Percorrer por autor "Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal(2013) Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente trabalho teve como finalidade a inclusão de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal, partindo da seguinte questão: Numa turma do sexto ano de escolaridade do ensino básico com vinte e cinco alunos, três têm Necessidades Educativas Especiais, que estratégias se mostram mais adequadas na efetivação das aprendizagens correspondentes aos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal? A partir da questão de partida, a intervenção propôs-se a atingir os seguintes objetivos: identificar as necessidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal; contribuir para o sucesso de três alunos do sexto ano de escolaridade com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para o desenvolvimento da intervenção, elegeu-se na área de História e Geografia de Portugal, o tema: “Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal”, subdividindo-se em dois subtemas: “Império e monarquia absoluta do século XVIII” e; “1820 e o Liberalismo”. Privilegiou-se a especificidade da turma, a socialização e a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A salientar, o seguimento da evolução dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, quer na aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina, quer na socialização com o grupo.