Revista Lusófona de Educação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação por assunto "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Conselhos escolares : análise de sistema municipal de ensino no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Werle, Flávia Obino Corrêa; Andrade, Alenis CleusaItem Gestor escolar inovador : educação da contemporaneidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Amorim, AntónioEste artigo tem como problemática de análise a questão da gestão escolar, a situação atual e a perspectiva de inovação da gestão da escola básica brasileira. Tem como objetivo fazer uma reflexão em torno do perfil do atual gestor educacional, destacando o sexo, a idade, a formação, o trabalho e a remuneração por sua atuação e desempenho junto às milhares de escolas espalhadas por todo o território nacional. Em seguida, fazemos uma análise dos enfoques da administração, da gestão e da inovação dos processos gestores, definindo o papel do gestor em cada desses enfoques. Utilizamos a abordagem qualitativa de pesquisa, tendo o levantamento bibliográfico como parte instrumental do estudo. Isto porque a pesquisa bibliográfica tem como vantagem a permissão ao investigador de ter uma maior cobertura dos dados e das informações em questão, criando as facilidades para a comparação. Concluímos o trabalho reflexivo apontando as condições necessárias para que seja efetivado um perfil educacional do gestor inovador, aquele profissional que deve atuar na escola e garantir uma nova organização do ambiente pedagógico, das relações humanas, da efetivação de uma educação de qualidade, sendo bem remunerado e capacitado para o exercício de seu trabalho cotidiano.Item O regime de autonomia e administração das escolas: do plano das intenções declaradas ao plano das ações. O caso da Região Autónoma da Madeira(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Silva, Sofia; Fraga, NunoO estudo das políticas de educação está sujeito a dois planos de análise: o das intenções declaradas ao nível das políticas educativas patentes nos normativos legais e documentos oficiais e o das decisões/práticas. Neste artigo procuramos compreender, por um lado, o enquadramento jurídico-normativo do regime de autonomia e administração das escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário da rede pública da Região Autónoma da Madeira (RAM) e, por outro, analisar o nível das ações e das práticas. Procedemos a um estudo exploratório, de natureza qualitativa, assente numa abordagem descritiva e interpretativa, centrado num estudo de caso único - a dimensão normativa do regime de autonomia e administração das escolas na RAM. Utiliza-se como técnica de recolha de dados a análise documental e como técnicas de análise e tratamento dos dados a análise de conteúdo e a triangulação dos normativos legais. Ao nível das intenções declaradas, preconiza-se, desde a década de 80, a descentralização das políticas educativas e maiores níveis de autonomia das escolas, de forma a construírem a sua autonomia a partir da comunidade onde estão inseridas. Não obstante o discurso descentralizador e autonómico, não se verifica uma alteração significativa quer das políticas da administração central, quer das práticas das próprias escolas, assistindo-se a uma mera execução periférica das decisões definidas pelo poder central.