Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010) por assunto "APRENDIZAGEM"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Lima, Licínio C.; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOs discursos apologéticos acerca das todopoderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem.