Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.12 n.º1 (2015)
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Percorrer Biomedical and Biopharmaceutical research Vol.12 n.º1 (2015) por assunto "COLLEGE STUDENTS"
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Item Difficulties of bachelor of nursing students in clinical practice - teacher's perspectives(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Longo, João José Rolo; Escola de Ciências e Tecnologias SaúdeEste artigo incide nas representações dos docentes sobre as dificuldades percebidas | sentidas pelos estudantes em ensino clínico. Trata-se do resultado parcial de um estudo em processo de construção, realizado no âmbito do Doutoramento em Ciências da Educação na área da Formação de Professores. Através desta pesquisa pretende-se compreender o efeito formativo da prática em contexto de trabalho no plano das aquisições, desenvolvimento de conhecimentos e competências profissionais e, ainda, na construção identitária docente e discente. Enquadra-se na área da formação inicial em enfermagem, mais especificamente na sua componente prática, e tem como interesse responder à questão: quais as principais dificuldades sentidas pelos estudantes em contexto de trabalho na formação inicial em enfermagem? E ao objetivo: compreender em que medida essas dificuldades podem ser condicionantes das aprendizagens e do desenvolvimento pessoal e profissional do estudante. Trata-se de um estudo que assenta numa abordagem qualitativa de natureza interpretativa e descritiva e interpretativa. A amostra é intencional, composta por sessenta e oito professores de treze Escolas Superiores de Enfermagem | Saúde de Portugal Continental. A recolha de dados foi efetuada através da técnica de focus group, e a análise dos mesmos foi executada com recurso à análise de conteúdo temática segundo Bardin[1]. Os resultados evidenciaram, segundo a perspetiva docente, que as dificuldades sentidas pelos estudantes se polarizam em torno de seis principais categorias: choque da realidade; interação com o supervisor clínico; o próprio processo formativo; interação com o professor; interação com o utente | família e, ainda, interação com a equipa de enfermagem.