International Journal of Film and Media Arts, Vol. 7, Nº. 2 (2022)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer International Journal of Film and Media Arts, Vol. 7, Nº. 2 (2022) por assunto "FUTEBOL"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Re[PLAY] as imagens televisionadas do futebol como material videográfico(Lusofona University, 2022) Barata, Hugo; Alves, Júlio; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasO espaço dedicado ao futebol em diversos e diferentes programas de televisão nos quais se debate esta indústria é muitas vezes tomado pela busca da “imagem verdadeira”, a imagem que comprova a origem da grande penalidade, a imagem que sustenta a admoestação do cartão vermelho, ou a imagem que denuncia a irregularidade do golo. Todos estes momentos são, hoje, alvo de milhares de horas de comentário do espaço televisivo, demonstrando um enorme pendor sobre o poder das imagens repetida ad nauseum, chegando mesmo a existir um momento no qual se colocou em causa alguns formatos deste tipo de programa devido ao «ruído» e à «toxicidade» que surgia em tais confrontos de ideias. Esta investigação tem como objetivo a criação de um objeto artístico (fílmico/videográfico/instalativo) que explora a condição da imagem-arquivo manipulável surgida neste tipo de programas, e onde não poucas vezes é escrutinada, editada, alterada, descontextualizada, etc., numa busca incessante de determinação de um momento-verdade.