ECTS - Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde
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Percorrer ECTS - Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde por assunto "ACESSO AOS SERVIÇOS DE SAÚDE"
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Item Organização do sistema de referência e contra referência no contexto do sistema de saúde de Angola: a perceção de profissionais de saúde do Hospital Regional e do Hospital Municipal do Huambo(2015) Vitongue, Ilda Rosa David; Justo, Cipriano, orient.A referência e a contra referência são um conjunto de procedimentos assistenciais e administrativos que se prestam de forma ordenada, com objetivo de assegurar a continuidade da resposta às necessidades de saúde dos utentes, com oportunidade, eficácia e eficiência, transferindo-se a prestação de cuidados da unidade de saúde de menor complexidade assistencial, para outra de maior complexidade, ou o inverso. Consideramos que o conhecimento da perceção dos profissionais que lidam com este sistema é bastante importante para a sua gestão. Este estudo teve como objetivo caracterizar a perceção dos profissionais de saúde do HRH e HMH sobre o sistema de referência e contra referência no contexto do sistema de saúde de Angola. O estudo baseia-se numa análise qualitativa, do tipo descritivo. A recolha de dados foi feita através de entrevista gravada a 16 profissionais com as categorias de médico e de enfermeiro dos serviços de BU e Consulta Externa com base num guião prévio, onde foi colocada uma questão geral sobre a vivência e perceção do sistema de referência e contra referência da unidade hospitalar. Com o objetivo de recolher mais informações colocamos mais 6 questões: (i) aspetos que favorecem o sistema, (ii) ações desenvolvidas, (iii) obrigações, (iv) como procedem, (v) vantagens e (vi) desvantagens. A discussão teve como base o diagrama de avaliação do acesso aos serviços de saúde proposto por Assis et all (2012). Concluiu-se que o sistema instalado é ainda insipiente, a contra referência não funciona, os participantes identificaram falhas no sistema ligadas a regulação da lei sobre a referenciação, problemas organizativos, técnicos e relacionais entre unidades e equipas, o que inviabiliza a premissa de o sistema tornar-se num mecanismo promotor do acesso e assistência integrais.