Doutoramento em Educação Física e Desporto
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Percorrer Doutoramento em Educação Física e Desporto por assunto "ATIVIDADE FÍSICA"
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Item Fatores de risco cardiovascular em crianças : estudo de prevalência e intervenção multidisciplinar em contexto escolar envolvendo atividade física e nutrição(2018) Batalau, Rui Miguel Marques; Palmeira, António Labisa, orient.Diversas variáveis contribuem para o desenvolvimento precoce de fatores de risco cardiovascular e metabólico (FRCM) a partir da infância, sendo esse desenvolvimento mais frequente em crianças com obesidade. Mantendo a tendência, o número de crianças com excesso de peso ou obesidade irá aumentar para 70 milhões em 2025. A atividade física (AF) e a ingestão alimentar são fatores comportamentais modificáveis que influenciam a aptidão física e o peso corporal, ambos relacionados com FRCM potenciadores das doenças cardiovasculares e diabetes. O objetivo deste trabalho foi analisar em contexto escolar a associação entre medidas antropométricas (MA), pressão arterial (PA), aptidão cardiorespiratória (ACR), AF e comportamentos sedentários (CS), procurando também fazer a predição das MA (n=245). Foram analisados os efeitos de uma intervenção multidisciplinar (através de um RCT), durante seis meses, em diversos FRCM (n=77). Foi encontrada uma elevada proporção de crianças com excesso de peso (29.8%) e obesidade (20.0%), 41.2% apresentou uma relação cintura-estatura (RCE) superior a 0.5 e mais de 50% não atingiu as recomendações internacionais de AF. A ACR e a AF vigorosa (AFV) foram inversamente correlacionadas com as MA. A AF moderada (AFM) e a AFV foram positivamente relacionadas com a ACR e esta foi inversamente com a PA. A ACR e a AF explicaram a variância do índice de massa corporal (IMC). A variância do perímetro de cintura (PC) e da RCE foi predita pela ACR. As associações positivas na avaliação inicial entre o z-score do IMC, o PC, a RCE com os triglicéridos (TGC), entre o z-score do IMC, a RCE com a glicose, entre a AF leve (AFL) e o HDL-colesterol (HDL-C), entre a AF moderada a vigorosa (AFMV) e a AFV com a ACR, entre a ingestão calórica e de lípidos com o LDL-colesterol (LDL–C), o z-score do IMC, o PC e a RCE, bem como a relação inversa entre a ACR e os TGC, demonstraram a importância da implementação de programas escolares interdisciplinares inseridos na comunidade escolar, nos projetos e planos de atividades, que envolvam profissionais treinados e os pais. No RCT, o grupo experimental (GE) aumentou a AFM, a AFV, os passos e os períodos de AFMV de 1-5 minutos, a ACR, para além das alterações clinicamente relevantes no HDL-C e TGC. A ACR foi a variável que mais explicou a variação das MA. Parece pertinente começar mais precocemente a avaliação da prevalência e inter-relação entre os diversos FRCM e é determinante a implementação de programas multidisciplinares cada vez mais centrados na componente fitness e não somente na componente fatnessItem A formação de professores de educação física : perceções e práticas no final da formação inicial(2019) Guimarães, Mário Luís Castro; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.A Educação Física deve proporcionar oportunidades e contribuir para que todos os alunos se tornem fisicamente ativos e adotarem um estilo de vida ativo e saudável. No entanto, estudos recentes mostraram que a Formação Inicial de professores de Educação Física parece não estar a permitir a preparação necessária para atingir tal objetivo. O objetivo do estudo foi o de analisar: (1) as perceções, as crenças e as expetativas dos estagiários da Formação Inicial no início e no final do estágio pedagógico, (2) as perceções dos orientadores de escola e dos orientadores universitários no início e no final do estágio acerca dos estagiários que supervisionaram e (3) as caraterísticas das aulas ministradas pelos estagiários. Participaram no estudo 46 estagiários, 21 orientadores de escola e 13 orientadores universitários que se encontravam no 2º ano de um curso de mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário em 2012/2013. A informação foi recolhida através de (1) questionários aplicados a estagiários, orientadores de escola e a orientadores universitários no início e no final do estágio pedagógico sobre as conceções profissionais e através da (2) observação dos níveis de intensidade do esforço e das caraterísticas das aulas ministradas pelos estagiários através do sistema SOFIT e cardiofrequencímetros PolarTeam2. Os resultados mostraram que (1) os estagiários consideraram boas as suas experiências anteriores como alunos da Educação Física escolar e tiveram bons professores, (2) estão envolvidos na prática desportiva e pretendem mantê-la, (3) no final do estágio as perceções dos estagiários ficaram alinhadas com as perceções dos orientadores de escola e (4) as aulas observadas revelaram-se em sintonia com as orientações curriculares, tendo sido observada uma média superior a 50% do tempo de aula em Atividade Física Moderada a Vigorosa, contrariando os resultados de outros estudos internacionais sobre o tema. Finalmente, as conceções adquiridas pelo estagiários durante a Formação Inicial revelaram-se inconsistentes e influenciáveis pelas experiências anteriores como alunos da Educação Física escolar e pelos seus orientadores de escola.Item Motivação e práticas motivacionais de profissionais promotores de atividade física : uma abordagem com base na teoria da Autodeterminação(2022) Raposo, Frederico Teles Vieira Zarazaga; Silva, Marlene Nunes, orient.A inatividade física é hoje um problema de saúde pública à escala global. A adesão dos praticantes à prática regular e duradoura de atividade física (AF) e exercício em particular, pode ser afetada pela forma como estes percecionam o comportamento dos profissionais que o promovem. A literatura tem sido profícua a evidenciar que determinado tipo de práticas motivacionais ligadas à criação de pressões externas e internas (i.e. estratégias motivacionais controladoras) pode influenciar negativamente a adesão continuada a programas de exercício (em diversos contextos), pelo que o papel dos profissionais que o promovem é fundamental na integração e organização de valores, atitudes e regulações comportamentais relacionadas com o exercício. No entanto, apesar do seu papel fundamental a literatura tem também evidenciado que práticas motivacionais deletérias continuam a ser adotadas, mais investigação sendo necessária, quanto aos correlatos destas práticas. A Teoria da Autodeterminação (TAD), oferece um racional teórico que pode ajudar a explicar estas relações. Assim, esta tese teve como objetivo geral analisar a motivação e as práticas motivacionais de profissionais promotores de AF, partindo de uma abordagem com base na TAD. Neste âmbito, realizaram-se 3 estudos: a) dois estudos observacionais transversais (estudos I e III), que pretenderam estudar os antecedentes motivacionais dos profissionais (i.e. a motivação para o trabalho que exercem e como percecionam as pressões do meio) e o consequente uso de estratégias motivacionais controladoras com as populações com quem trabalham; b) Uma revisão narrativa (estudo II), em que se pretendeu explorar outras abordagens, como a Pedagogia Não Linear (PNL), que também podem ajudar a explicar a utilização de estratégias motivacionais controladoras. Os resultados do estudo I, apoiados numa análise de mediação, apontam para a constatação de que contextos profissionais de pressão sobre os profissionais de exercício (quer por parte da estrutura organizacional, quer por parte da população com que trabalham), se ligam a motivações mais pobres (menos autodeterminadas, e com mais probabilidade de amotivação) para o trabalho, facilitando o uso de estratégias motivacionais controladoras, potencialmente nefastas. O Estudo III (estudo descritivo e comparativo entre amostras de profissionais de exercício e professores de educação física (EF)), parece apontar para o facto de qualquer um destes grupos profissionais, utilizar mais estratégias motivacionais controladoras, quando têm menos anos de experiência profissional, sendo a motivação intrínseca para o trabalho menor nos professores de EF e tendendo a diminuir com o aumento dos anos de serviço. Tomados no seu conjunto, e apoiados na TAD e na PNL, os resultados desta tese sublinham a importância da promoção de contextos profissionais que suportem motivações mais autodeterminadas para o trabalho, prevenindo o consequente uso de estratégias motivacionais controladoras (que a literatura já sublinhou serem deletérias para profissionais, aumentando o burnout, e para populações com quem trabalham, aumentando a desistência e desinteresse pela prática). É necessário promover a formação dos profissionais para utilizarem mais estratégias motivacionais de suporte à autonomia (englobando todas as necessidades psicológicas básicas previstas na TAD), proporcionando práticas positivas, de promoção do desafio, prazer, significado pessoal, e experiências de mestria e de respeito mútuo, no sentido de aumentar a motivação autodeterminada daqueles com quem trabalham e consequentemente a sua adesão e interesse continuados.Item Procesos motivacionales de la actividad física en tiempo libre durante la transición a la Universidad(2021) Gómez Mazorra, Mabel; Palmeira, António Labisa, orient.Introducción: La transición de la etapa escolar a la etapa universitaria evidencia bajos niveles de Actividad Física (AF), un aumento de las conductas sedentarias y una reducción de la intención de ser físicamente activo en edad adulta. Objetivo: Analizar la asociación entre los procesos motivacionales hacia la práctica de AF en tiempo libre desde la Teoría de la Autodeterminación (TAD), la Teoría de Comportamiento Planeado (TCP) e integradas en el Modelo Transcontextual (MTC) desde la influencia contextual de la educación física (EF) escolar hasta la transición al entorno universitario en los estudiantes de la Universidad del Tolima. Para el cumplimiento de este objetivo se desarrollaron cuatro estudios: I – proceso de transición escolar a la universidad desde la TAD, la TCP y el MTC para la AF en tiempo libre y la evolución de la intención de ser físicamente activo; II – características comportamentales y del entorno universitario predictores para la AF en tiempo libre en estudiantes universitarios; III – procesos motivacionales predictores de la práctica de AF en tiempo libre en el contexto escolar; IV – constructos comportamentales trans contextual de la etapa escolar hasta la etapa universitaria para la AF en tiempo libre. Método: Estudio I Protocolo PRISMA; Estudio II experiencia universitaria, diseño observacional descriptiva y transversal en 363 estudiantes universitarios colombianos, (M edad=20,70 años; 44,9% mujeres); estudio III retrospectivo de la experiencia escolar en 193 estudiantes universitarios, (M edad = 20,74 años; 49,7% mujeres) y estudio IV transición desde etapa escolar a la etapa universitaria en 137 estudiantes universitarios (M edad= 21,29; 45,3% mujeres). Estudiantes diligenciaron cuestionario autoadministrado para las variables comportamentales y la AF en tiempo libre . Resultados: constructos de la TAD y TCP identifican asociaciones significativas para la práctica de la AF en estudiantes universitarios; diferencias significativas entre variables comportamentales y el nivel de AF, género, edad, áreas de formación académica; la regulación integrada predictora de la AF; correlación positiva entre el apoyo y la satisfacción de necesidades psicológicas básicas (NPB), motivación autodeterminada y el apoyo social para la AF aunque las variables escolares influyeron negativamente para la intención de ser físicamente activo. Conclusiones: La compleja transición para la AF en tiempo libre desde la etapa escolar a la etapa universitaria, se fomenta exitosamente desde la experiencia positiva percibida en la clase de EF, en la AF extraescolar y la AF universitaria y puede ser explicada desde los predictores motivacionales y sociales propios del contexto.Item Sono, atividade física e aptidão física em crianças e adolescentes(2021) Fonseca, Ana Paula Leão Maia; Santos, Rute Marina Roberto dos, orient.Na adolescência, o sono, uma necessidade básica do ser humano, tem uma enorme influência na saúde. A presente tese tem como objetivo estudar associação entre o sono, a atividade física e a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes. A tese está organizada em três partes diferentes. A Parte I procurou introduzir os conceitos fundamentais e estabelecer o objetivo geral da tese considerando temáticas em torno do sono, atividade física e aptidão física, em crianças e adolescentes. Adicionalmente, esta parte do trabalho inclui uma descrição detalhada das amostras estudadas, bem como das metodologias utilizadas nos diversos estudos realizados. A Parte II desenvolve-se a partir dos estudos realizados e visa: (i) sumarizar as associações da duração e qualidade do sono e aptidão física em crianças e adolescentes; (ii) investigar a associação da duração e qualidade do sono com a atividade física em adolescentes brasileiros.; (iii) investigar a associação entre a aptidão física e a duração do sono, em adolescentes portugueses; e (iv) analisar a associação da duração do sono com a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes portugueses ao longo de dois anos. A secção final, Parte III, compreende uma síntese geral dos quatro estudos, suas principais conclusões e as limitações e recomendações para pesquisas futuras. A análise dos principais resultados dos estudos realizados mostraram que: (i) períodos mais longos de sono noturno e melhor qualidade do sono foram associados a níveis mais elevados de aptidão física em adolescentes, mas não em crianças; (ii) quanto mais cedo se inicia e termina a atividade física e quanto maior a sua duração/semana, menor foi a irregularidade no início do sono de adolescentes brasileiros; (iii) meninos que cumprem as recomendações do sono, nos dias de escola, apresentaram maior aptidão cardiorrespiratória; (iv) meninas que cumpriram as recomendações do sono, na semana inteira e nos finais de semana, apresentaram melhor aptidão cardiorrespiratória e, meninos que dormiram abaixo das recomendações do sono tiveram grande probabilidade de terem pior aptidão cardiorrespiratória, em estudo longitudinal. Em suma, os resultados desta tese destacam a relevância dos parâmetros do sono em associação com a atividade e aptidão física em crianças e adolescentes.