International Journal of Film and Media Arts, Vol. 4, Nº. 1 (2019)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer International Journal of Film and Media Arts, Vol. 4, Nº. 1 (2019) por assunto "CONSUMO TELEVISIVO"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Series culture and fandom in Game of Thrones : check-in as an identity marker in Brazil and Portugal(Lusofona University, 2019) Vilela, Mateus; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoEm tempos de mudança tecnológica, a televisão e as mídias sociais estão cada vez mais entrelaçadas. Assistir a uma ficção em série, por exemplo, não é mais uma tarefa solitária e, a partir da popularidade desse formato, essa pesquisa realizou uma análise de conteúdo dos comentários sobre a quinta temporada de Game of Thrones no Facebook e Twitter no Brasil e em Portugal. A partir dos dados coletados, o ato de check-in nos episódios foi sintomático para questões de pertença, afeto e prazer. Portanto, observou-se a existência de uma conexão emocional entre os fãs, além da percepção da série como parte do self, moldando relações e comportamentos.Item Televisual archive: imaginary, memory and re-visited social bond(Lusofona University, 2019) Bressan, Mario; Moraes, Heloisa; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThis study aims to expose some thoughts about the reformulation of the social bond constituted with the television, through remembrances evoked among television viewers involving a tele-affective memory and new formats inside audiovisual consumption. In addition to this, it analyses the comments of people that watched a remake of the Brazilian program Cassino do Chacrinha (Chacrinha’s Casino), which aired in 2017 on Rede Globo de Televisão (TV Globo) and Canal Viva (Viva), commemorating the centenary of Abelardo Barbosa, a very important Brazilian TV host who acted between the ’70s and ’80s. Our methodology follows the Content Analysis mobilised by Laurence Bardin (2011) in relation to texts posted on Twitter containing the expression “Cassino do Chacrinha” in August 3, 2017 (aired on Viva) and September 6, 2017 (aired on TV Globo). We want to discuss the relationship between imaginary, memory, and social bond starting from a televisual archive, where we present tele-affective marks of memory through substantial and shared images that appear in these analysed comments.