Revista Lusófona de Educação n.º 26 (2014)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 26 (2014) por assunto "EDUCATIONAL PROJECTS"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Artes visuais e transdisciplinaridade na era da complexidade : uma prática pedagógica continuada(University of Lusophone Humanities and Technology, 2014) Conceição, Ramos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDecorrida a primeira década do século XXI, encontramo-nos perante uma realidade marcada pela complexidade, volatilidade e incerteza associadas à globalização, ao desenvolvimento tecnológico acelerado, à crise social e financeira e às tensões daí resultantes. Neste contexto, verificamos que a estrutura curricular e a organização das nossas escolas, permanece baseada num modelo de compartimentação de conteúdos, com pouca relação com as competências e conhecimentos necessários à sobrevivência e ao êxito para os quais a criatividade é fundamental. Esta realidade, refletida por muitos pensadores contemporâneos é também percecionada por alguns professores. Por isso têm-se empenhado na implementação de práticas pedagógicas, centradas nos conceitos de transdisciplinaridade/complexidade, fundamentando-as na pedagogia de projeto que a psicologia referencia como pertencendo às teorias personalistas e baseando-as na metodologia da investigação-ação (pensar e atuar sobre as necessidades identificadas). Neste artigo descreve-se, de forma sequencial, o desenvolvimento de três projetos transdisciplinares segundo o modelo de Jantsch, reflete-se sobre os processos, apresentam-se os produtos desenvolvidos e analisam-se os impactos na comunidade. No final são apresentadas algumas conclusões e recomendações que poderão ser úteis para o desenvolvimento de estratégias diferenciadas das existentes.Item Creative connections : construir un proyecto internacional de educación artística desde la investigación-acción participativa(University of Lusophone Humanities and Technology, 2014) Hernández, Fernando; Márquez Bertoni, Carmela; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo integra-se no âmbito do projeto europeu Creative Connections que tem como objetivo favorecer a compreensão e o intercâmbio entre os jovens participantes. O seu caráter inovador radica em que investigadores, docentes e estudantes dos seis países associados (Inglaterra, República Checa, Portugal, Irlanda, Finlândia e Catalunha - Espanha) colaboram no sentido de mostrar a autoria de jovens de doze escolas de educação infantil e doze escolas de ensino fundamental, através das artes visuais, da cidadania e da media digital.O projeto promove uma galeria online chamada Connected Gallery, que inclui um espaço multilingue que oferece aos jovens a oportunidade de comunicarem tanto através de imagens como de textos, por meio das suas vozes multilingues. O grupo de pesquisadores colabora junto dos docentes para promover um diálogo ativo entre os países mediante a compreensão das diferentes maneiras de experimentar a cidadania europeia através do desenvolvimento de projetos artísticos. Relatam-se aqui alguns aspectos que definem o projeto (a questão da voz, a investigação, ação colaborativa, o sentido da educação das artes visuais e o processo de formação dos educadores para desenvolver o projecto) do ponto de vista dos investigadores e educadores que desenvolvem a Creative Connections na Catalunha.