Percorrer por autor "Xavier, Maria Ramos"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente e desenvolvimento profissional(2014) Xavier, Maria Ramos; Santos, Nilza Henriques dos, orient.O desenvolvimento profissional de docentes impõe-se, incontornável, num momento em que as vidas dos professores se inserem em contextos de mudança social e tecnológica acelerados e reformas educativas exigentes. A observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente poderá constituir-se numa oportunidade em que o desenvolvimento profissional e a construção da identidade profissional coexistam com a intenção de controlo subjacente à ADD. Pretende-se responder à questão “de que modo poderá a observação de aulas, no contexto da avaliação do desempenho docente, contribuir para o desenvolvimento profissional do professor?” Neste sentido desenhou-se uma oficina de formação em que, através da reflexão crítica sobre problemáticas como sejam a globalização, a construção da identidade profissional, dos saberes profissionais, em conjunto com a leitura dinâmica dos normativos legais, se constituiu um percurso observável de progressão para um nível superior de consciência e competência adaptativa às novas realidades e mudança. O objetivo geral deste trabalho é “potenciar o desenvolvimento profissional do professor, através da observação de aulas, no contexto da ADD”. Constatou-se que foi possível algum tipo de desenvolvimento profissional, proporcionado pelas metodologias ativas de práticas colaborativas, investigação e reflexãoação, pesquisa, auto e hétero supervisão; mas dadas as características de que o processo se reveste, perpetuam-se e cristalizam culturas de individualismo e competitividade que o sistema de progressão por quotas determina. Assim, reconhece-se no processo uma postura exclusivamente de controlo e prestação de contas, irreconciliável com a dimensão mais formativa do desenvolvimento profissional. Neste contexto também é difícil a construção de uma identidade profissional visto que a nobreza e complexidade do trabalho do professor não são reconhecidas.