudança visa a obtenção do grau de Doutor em Educação, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Dividimos a investigação em três partes. A primeira integra o Contexto Teórico onde abordámos as questões relacionadas com as diferentes dimensões do tempo, nomeadamente as suas características estruturais e estruturantes. Fizemos, também, uma abordagem teórica à educação matemática e à etnomatemática, apresentando a nossa conceção de conhecimento Trivium. Foi esta conceção que nos norteou na análise de conteúdo das entrevistas aos professores de Matemática, e outros materiais analisados, por ser essencial para a compreensão das relações que os professores dizem estabelecer com os tempos e com a forma como o gerem. Na segunda parte procedemos a uma recolha empírica com base na seguinte questão de investigação: Tendo por base o seu conhecimento trivium, como gerem os professores de matemática, no ensino secundário, os tempos letivos estruturados em 90 minutos? Na terceira parte, apresentamos as considerações finais, redigidas após a análise, o tratamento e o cruzamento dos dados com o quadro teórico. Avançamos, ainda, com algumas sugestões para trabalhos futuros.