FCSEA - Teses de Doutoramento
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Percorrer FCSEA - Teses de Doutoramento por assunto "ACESSIBILIDADE"
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Item O aluno com deficiência motora e a acessibilidade arquitectónica no Ensino Básico : um estudo de caso : o concelho de Guimarães(2009) Sousa, Gracinda da Cruz Machado de; Carvalho, Margarida Alice Ferreira Pinto Santos, orient.Para que o sucesso educativo se verifique, a escola tem de ajustar a sua prática educativa a todos os alunos, incluindo os que apresentam necessidades educativas especiais (NEE). Portugal dispõe de legislação que assegura o direito à educação e à igualdade de oportunidades, consignados na Constituição da República Portuguesa (artigos 71º, 73º e 74º), em consonância com a Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Lei de Bases do Sistema Educativo (artigos 2º, 7º, 17º e 18º). O nosso país subscreveu também a Declaração de Salamanca, a qual reuniu, em 1994, o consenso de noventa e dois governos e de vinte e cinco organizações internacionais, reafirmando o direito à educação para todos. A construção da escola inclusiva passa pela responsabilização da escola por todos os alunos, na perspectiva de educação para todos, exigindo a sua concretização novas estratégias e resposta a novos desafios. Há que alterar práticas para atender à diversidade. Assim, as escolas precisam de estar arquitectonicamente adaptadas às necessidades dos alunos que utilizam a cadeira de rodas como forma de mobilidade, respeitando o direito à diferença e possibilitando, em igualdade de oportunidades, o sucesso escolar e educativo. Levar à prática as medidas previstas na lei portuguesa e implementar, em cada escola, a inclusão do aluno com mobilidade condicionada, implica equipar as escolas com adaptações, meios e recursos educativos facilitadores do seu processo ensino/aprendizagem. A constatação do que efectivamente acontece no terreno educativo no que concerne aos alunos com deficiência motora que usam a cadeira de rodas para se movimentarem assume toda a centralidade da nossa investigação, que tem o cariz de um estudo de caso. Incide sobre a compreensão mais aprofundada de como se processa o acesso arquitectónico nas escolas do Ensino Básico da Zona Norte e mais concretamente do Concelho de Guimarães. Recolhemos dados através de questionários dirigidos aos professores de apoio educativo e coordenadores de escola; ouvimos os alunos com deficiência motora pronunciar-se sobre as dificuldades que sentiam; observámos o seu quotidiano escolar e, finalmente, escutámos as entidades locais, através de uma entrevista realizada à Vereadora da Cultura do Concelho de Guimarães. Os resultados obtidos serão, como foi acordado, divulgados aos intervenientes com responsabilidades directas no campo da educação que se prontificaram a partilhar connosco a sua informação e saber, no sentido de os sensibilizar para a necessidade de rever o aspecto das acessibilidades arquitectónicas nas instituições educativas que servem o seu concelho, pois, como verificámos, muito há ainda a fazer para que o Ensino Básico, universal e obrigatório, se traduza numa igualdade de oportunidades de acesso e sucesso educativo para os alunos que utilizam a cadeira de rodas para se movimentarem no espaço escolar.Item A vida escolar e social dos alunos com deficiência auditiva : o impacto das tecnologias de apoio(2012) Oliveira, Raquel Alexandra de Brito Costa; Serrano, Jorge Manuel de Melo, orient.O tema partiu do interesse pessoal em compreender até que ponto as tecnologias de informação e comunicação (TIC) facilitam a aprendizagem e contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva, em contexto escolar. Assim sendo, o núcleo de incidência desta investigação centra-se no papel que as TIC representam nos processos de aprendizagem das pessoas portadoras de deficiência auditiva e que utilizam ajudas técnicas no seu quotidiano. O estudo é teoricamente fundamentado em informação recolhida através de uma revisão bibliográfica. Para a obtenção dos dados empíricos do estudo procedeu-se à aplicação de um questionário. Os sujeitos em estudo foram selecionados em Escolas, Faculdades e Associações de Surdos da Região da Grande Lisboa e Vale do Tejo, sendo estudantes do 1º, 2º, e 3º ciclos do ensino secundário e do ensino superior. Trata-se de pessoas com problemas auditivos de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 7 e os 26 anos de idade. Também foi aplicado um questionário aos profissionais que atendem este tipo de população bem como a sujeitos conhecedores de pessoas com perda auditiva. Para que o projeto ganhasse informação complementar foram feitas entrevistas estruturadas a vários profissionais. O software estatístico utilizado para proceder ao tratamento de dados deste estudo foi o SPSS versão 19. Visto o estudo ser iminentemente descritivo, utilizou-se estatística descritiva, nomeadamente análise de frequências para as variáveis qualitativas (com escala nominal e ordinal) e média e desvio padrão mínimo e máximo para as variáveis com escala quantitativa. Ao nível de estatística inferencial, - e no sentido de cruzar variáveis que são de natureza qualitativa - utilizaram-se os testes de Qui-Quadrado e Fisher. O presente trabalho de investigação suporta a conclusão de que as tecnologias são um recurso importante para quem as pode ter e faz uso delas; porém, por si só não chegam para garantir o sucesso escolar. As dificuldades de comunicação, a falta de preparação dos professores, a falta de apoios técnicos e logísticos das escolas, a falta de currículos alternativos, o atraso académico que estes alunos apresentam devido às lacunas de aprendizagem, levam à dificuldade de integração, ao insucesso escolar e, consequentemente, ao abandono escolar.