Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 15 (2010) por assunto "AUTOBIOGRAPHIES"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Os professores do ensino superior: entre a performatividade da lei e as narrativas autobiográficas(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Montané, Alejandra; Sánchez de Serdio, Aida; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente texto é parte de um projecto de investigação conduzido pelo grupo ESBRINA da Universidade de Barcelona1 e tem por objetivo compreender as implicações da reestruturação económica, social, cultural, tecnológica e laboral da universidade espanhola na vida e na identidade profissional dos docentes e investigadores. As autoras analisam os efeitos performativos da lei na configuração da actividade docente através de um estudo que pretende estabelecer a relação entre a legislação universitária espanhola dos últimos 40 anos e as experiências de vários professores universitários de diferentes gerações. A metodologia qualitativa utilizada baseia-se na análise da legislação, incidindo sobre a definição de sujeito que dela emerge, e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma relação com os discursos autobiográficos dos participantes no estudo. O objectivo é salientar as transformações que se operaram na vida universitária a partir das alterações legislativas e, ao mesmo tempo, saber que estratégias foram utilizadas pelos docentes perante essas mudanças. A interacção entre a análise performativa da legislação universitária e os relatos autobiográficos da experiência vivida permite aferir as adaptações e resistências, encontros e desencontros, entre o sujeito normativo e o sujeito biográfico.