Mestrado em Engenharia do Ambiente
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Engenharia do Ambiente por assunto "CLIMACT"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Transition to a low carbon economy in schools: an evolutionary study(2021) Monteiro, Mara do Carmo Correia; Lage, Joana Múrias Gomes, orient.As alterações climáticas têm sido dos principais problemas a enfrentar na atualidade. Alcançar as metas de redução de gases de efeito estufa (GEE) e a neutralidade carbónica por meio da transição para uma Economia de Baixo Carbono (EBC) são apenas das muitas políticas adotadas para reduzir as emissões de carbono em todas as áreas e mitigar os impactos das alterações climáticas. O Projeto Interreg Sudoe ClimACT foi criado para promover e apoiar a transição para uma EBC nas escolas através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na aplicação de auditorias técnicas para avaliar o desempenho ambiental e energético das escolas; através do benchmarking de escolas com base na implementação de indicadores-chave de desempenho (KPI); e através da avaliação ambiental e energética com base em pontuações criadas pelo projeto. Esta dissertação, desenvolvida no âmbito deste projeto, faz uma análise comparativa e evolutiva do desempenho de seis escolas portuguesas do ClimACT e avalia se a metodologia aplicada conduziu as escolas a um caminho de uma ECB. Os resultados mostram que, de uma pontuação de 0 a 5, a pontuação média de todos os setores para as seis escolas foi de 2,1 e 2,2 antes e depois da implementação das medidas de melhoria, respetivamente. Este mero aumento de 0,1 indica que há espaço para mais melhorias, particularmente nos setores da mobilidade e compras verdes.