Logo do repositório
  • English
  • Português
  • Entrar
    Novo utilizador? Clique aqui para se registar. Esqueceu a palavra-chave?
  • Comunidades & Coleções
  • Percorrer repositório
  1. Página inicial
  2. Percorrer por autor

Percorrer por autor "Vieira, Nuno Miguel Cardoso"

A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
  • Item
    Os tempos que o tempo tem : o conhecimento trivium dos professores de matemática em período de mudança
    (2013) Vieira, Nuno Miguel Cardoso; D'Ambrósio, Ubiratan, orient.
    Esta tese com o título Os tempos que o tempo tem: o conhecimento trivium dos professores de matemática em período de mudança visa a obtenção do grau de Doutor em Educação, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. Dividimos a investigação em três partes. A primeira integra o Contexto Teórico onde abordámos as questões relacionadas com as diferentes dimensões do tempo, nomeadamente as suas características estruturais e estruturantes. Fizemos, também, uma abordagem teórica à educação matemática e à etnomatemática, apresentando a nossa conceção de conhecimento Trivium. Foi esta conceção que nos norteou na análise de conteúdo das entrevistas aos professores de Matemática, e outros materiais analisados, por ser essencial para a compreensão das relações que os professores dizem estabelecer com os tempos e com a forma como o gerem. Na segunda parte procedemos a uma recolha empírica com base na seguinte questão de investigação: Tendo por base o seu conhecimento trivium, como gerem os professores de matemática, no ensino secundário, os tempos letivos estruturados em 90 minutos? Na terceira parte, apresentamos as considerações finais, redigidas após a análise, o tratamento e o cruzamento dos dados com o quadro teórico. Avançamos, ainda, com algumas sugestões para trabalhos futuros.
Universidade Lusófona

Powered by DSpace Copyright © 2003-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contacte-nos