Revista Lusófona de Educação
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Percorrer Revista Lusófona de Educação por assunto "ACADEMIC CURRICULA"
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Item Os currículos de formação inicial de professores: aproximações e distanciamentos em dois países europeus(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Rodrigues, Filomena; Mogarro, Maria João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA implementação do processo de Bolonha veio introduzir alterações estruturais na formação inicial de professores. Os currículos de cursos de formação inicial de professores expressam essas novas configurações e a sua análise permite conhecer as competências que são privilegiadas pelas diferentes instituições de ensino superior. Com este estudo pretendemos compreender as semelhanças e diferenças dos currículos de formação inicial de professores nos cursos que habilitam para a docência, no ensino secundário, de duas instituições de ensino superior, uma em Portugal e outra na Irlanda, tendo sido selecionada a área das ciências físicas e naturais. Neste sentido, utilizando uma metodologia qualitativa de estudo de caso múltiplo, foi efetuada a análise qualitativa de conteúdo de documentos oficiais e institucionais, procurando-se compreender como se estruturam os referidos cursos e a importância que neles é atribuída à prática. Apesar destes programas se inserirem no Espaço Europeu de Ensino Superior e de serem fortemente definidos centralmente, conclui-se que existem diferenças na oferta formativa de ambas as instituições e na organização curricular da formação, sendo de realçar a acentuada discrepância do número de horas de prática em contexto escolar que um e outro contemplam.Item La pertinencia social : una dimensión esencial en un currículo crítico de formación inicial docente : UNAE – Ecuador(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Salinas Muñoz, María Eugenia; Rodríguez Gómez, María del Pilar; Portela Falgueras, Rolando; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO texto coloca a reflexão da pertinência social a partir de um currículo critico na formação inicial docente-FID- Equador, reconhecendo o contexto e as suas problemáticas como fontes e a práxis como horizonte de sentido. Enfatiza na pertinência como critério chave enquanto fundamenta a responsabilidade institucional tanto profissional como social. Contextualiza a dinâmica de seguimento e avaliação curricular de la FID na UNAE, e, apresenta uma análise das carreiras de graduação: Educação básica EB e Educação Intercultural Bilíngue EIB. O objetivo: inquirir os níveis de pertinência social do currículo de FID. A metodologia qualitativa recolhe informação através de grupos focais constituídos por dirigentes, docentes e estudantes de ambas carreiras; através da aplicação de um instrumento, elaborado desde o projeto To INN, que comtempla cinco (5) dimensões de análise da pertinência: 1. Institucional e política; 2. Social e cidadania; 3. Laboral e de conexão com o mundo do trabalho; 4. Pedagógica e didática; e, 5. Pesquisa e construção do conhecimento, a conclusão é que, em ambas carreiras a debilidade mais relevante encontra-se na relação com o mundo do trabalho; a dimensão social e de cidadania apresenta mais características de pertinência para o caso de EB; enquanto que em EIB os resultados são mais equitativos nas quatro (4) dimensões. Palavras-chave: pertinência social; currículo crítico; formação inicial docenteItem Políticas do Ensino Superior em Portugal na fase pós-Bolonha : implicações no desenvolvimento do currículo e das exigências ao exercício docente(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Carlinda, Leite; Kátia, Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Ensino Superior, desde o final do século XX, tem sido objeto de reformas advindas de políticas internacionais (Robertson, 2009; Lima, 2012b) com efeitos, nomeadamente na organização dos cursos e nos processos de desenvolvimento curricular. Estes processos exigem modos de trabalho pedagógico docente onde os estudantes sejam considerados sujeitos ativos do ensino-aprendizagem-avaliação (Zabalza, 2011; Luke, 2011). No quadro desta problemática, este artigo dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto (U.Porto) que teve como objetivo analisar implicações de políticas decorrentes do Processo de Bolonha (PB) na organização e no desenvolvimento do currículo e nos efeitos gerados no exercício da docência. Partindo de conceções de currículo que suportam políticas de ensino superior em Portugal na fase pós-Bolonha (Leite & Fernandes, 2011), o estudo, na sua componente empírica, recolhe dados, através de um questionário com duas perguntas fechadas e uma aberta, a docentes da U.Porto. A análise desses dados, realizada por uma estatística simples (perguntas fechadas) e por análise de conteúdo (Krippenendorf, 2003) dos discursos enunciados (pergunta aberta), aponta para a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas, decorrentes do ideário que acompanhou o PB e as condições existentes para a (re)configuração da organização e do desenvolvimento do currículo, na concretização de um modo de trabalho pedagógico de orientação crítica.Item Primeiro mestrado em PBL na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo- Moçambique: experiências e desafios(Edições Universitárias Lusófonas, 2023-05-26) Salvador, Elsa Maria; Fernandes, Natércia; Tivana, Lucas; Mendonça, Marta; Mandlate, Ernesto Vasco; Eduardo, Maria; Anjos, Filomena dos; Magaia, Telma; Raice, Rui; Pereira, Amina Saibo; Nipassa, Orlando; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente trabalho pretende descrever o processo de elaboração do primeiro currículo do Mestrado em Ciências de Nutrição no modelo de aprendizagem baseado em problemas (PBL) na Universidade Eduardo Mondlane. Argumenta-se que, embora seja complexo e exigente, a elaboração e implementação do currículo no modelo PBL, se afiguram necessárias e adequadas para minimizar problemas reais de alimentação e nutrição que afectam o quotidiano da população moçambicana. A elaboração do currículo teve a duração de dois anos e recorreu a métodos participativos que envolveram onze docentes de sete faculdades da Universidade Eduardo Mondlane, realização de consultas aos stakeholders, capacitação da comissão de desenvolvimento do currículo, participação em workshops, reuniões virtuais alargadas e encontros presenciais em pequenos grupos. Foram entrevistados 90 stakeholders de diferentes instituições, exercício que permitiu a definição do perfil profissional ideal para os mestres em ciências de nutrição no país. As reuniões virtuais, com facilitadores das Universidades de Maastricht e de Wageningen, ambas do Reino dos Países Baixos, resultaram na aquisição de conhecimento e habilidades necessários para o desenho do currículo e posterior implementação nos termos do modelo de aprendizagem baseado em problemas. As reuniões presenciais em pequenos grupos serviram para discussão e concertação de ideias que se afiguraram cruciais para os módulos que estavam a ser desenhados. Finalmente, os workshops permitiram um intenso trabalho que culminou com a elaboração integral do currículo e subsequente aprovação pelos órgãos colegiais da Universidade Eduardo Mondlane.