Revista Lusófona de Educação n.º 14 (2009)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 14 (2009) por assunto "DESENVOLVIMENTO INFANTIL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O acolhimento familiar numa perspectiva ecológico-social(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Delgado, João Paulo Ferreira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO modelo ecológico-social de Bronfenbrenner permite compreender o desenvolvimento humano, as interacções e interdependências que o caracterizam, e o restruturam, bem como identificar os factores que condicionam ou facilitam as transições ecológicas. No caso específico do Acolhimento Familiar, esta perspectiva possibilita a compreensão das transições que ocorrem na vida da criança acolhida, a separação dos pais e o desenraizamento do seu contexto, a que se sucede a colocação num mundo novo e desconhecido, e orienta a intervenção na prática, de modo a prevenir os riscos e a promover a integração e o desenvolvimento das crianças.