Percorrer por autor "Zimmermann, Soraya Margareth Paiva"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Formação docente e uso de metodologias ativas num curso técnico em Enfermagem de um centro de formação profissional no Brasil(2022) Zimmermann, Soraya Margareth Paiva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta tem como objetivo analisar o impacto da formação de professores, sobre o uso de metodologias ativas, concretamente Mapas Conceituais e Webquest, para a mudança e inovação das práticas e o reforço da aprendizagem e desenvolvimento de professores e estudantes de um Curso Técnico em Enfermagem, numa instituição de Educação Profissional da cidade de São Luís do Maranhão (Brasil). Trata-se de um estudo de caso, com metodologia qualitativa e envolvendo pesquisa-ação, com cerca de cem participantes, incluindo coordenadores, professores e estudantes. Como fontes de recolha de dados, destacam-se o programa do Curso de Formação e o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Quanto aos instrumentos de recolha de dados, foram utilizados o diário de bordo da investigadora, o inquérito por questionário e o relatório da professora responsável e das coordenadoras pedagógicas. Os resultados evidenciam, no ponto de chegada, o impacto positivo da formação continuada docente, com observação de aulas, na aprendizagem de estudantes de um Curso Técnico de Enfernagem, utilizando metodologias ativas, como Mapas Conceituais e Webquest. Conclui-se que os professores da Educação Profissional, em trabalho colaborativo com as coordenadoras, promoveram a mudança e inovação das práticas, o que motivou e reforçou a formação dos estudantes, enquanto profissionais reflexivos, críticos e autónomos, preparados para integrarem o mercado de trabalho. Deste modo, professores e estudantes empreenderam, efetivamente, um processo de desenvolvimento pessoal e profissional colaborativo, com impacto na construção e qualidade das suas aprendizagens.