Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 10 (2011)
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Percorrer Caleidoscópio : Revista de Comunicação e Cultura nº 10 (2011) por assunto "COMMUNICATION PROCESS"
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Item Frame(d): a lógica da visão(Edições Universitárias Lusófonas, 2011) Moura, Catarina; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoTão importante como compreender o acontecimento em si mesmo, é talvez ponderar o processo através do qual tomamos conhecimento desse acontecimento, o que inevitavelmente nos remete não só para a sua construção e para as operações de selecção (de fontes, de imagens, de palavras, de ângulos de abordagem) inerentes a esse mesmo processo, mas também para o próprio meio que o traz até nós. Innis e McLuhan obviaram o facto de não podermos ver no meio um intermediário inócuo, aspecto que as últimas décadas confirmaram e acentuaram. Numa cultura em o acesso à informação, ao mundo e ao outro é quase totalmente sustentado por algum tipo de tecnologia, da televisão ao computador e à Internet, passando pelo inevitável telemóvel, urge ponderar a relevância destes meios enquanto (mais do que veículos ou suportes) estruturas cognitivas capazes de condicionar os conteúdos a um formato específico – e, consequentemente, a nossa percepção dos mesmos. Porque o meio opera tanto ao nível da emissão, como da mensagem e da própria recepção, este domínio sobre a totalidade do processo comunicativo impõe a sua ponderação. E ponderá-lo implica relacioná-lo e vê-lo confluir com conceitos como interface e representação, à medida que nos damos conta de que mediar é formatar e formatar é conformar, ajustar a um formato – o que, no limite, se traduz num modo de ver, que é também, inevitavelmente, um modo de dar a ver e, portanto, de conhecer e dar a conhecer.