Mestrado em Gestão de Empresas
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Gestão de Empresas por assunto "ADULTOS"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Implicações da administração empresarial na gestão da educação de jovens e adultos em Altamira - Pará(2017) Emerique, Rosângela Maria Tôrres; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.Este estudo tem como objetivo analisar as implicações das teorias administrativas na gestão da educação de jovens e adultos (EJA) em duas escolas públicas municipais do município de Altamira. Portanto, evidencia-se nessa temática, uma análise e discussão no que se refere às teorias administrativas e sua inserção na gestão educacional brasileira, especificamente na modalidade EJA. A escolha da pesquisa se deu devido essa modalidade de ensino ser a que obtém um alto índice de evasão e por não conseguir atender as necessidades de permanência e êxito dos jovens e adultos que estão fora da idade/série escolar. Mesmo estando contemplada na Constituição Federal e nas legislações educacionais, a modalidade EJA não tem conseguido alcançar seus reais objetivos. Visto que na Constituição Federal do Brasil, em seu art. 205 cita como princípio que toda e qualquer educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB-9.394/96, em seu art. 2º contempla este princípio e o conceitua como o conjunto das pessoas e dos educandos como um universo de referência sem limitações. Desta forma, surge o interesse por esse estudo e para sua realização utilizou-se a pesquisa de campo, quanti – qualitativa, com estudo de caso em duas escolas do município, Escola Municipal de Ensino Fundamental Deodoro da Fonseca e Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Clemente Geiger, com utilização da técnica de entrevista e auxílio de um roteiro semi – estruturado direcionado aos docentes, discentes, diretores e coordenação pedagógica. Tendo como objetivo geral, verificar as implicações das teorias administrativas na gestão da EJA e como questões de pesquisa, as concepções de gestão predominantes nas escolas pesquisadas e mediante os resultados da pesquisa, conclui-se que as escolas brasileiras tem fortes nuances das teorias administrativas empresariais e que tentam implementar uma gestão diferenciada, democrática, desprendida dos modelos tradicionais e burocráticos, mas que só poderão concretizar uma gestão democrática, que atenda as necessidades dos jovens e adultos, quando seus meios e fins forem direcionados para a formação do aluno enquanto sujeito histórico, livre e autônomo.