Mestrado em Gestão de Empresas

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    A importância da sustentabilidade, da responsabilidade social e do marketing social para ontenção de vantagem competitiva : estudo de unidades hoteleiras pertencentes à cartilha da sustentabilidade dos Açores
    (2023) Oliveira, Renata Barata de; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O presente trabalho, intitulado com o tema ”A Importância da Sustentabilidade, da Responsabilidade Social e do Marketing Social para obtenção de uma Vantagem Competitiva (estratégia organizacional): Estudo de Unidades Hoteleiras pertencentes à Cartilha da Sustentabilidade dos Açores” tem como principal objetivo perceber se o Marketing Social, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade, bem como as certificações de sustentabilidade, mais especificamente a Cartilha da Sustentabilidade, ajudam, de facto, as unidades hoteleiras a obter vantagem competitiva. Para a materialização do objetivo deste estudo seguiu-se um método qualitativo, através da realização de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. A amostra é constituída por treze unidades hoteleiras pertencentes à Cartilha da sustentabilidade dos Açores. Para o efeito realizaram-se 13 entrevistas aos diretores das entidades com mais parâmetros sustentáveis pertencentes à Cartilha. Dos resultados finais conclui-se que, o fato das empresas adotarem medidas de sustentabilidade socialmente responsáveis, bem como utilizarem o mecanismo que é o marketing social, gera vantagem competitiva para as mesmas face a empresas concorrentes por inúmeros fatores, tais como o fato de os consumidores procurarem, cada vez mais, alojamentos sustentáveis e amigos do ambiente, e, ao serem tomadas decisões de cariz tanto social como ambiental, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, gera também vantagem competitiva, pois cria relações melhores, não só a nível laboral como também ambiental. A adoção de uma estratégia de marketing social permite que as empresas promovam a sustentabilidade das suas entidades, o que faz com que estas se diferenciem da concorrência, atraindo um público-alvo especifíco, fortalecendo a sua reputação bem como a confiança para com os seus clientes e fornecedores, fidelizando os mesmos e mostrando sempre uma atitude autêntica, inovadora, genuína e diferenciadora. Palavras-Chave: sustentabilidade; turismo sustentável; marketing social; responsabilidade social; vantagem competitiva
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    Liderança virtual
    (2023) Machado, Nuno Alexandre Cândido Mendonça; Escola de Ciências Económicas e das Organizações
    O mundo atual é caracterizado por um cenário de constante mudança e imprevisibilidade, impulsionado pelo avanço tecnológico e pela globalização. As empresas enfrentam desafios cada vez mais complexos, que exigem uma rápida adaptação de forma a manterem-se competitivas no mercado. O processo de liderança sofreu inevitavelmente alterações, surgindo o paradigma de liderança virtual para dar resposta às atuais necessidades. Conceptualmente a liderança virtual é o termo utilizado para designar o processo de liderança mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. Assim, esta dissertação tem como objetivo identificar as competências necessárias que um líder virtual deve ter, para continuar a influenciar os seus liderados neste contexto. A estratégia metodológica utilizada para a elaboração da presente dissertação foi a mista, dado que as análises realizadas necessitam de interpretação, mas também revelam tendência para a quantificação. Para a sua elaboração foi feita uma revisão de literatura referente ao novo paradigma da liderança virtual, a elaboração de um modelo de competências conceptual, baseado nos diferentes autores presentes na literatura e, a validação deste modelo de competências em contexto prático. Numa segunda fase, esta análise teve como base o recurso a questionários e entrevistas, aplicados a dois grupos diferentes, líderes e operacionais, com vista a obter-se uma visão ampla das competências consideradas essenciais em contexto organizacional. A amostra em estudo é constituída por 26 colaboradores, sendo 11 pertencentes à amostra de cargos de liderança e 15 à amostra de cargos operacionais, numa população de 150 colaboradores da direção analisada. Como resultado, apresenta-se um modelo final composto por 9 competências, sendo as seguintes: Comunicação eficaz; Construção de confiança; Coordenação/gestão da equipa; Mentalidade global/multicultural; Gestão de mudanças; Proficiência tecnológica; Habilidades sociais; Proficiência técnica e Formação contínua. Palavras-Chave: Liderança virtual; Equipas virtuais; TIC; Competências e Modelo de competências
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    Análise da incidência da formação especializada nos técnicos da hotelaria
    (2023) Morais, Ricardo José Morais; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    Este trabalho estuda a forma como a indústria hoteleira tem vindo a gerir a evolução tecnológica no corrente processo de desenvolvimento das empresas de turismo. Pretende-se assim perceber que áreas têm sentido maior desenvolvimento ao nível da inovação tecnológica e de que forma os colaboradores têm sido atualizados de forma a corresponderem às exigências que estas alterações geram. Deste modo o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a corrente evolução tecnológica tem afetado os trabalhadores da indústria hoteleira através da análise da forma como as iniciativas de formação influem na preparação e utilização de ferramentas digitais com que trabalham regularmente. Para o estudo contribuíram 83 trabalhadores da indústria hoteleira da região de Lisboa através de resposta a um questionário elaborado para o objetivo em estudo. Os dados provenientes da amostra foram tratados em duas formas, por analise estatística simples, com recurso a gráficos para melhor demonstrar os mesmos e por analise estatística mediante o sistema GRETL para analise dos dados relativos às hipóteses levantadas. Finda a analise de resultados foi possível perceber que existe de facto uma relação entre o grau de dificuldade na utilização de ferramentas digitais face ao número de formações recebidas e à área em que cada pessoa trabalha. Por outro lado, não foram encontrada relação entre a faixa etária dos trabalhadores face à dificuldade sentida em operar ferramentas digitais ou ao número de formações que lhes são disponibilizadas. Por fim não foi também encontrada relação entre o grau de dificuldade sentido na utilização de ferramentas digitais face ao número de ferramentas usadas pelos inquiridos.
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    A relação entre o work-life balance e o bem-estar na profissão de enfermagem : o papel mediador da flexibilidade
    (2023) Rocha, Maria Beatriz Lemos; Gomes, Catarina, orient.
    A profissão de enfermagem é um pilar essencial do sistema de saúde global. Atualmente, os enfermeiros enfrentam várias dificuldades, que geram um impacto negativo no seu bem-estar, e exigem a reformulação da estrutura da profissão, assim como das práticas e medidas de apoio a estes profissionais. É neste sentido, que o bem-estar nos enfermeiros é fundamental, tanto para a saúde dos mesmos, como para a qualidade dos cuidados prestados. Estão demonstrados os benefícios do work-life balance para o alcance do bem-estar, pelo que é imperativo perceber formas de melhorar esta relação. Assim, este estudo pretende analisar qual a relação entre estas variáveis e a flexibilidade na profissão de enfermagem, oferecendo uma perspetiva crítica sobre como melhorar as condições laborais. Para tal, pretende-se responder à seguinte questão: Como é que a flexibilidade medeia a relação entre o work-life balance e o bem-estar nos Enfermeiros? De acordo com os resultados da presente dissertação, os enfermeiros afirmam não ter flexibilidade, tendo-se verificado que esta variável atua como mediadora na relação entre o work-life balance e o bem-estar. Os resultados do estudo indicam que apesar da flexibilidade ser importante nesta relação, é insuficiente e são necessárias novas estratégias que permitam melhorar o bem-estar nos enfermeiros.
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    Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal
    (2023) Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.
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    Satisfação, valor e fidelização de clientes: o caso da COPS (Companhia Operacional da Segurança) – Portugal
    (2023) Sanhá, Mamadú; Reis, Filipa Lopes dos, orient.
    A presente dissertação tem como objetivo principal conhecer o nível de satisfação, valor e fidelização dos clientes da empesa COPS em Portugal. Foi orientada pelas seguintes perguntas de partida: Qual é o grau de satisfação dos clientes face ao serviço prestado pela empresa COPS em Portugal? Qual é a perceção dos clientes em relação à valorização dos serviços da COPS? Qual é o nível de pretensão dos clientes em fidelizarem na empresa. Para a obtenção das respostas a essas questões, além da revisão da literatura sobre os conceitos de satisfação, valor e fidelização, com base em pesquisas bibliográficas, foi realizado um inquérito e aplicado um questionário, com perguntas fechadas e semifechadas aos clientes da COPS. O estudo teve um cunho essencialmente exploratório e descritivo. Concluiu-se que, os clientes da COPS estão satisfeitos por lhes serem proporcionados melhores serviços, com baixo custo. Atribuiram um elevado valor aos serviços que recebem, superior a 90%, pretendem fidelizar-se na COPS, usufruirem-se dos seus serviços, por ser a empresa de preferência de 92,6% dos clientes. Após o enquadramento teórico e descrição da empresa, apresentou-se os resultados alcançados do inquérito, com as análises e discusões, seguidos da conclusão e propostas de melhoria. Palavras-Chave: Satisfação, Valor e Fidefidade
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    O impacto da fiscalidade sobre o autofinanciamento das empresas: estudo de caso : Empresa Nestlé Unipessoal-lda
    (2023) Tahri, Najlae; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
    A variável fiscal tornou-se um parâmetro essencial na tomada de decisão de todas as empresas, o objetivo principal é sempre melhorar o seu valor. O objetivo desta investigação é examinar o impacto da tributação no autofinanciamento, embora desempenhe um papel importante para assegurar a independência financeira da empresa visando os mercados financeiros, bem como o seu volume depende da política fiscal adotada pelo país e que procura sempre cobrir as necessidades do Estado através da cobrança do imposto, mas sem pôr em causa o desenvolvimento da empresa. A análise do impacto dos impostos sobre o autofinanciamento da Nestlé-Portugal consiste em analisar o impacto dos impostos sobre cada elemento que constitui o autofinanciamento da empresa. Para o fazer, foram reunidos conjuntos de informações contabilísticos e financeiras com base nos relatórios anuais da empresa, para validar 17 exercícios contabilísticos, sendo concluído que: • A variável fiscal tem um impacto positivo sobre o autofinanciamento e seus componentes e incentiva a criação de fluxo monetário, caso o Estado adote a estratégia de reestruturação fiscal sob a forma de descontos, ou isenções concedidas, incentivando as empresas para o sistema de amortização que permite a realização de economias de impostos; • A redução da taxa do IRC ou a aplicação de uma taxa do IRC reduzida incentiva as empresas a reinvestir os seus lucros e a ter uma capacidade de autofinanciamento significativa. • A escolha do modo de amortização permite às empresas reduzir o lucro tributável e consequentemente reduzir o imposto, portanto, aumentar o lucro. • Construir provisões para enfrentar perdas e encargos prováveis ajudando as empresas a diminuir o lucro tributável e a ter um montante de autofinanciamento bastante elevado, que pode ser utilizado para aumentar o património das mesmas. A fiscalidade pode afetar significativamente o autofinanciamento das empresas. Os governos precisam equilibrar a necessidade de arrecadar receitas fiscais com a necessidade de incentivar o investimento e o crescimento empresarial. Palavras-chaves: Fiscalidade, Autofinanciamento, Nestlé-Portugal, Provisões, Amortizações.
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    Marketing digital e gestão empresarial nas indústrias : viabilidade de uma plataforma e-commerce na indústria farmacêutica em Potugal na perspetiva do consumidor
    (2023) Soares, Madalena Simões Fontes; Ferreira, Eduardo Manuel Machado de Moraes Sarmento, orient.
    Com a digitalização cada vez mais presente no universo empresarial, torna-se importante analisar e acompanhar as necessidades sentidas nos mercados e nas comunidades para que se possam transformar em potenciais oportunidades de crescimento. Tratando-se de uma era digital, a presente investigação procurou num primeiro momento, recolher algumas das metodologias que permitem uma maior aproximação das empresas à sociedade, e por sua vez, ferramentas que melhorem o conhecimento e a relação com o consumidor, e que, aumentem por consequente a taxa de sucesso das mesmas. Dado que a literatura existente acerca do tema é direcionada para a obtenção e gestão de dados sobre as comunidades das empresas, procurou-se realizar um estudo empírico que compreendesse a perspetiva dos consumidores na Indústria Farmacêutica face à possibilidade de comprarem medicamentos sujeitos a receita médica de forma online. Com o aumento das compras online nos últimos anos, torna-se importante analisar que oportunidades poderão surgir nos diferentes mercados, sendo que, na Indústria Farmacêutica o foco seria o de compreender a suscetibilidade do consumidor perante a possibilidade de comprar medicamentos com e sem prescrição médica online. A verdade é que já nos é possível realizar compras em farmácias online, e também já conseguimos obter as receitas médicas através do telemóvel, assim, o objetivo da presente dissertação passa por compreender não só a perspetiva destes consumidores face a esta possibilidade, como também que ferramentas podem ser utilizadas ao nível netnográfico, de marketing digital e de gestão empresarial para um melhor conhecimento da população, e por sua vez, uma maior e melhor abordagem à mesma. Desta forma, foi realizado um estudo empírico, através do preenchimento de um questionário com uma amostra de 385 inquiridos que permitiu concluir que embora ainda não exista uma frequência de compra online de medicamentos não sujeitos a receita médica, a maioria da amostra demonstra ter interesse no desenvolvimento de uma plataforma e-commerce que permita a compra de medicamentos sujeitos a receita médica. Consequentemente, as variáveis que seriam mais valorizadas pelos mesmos passam pela acessibilidade, facilidade, rapidez na compra e na entrega.
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    O plástico de utilização única nos estabelecimentos de restauranção e bebidas da Ericeira : as novas regras, os novos produtos e as novas consequências
    (2023) Soutelinho, Tomás Franco Vendrell
    A poluição causada pelo plástico é um problema com crescente expressão no mundo, como tal a União Europeia definiu metas para combater esta tendência, das quais resultou, entre outras medidas, a proibição de alguns produtos de plástico de utilização única. Este estudo tem como objetivo identificar quais os produtos de plástico de utilização única com que os estabelecimentos de restauração e bebidas deixaram de trabalhar e quais os produtos selecionados para os substituir, a partir da análise da adaptação dos estabelecimentos da Ericeira às normas de utilização de produtos de plástico descartáveis. Esta pesquisa é quantitativa e utilizou um questionário para recolher dados de 156 responsáveis por estabelecimentos do setor em questão. Através da análise estatística dos dados recolhidos, foi verificado que os artigos de plástico descartáveis mais utilizados por estes estabelecimentos eram copos, palhinhas e sacos, tendo todos eles sido amplamente substituídos por produtos feitos de papel. Como tal, foi possível concluir que as medidas embora não tenham diminuído a variedade de artigos descartáveis disponibilizados, estão a reduzir a quantidade de artigos descartáveis utilizados em geral, ainda que o seu foco e maior impacto sejam os artigos de plástico de utilização única.
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    Resiliência, estratégias e competências dos enfermeiros em contexto COVID-19
    (2023) Sanches, Inês Martins; Martins, Maria Helena Gonçalves, orient.
    O conceito de resiliência consiste na capacidade de um indivíduo se adaptar e recuperar, de modo a ser bem sucedido face aos obstáculos que se impõem, ou seja, é a capacidade dos indivíduos ultrapassarem dificuldades. Os profissionais de saúde são confrontados diariamente com diversas dificuldades e neste último ano mais ainda, devido à pandemia provocada pelo COVID-19. As diferentes vertentes da saúde (física, mental e emocional) foram bastante afetadas, assim como o bem estar, a qualidade de vida e capacidade de trabalho destes profissionais. Isto colocou em causa o desempenho dos enfermeiros e a segurança da população. Neste contexto, a relevância da resiliência, nomeadamente, competências pessoais e a implementação de ações, são fulcrais para momentos de crises, de modo a reduzir o impacto provocado pelo coronavírus. O presente estudo tem como objetivo analisar a resiliência, as competências e as estratégias dos enfermeiros no contexto hospitalar face ao COVID-19. Neste seguimento, esta temática dá lugar a um estudo empírico, onde foi utilizada a Técnica de Incidentes Críticos, para a estruturação do método de recolha de dados: por entrevista. Escolheu-se a entrevista semiestruturada como instrumento, analisando-as de acordo com a literatura existente. A dimensão da amostra do estudo incide sobre 20 enfermeiros em contexto hospitalar, que passaram por situações adversas durante a primeira fase do período pandémico provocado pelo COVID-19 em Portugal. Dos incidentes críticos referidos pelos entrevistados os fatores de risco que mais se destacaram foram a falta de preparação, a falta de recursos humanos e de recursos materiais. Para colmatar os fatores de risco provenientes da pandemia COVID-19, os enfermeiros ativaram e desenvolveram fatores de proteção de modo a ultrapassar todas as situações adversas. As competências imprescindíveis de resiliência em contexto COVID-19, segundo os enfermeiros são: ser um bom gestor de prioridades, um bom gestor de tempo e ter uma grande capacidade de adaptação. O espírito de equipa foi também parte integrante no combate a esta guerra invisível e desconhecida.
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    Otimização de uma carteira de investimentos aplicada ao PSI
    (2023) Frangoulis, Bernardo Índio Matias Tavares; Alves, Paulo Fernando de Sousa Pereira, orient.
    O presente estudo teve como finalidade proceder a uma análise do mercado de ações português, mais concretamente ao seu índice PSI, e apresentar algumas carteiras otimizadas constituídas por ativos que componham o índice à data de realização. Inicialmente, foi realizada uma revisão literária sobre a Teoria do Portfólio Moderna e os seus componentes estatísticos, bem como aos Índices de Sharpe e Treynor e ao Alfa de Jensen, com o intuito de apresentar uma explicação dos componentes analíticos aplicados ao longo deste estudo. Para terminar esta revisão, são apresentados alguns estudos semelhantes anteriormente realizados dentro da mesma área. Como metodologia de estudo, foi aplicada uma análise quantitativa às cotações históricas de empresas que compunham o PSI, da qual resultou a rendibilidade mensal e desvio padrão dos ativos, o que permitiu criar uma carteira teórica na qual os ativos tinham igual ponderação. Com recurso ao Solver e alterando a ponderação das ações mediante certas restrições impostas ao software, apuraram-se três portfólios de investimento eficientes: o Portfólio 1, que maximizou a relação risco/rendibilidade; o Portfólio 2, que maximizou a rendibilidade mantendo o risco da carteira original; o Portfólio 3, que minimizou o risco para a rendibilidade da carteira original. Finalizando, na análise de resultados, são discutidas e justificadas as melhorias das carteiras eficientes em relação à carteira original e ainda são facultadas algumas sugestões para futuros trabalhos.
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    Conceção de um sistema de controlo de gestão numa PME : estudo de caso
    (2022) Ramos, Rui de Jesus da Silva Gomes; Gomes, Jorge Manuel Vareda, orient.
    Os Sistemas de Controlo de Gestão (SCG) têm sido apontadas por muitos autores como ferramentas importantes e fundamentais para assegurar o verdadeiro desempenho de qualquer organização em controlar os processos estratégicos e organizacionais. Contudo, existem várias razões pelas quais PMEs não possuem um SCG, embora ambicionem crescer e destacar-se num mercado cada vez mais competitivo. A realidade das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) demonstra que muitas delas não possuem uma ferramenta de controlo de gestão por várias razões que estão enraizadas no próprio conceito de gestão das PMEs. O objetivo desta dissertação é de analisar a relevância dos SCG para as organizações de pequeno porte e entender até que ponto o SCG pode contribuir para um desempenho eficaz da gestão das PMEs. Assim sendo, a finalidade deste trabalho é de identificar uma Pequena e Média Empresa, e atuando como consultor, delinear uma estratégia, construir um planeamento estratégico bem como criar um Sistema de Controlo de Gestão (SCG) que poderá ser utilizado pela PME para assegurar a execução e implementação da Estratégia.
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    Trabalho remoto : uma perspetiva da literatura antes e depois do surgimento da Covid-19
    (2022) Mendes, Izabeth da Conceição Cardoso Rodrigues; Martins, Maria Helena Gonçalves, orient.
    A revolução virtual e tendência mundial de trabalho conhecida como trabalho remoto, nomadismo digital ou teletrabalho foi fortemente potenciada pela pandemia COVID19. Este bioevento mudou não só a forma como trabalhamos, mas também como a investigação desenvolve esta temática. Este trabalho visa dar uma visão panorâmica da área científica, através de uma abordagem sistemática à literatura publicada antes e após a pandemia. Assim, através do software VOS Viewer, desenvolvemos mapas visuais das referências bibliográficas indexas à Web of Science por tópico para a área científica antes e após o bioevento COVID19. Os resultados indicam uma clara diferença entre os dois períodos relativamente à investigação nesta área. Primeiramente, o número de artigos publicado por ano neste domínio aumentou significativamente, indicando um aumento do interesse nesta área de estudo e em segundo lugar o foco da pesquisa científica parece ter-se também alterado de forma significativa, o que nos permite ter uma perspetiva clara sobre as mudanças na forma de pensar sobre o trabalho remoto e das direções futuras deste campo de um ponto de vista teórico e prático.
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    Liderança eficaz em tempos de pandemia : estratégias de comunicação eficazes em contexto de conflito
    (2022) D'Almeida, Elves de Ceita Vicente; Martins, Maria Helena Gonçalves, orient.
    Este estudo tem como objetivo principal tentar perceber quais as principais estratégias e posturas que os líderes adotaram durante o novo normal, através da questão de investigação: “quais as principais preocupações e estratégias dos gestores portugueses em situações de conflito, com especial foco na crise desencadeada pela pandemia COVID-19”. Para desenvolver este estudo foram utilizadas 37 entrevistas estruturadas a pessoas de várias partes do país com recurso à Técnica do Incidente Crítico, de modo a perceber como e quais os comportamentos e estratégias de gestão de conflitos os líderes adotaram durante o cenário de crise pandémica. Os resultados da análise qualitativa apontam que os líderes adotaram uma abordagem humanizada focada nas pessoas, demostraram preocupar-se essencialmente com o seu bem-estar e a sua motivação. Em situações de conflito ou atrito, tendiam a resolvê-las através de estratégias comunicacionais sempre procurando manter contacto pessoal com as pessoas apesar das implicações/impactos emergidos. Ou seja, tenderam a compreender a situação e exercer certa influência nos seus liderados através da comunicação, ainda que esta fosse mais face ao contexto de confinamento. Os resultados indicam ainda que foram criadas e/ou geridas a empatia e a confiança, o que parece ter permitido de certa forma gerir a situação de conflito, apesar do contexto ser novo tanto para eles, como para os seus liderados. É de salientar, que os líderes ouvidos parecem não ter deixado o silêncio e caos tomarem conta da situação, pelo contrário, demostraram que os seus liderados, as pessoas não estavam sozinhas, desamparadas. Ou seja, o contexto de confinamento que leva ao teletrabalho acabou por ser compensado pelo manifesto interesse dos líderes no bem-estar dos seus colaboradores.
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    Análise da eficiência do setor bancário cabo-verdiano e os seus determinantes
    (2022) Santos, Tiago da Conceição Vasconcelos dos; Soares, Eduardo Luís de Campos, orient.
    Esta dissertação tem como objetivo principal avaliar a evolução da eficiência do sector bancário Cabo-verdiano e identificar seus determinantes. A partir da questão de investigação: Qual o nível de eficiência técnica do setor bancário de Cabo Verde e quais são os determinantes da eficiência dos bancos comerciais que operam nesse setor?, desenvolveu-se 4 hipóteses, testadas, recorrendo a técnica não paramétrica Data Envelopment Analysis, orientada para input utilizando os modelos CCR e BCC. Para estimar a eficiência técnica, a eficiência técnica total foi dividida em eficiência técnica pura e escala, numa segunda fase identificou-se os seus determinantes. A análise desenvolve-se em três abordagens: intermediação, produção e rentabilidade, e cinco modelos com diferentes combinações input/output. A amostra inclui dados dos relatórios e contas anuais dos bancos no período 2007 - 2020. Os resultados obtidos, sugerem que o nível de eficiência técnica do setor bancário Cabo-Verdiano em geral, é médio, existindo margem para melhoria na otimização dos recursos utilizados. Conclui-se também que os determinantes que influenciam a eficiência dos bancos são a dimensão, a antiguidade e a estrutura de propriedade de capital. Com relação a concorrência do setor os dados obtidos não evidenciam a existência de uma relação direta com a eficiência.
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    Quais as habilidades transversais mais importantes numa situação de crise inesperada no contexto aeroportuário?
    (2022) Alcantara, Fernando Bessa Borba; Martins, Maria Helena, orient.
    Esta pesquisa visa identificar quais habilidades transversais são mais valiosas para a gestão de crises no setor aeroportuário, especificamente durante uma crise sanitária como a pandemia de COVID-19. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com stakeholders do setor de aviação que estiveram trabalhando durante a crise do COVID-19 em seus primeiros meses. Essas entrevistas seguiram a estrutura da Critical Incidents Technique (Flanagan, 1954), que nos permitiu focar o processo de entrevista em um incidente de cada vez. Para a análise dos dados coletados, optou-se pela utilização de técnicas de análise de conteúdo, orientada pelo modelo PrOCESS (Martins et al. 2021), que categoriza 18 principais soft skills para gestão de crises. Os resultados desta investigação exploratória mostram um conjunto de competências específicas que foram mais valiosas para os stakeholders do setor da aviação durante a crise da pandemia de COVID-19, bem como outras competências que consideraram úteis em cenários com resultados negativos. Esta pesquisa apresenta um conjunto valioso de descobertas para as partes interessadas do setor de aviação para lidar com a crise atual e futura. Além disso, este estudo pode auxiliar no desenvolvimento de planos, medidas e políticas de prevenção mais robustos para a prevenção de crises.
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    Metodologia OKR: estudo de caso da utilização do OKR no Sebrae Meier
    (2022) Fernandes, Bruno Cortines Linares; Gomes, Jorge Manuel Vareda, orient.
    É sabido que planear, definir estratégias, estabelecer metas e diferenciar-se são tarefas importantes para toda empresa que deseja obter sucesso. No que concerne ao estabelecimento de metas, existem inúmeras ferramentas que podem dar suporte à empresa; porém, uma que é internacionalmente conhecida por ter proporcionado o enorme sucesso da Google, o OKR - objectives and key results, parece ainda não ter sido adotado pelas empresas portuguesas. Assim, surgem algumas perguntas, tais como: porque utilizar o OKR? Como utilizar o OKR? Como ter sucesso no uso do OKR? Desta forma, procurou-se respostas ao estudar uma empresa que já utiliza esta metodologia. Assim, realizou-se um estudo de caso com uma unidade de negócio do Sebrae. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, que envolveu análise documental e entrevistas, foi possível perceber que o OKR vai muito para além de uma ferramenta de estabelecimento de metas, como se pode verificar neste estudo. Palavras-chave: OKR, Objectives and key results, Metas, Estratégia, Planeamento
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    Gestão de conflitos nas empresas familiares de pequeno e médio porte de panificadoras de Brasília-DF
    (2022) Pellin, Kátia Mary Casara; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
    Esse estudo teve como objetivo analisar o impacto de conflitos intraorganizacionais nos resultados de empresas familiares de pequeno e médio porte atuantes no setor de panificação em Brasília - DF. A metodologia utilizada no presente trabalho permitiu classificar a pesquisa como estudo de caso, que se baseou em levantamento bibliográfico para a análise dos dados. Também é possível classificá-la como exploratória, com análise qualitativa. O estudo de caso considerou a realidade das empresas DuPão Panificadora e Confeitaria (E1), Panificadora Doce Pão (E2), e Master Pão Panificadora (E3), todas elas negócios familiares de pequeno e médio porte situadas em Brasília – DF. A coleta de dados foi realizada mediante envio de questionário estruturado via e-mail para as empresas selecionadas. Os dados foram analisados mediante análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos demonstraram características principais em comum entre as empresas familiares desta pesquisa, como a falta de profissionalização e desorganização, pelos membros da família, de patrimônio pessoal com o empresarial se fizeram presentes em todas as empresas analisadas. Ao final pode-se concluir que os conflitos intraorganizacionais têm interferido nos resultados das empresas familiares, fazendo-se fundamental que sejam gerenciados para que seja possível mitigar os riscos inerentes a esses conflitos.
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    Gestão por competências : estudo de caso da gestão pública educacional do município de Luís Eduardo Magalhães-BA
    (2022) Barros, Carine dos Santos; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
    Com o intuito de contribuir para as discussões sobre a gestão por competências em organizações públicas incluindo as educacionais o presente estudo traz uma revisão histórica da administração pública no Brasil e a administração educacional, bem como o surgimento da gestão por competência e seus desafios no setor público respaldados numa extensa bibliografia sobre o tema em questão. Os instrumentos escolhidos para a coleta de dados foram as pesquisas documental e bibliográfica utilizando uma investigação exploratória e descritiva através do método hipotético-dedutivo com aplicação de questionário semiestruturado aos gestores em 98% das escolas municipais de Luís Eduardo Magalhães-BA, buscando revelar o modelo de gestão existente nas escolas municipais e o conhecimento dos gestores sobre gestão por competências. Os estudos apontam que tão importante quanto à gestão de pessoas por competência é a formação preliminar de seus gestores bem como a necessidade urgente de se ter organizações mais eficientes com gestão estratégica que norteiem a missão e visão, bem como clima necessário para se obter sucesso em sua implementação fazendo uso dos critérios inerentes a administração pública. A pesquisa revelou uma cultura hierarquizada presente nas escolas, falta de avaliações claras sobre as competências necessárias para cada função, inexistência de feedback e ausência de uma identidade coorporativa. Conclui-se que é possível mudar a forma como a escola se organiza utilizando as ferramentas da gestão por competência, tornando-as verdadeiras organizações de aprendizagem mais eficientes.
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    Gestão e planejamento urbano : o caso de Luis Eduardo Magalhães no Estado da Bahia-Brasil
    (2021) Ramos, Eduarda Reis Junqueira; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
    Essa dissertação tem como principal objetivo explicar a necessidade e a importância de se investir na gestão e no planejamento urbano. Para atingir os objetivos, estruturou-se o trabalho por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, documental e de campo, de cunho qualitativo, através de entrevista aplicada aos profissionais da equipe que se disponibilizaram a participar da pesquisa, doze (12) de um total de quatorze (14) profissionais. O estudo teórico bibliográfico ponderou além de documentos científicos e da literatura sobre o funcionamento do planejamento urbano, buscando entender a realidade brasileira, avaliou sobre a realidade populacional, política e econômica atual, e o crescimento urbano do Município de Luís Eduardo Magalhães, assim como a atuação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, onde são realizadas as demandas de ordenação e monitoramento do espaço urbano. Concluindo verificou se a existência de “gestão” e “planejamento”, porem pela conveniência e demandas politicas espontâneas, de forma corretiva, desorganizada, não envolvendo estudos estratégicos, preventivos, baseados em laudos técnicos, não envolvendo parcerias efetivas entres as secretarias e órgãos governamentais ou até mesmo com organizações não governamentais, intuições educacionais e empresas do município.