Revista Lusófona de Educação n.º 14 (2009)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 14 (2009) por assunto "BRAZIL"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação, qualificação, trabalho e políticas públicas : campos em disputas(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Prestes, Emília Maria da Trindade; Véras, Roberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo trata das relações entre educação, qualificação profissional, trabalho e políticas públicas, entendidas como um assunto contemporâneo e polêmico. A sua primeira parte revisa o assunto através de um levantamento da literatura internacional, contemplada em diferentes abordagens e autores. A que segue, sistematiza o tema no cenário da realidade brasileira, nas pesquisas e publicações constantes nas áreas da educação e das ciências sociais. A última, comenta as políticas públicas de educação e qualificação implementadas no Brasil a partir dos anos 50/1950, detendo-se no momento atual. Entende-se o assunto, na contemporaneidade, como parte de um debate público tensionado pelas novas exigências internacionais e do mercado local e globalizado e pelas crises, mudanças e conquistas sociais e políticas nacionais visibilizadas a partir da década de 1980.Item Historiografia da educação na América Portuguesa : balanço e perspectivas(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Fonseca, Thais Nivia de Lima e; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoPrivilegiado pela historiografia brasileira de uma forma geral, o período colonial não tem despertado muito interesse nos historiadores da educação há várias décadas, ao contrário do que ocorre com o Império e o período republicano. Predominam ainda estudos realizados anteriormente aos anos 80 do século XX, concentrados, na sua maior parte, em análises sobre a atuação educacional da Companhia de Jesus no Brasil e nas reformas promovidas pela administração do Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII. Neste artigo pretendo apresentar um balanço da historiografia da educação na América portuguesa, discutindo as características da produção sobre o período, as abordagens predominantes e suas matrizes explicativas, as fontes disponíveis e as possíveis razões para o papel secundário que a educação no período colonial ocupa na historiografia, salvo o destaque para alguns estudos sobre a história dos livros e da leitura, mas que não tratam a educação como objeto central . Pretendo, também, discutir algumas possibilidades de investigação, a partir de pressupostos teórico-metodológicos que têm sido utilizados em outros campos da pesquisa histórica sobre o período.