Revista Lusófona de Educação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação por assunto "ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Conselhos escolares : análise de sistema municipal de ensino no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2008) Werle, Flávia Obino Corrêa; Andrade, Alenis Cleusa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Gestor escolar inovador : educação da contemporaneidade(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Amorim, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoThis article has as problematic the issue analysis of school management, the current situation and the prospect of innovation of management of Brazilian elementary school. Aims to make a reflection around the current profile, educational Manager, highlighting the gender, age, education, work and remuneration for his role and performance along with thousands of schools throughout the national territory. Then we make an analysis of the approaches of administration, management and innovation of management processes, defining the role of the Manager in each of these approaches. We use qualitative research approach, having the bibliographic survey as part of the instrumental study. This is because the bibliographical research has the advantage of allowing the investigator to have greater coverage of data and information in question, creating facilities for the comparison. We conclude the reflective work the conditions for pointing that is effectively an innovative Manager’s educational profile, that professional who must act in the school and ensure a new pedagogical environment, organization of human relationships, the establishment of a quality education, being skilled and well-paid for the exercise of their daily work.Item O regime de autonomia e administração das escolas: do plano das intenções declaradas ao plano das ações. O caso da Região Autónoma da Madeira(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Silva, Sofia; Fraga, Nuno; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO estudo das políticas de educação está sujeito a dois planos de análise: o das intenções declaradas ao nível das políticas educativas patentes nos normativos legais e documentos oficiais e o das decisões/práticas. Neste artigo procuramos compreender, por um lado, o enquadramento jurídico-normativo do regime de autonomia e administração das escolas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário da rede pública da Região Autónoma da Madeira (RAM) e, por outro, analisar o nível das ações e das práticas. Procedemos a um estudo exploratório, de natureza qualitativa, assente numa abordagem descritiva e interpretativa, centrado num estudo de caso único - a dimensão normativa do regime de autonomia e administração das escolas na RAM. Utiliza-se como técnica de recolha de dados a análise documental e como técnicas de análise e tratamento dos dados a análise de conteúdo e a triangulação dos normativos legais. Ao nível das intenções declaradas, preconiza-se, desde a década de 80, a descentralização das políticas educativas e maiores níveis de autonomia das escolas, de forma a construírem a sua autonomia a partir da comunidade onde estão inseridas. Não obstante o discurso descentralizador e autonómico, não se verifica uma alteração significativa quer das políticas da administração central, quer das práticas das próprias escolas, assistindo-se a uma mera execução periférica das decisões definidas pelo poder central.