Mestrado em Gestão de Empresas
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Item Micronegócio e empreendedorismo Português : performance de comunicação e resultado(2024) Silva, Lúcia Santos Gomes da; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dosEsta dissertação tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento sobre micronegócios de empreendedores de modificação corporal em Portugal, avaliando as suas plataformas em linha como o Instagram, onde muitos profissionais de tatuagem aplicam um funil de vendas. A metodologia adotada foi mista, de método qualitativo, neste caso, relativos à comunicação do profissional, e quantitativa, em que dados numéricos sobre a performance financeira e de postagens, e a apreciação da frequência de dados demográficos. O método qualitativo foi utilizado de forma a compreender os dados apurados, por exemplo, após verificar quais as palavras com maior pontuação positiva e negativa, observou-se quais são, e o seu contexto na cultura da tatuagem. A população inquirida foram 480 profissionais, dos quais 101 acederam ao inquérito e relativamente aos dados de comunicação obtidos no Instagram, 213 perfis profissionais e 5205 postagens foram analisadas. As hipóteses de estudo comprovam que, a quantidade de seguidores do profissional é significante para o seu engagement, que a comunicação é, igualmente, significante para o engagement, e por fim, relativo ao estudo adicional, a profissionalização do tatuador correlaciona-se com o fluxo de caixa livre apurado anual, significando que quanto maior o nível de educação formal, desenvolvimento profissional e anos de experiência, maior o valor apurado anualmente. Palavras-chave: Tatuagem, Comunicação, Mediatização, Micronegócios, Empreendedorismo, Redes Sociais, ProfissionalizaçãoItem Perfil de competências em contexto de gestão de crises organizacionais(2024) Silva, Ludovina Sofia Ferreira da; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos DiasA capacidade de gerir crises com sucesso é um tema de importância crescente na sociedade em geral e na gestão em particular, dada a crescente turbulência dos mercados e das circunstâncias em que as pessoas trabalham. Se desde o início do século XXI a literatura é bastante consensual quanto à necessidade de as sociedades estarem cada vez mais preparadas para viver num ambiente VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo); a crise pandémica da COVID19 marcou o início de uma era em que estas características do contexto se acentuaram em grande parte devido às revoluções tecnológicas (como a Inteligência Artificial), ao aumento das tensões geopolíticas (e. guerra na Ucrânia), aos bio eventos (pandemia) e às alterações climáticas que produzem fenómenos meteorológicos extremos (seca extrema). É, pois, fundamental estudar o perfil de competências e os mecanismos de gestão de crises humanas que mais podem beneficiar as organizações e a sociedade, para que melhor se possa intervir com Recursos Humanos. Na área das ciências sociais, existe já uma longa tradição de diferentes áreas estudarem o mesmo fenómeno sem, no entanto, comunicarem entre si, o que conduz a uma redundância de esforços e a uma perda de capital intelectual, de conhecimentos e de estratégias que poderiam ser utilizados para a transdisciplinaridade. Assim, este trabalho procura compreender o estado da arte da gestão de crises em 2 áreas que tradicionalmente lidam com este fenómeno e o estudam dando ênfase à vertente humana e às competências das pessoas envolvidas: A Psicologia e a Gestão. Este trabalho propõe uma revisão do estado da arte das competências de gestão de crises nas duas áreas, recolhendo informação sobre as competências e estratégias de gestão de crises mais relevantes em artigos científicos, que serão depois comparadas de forma a gerar um quadro unificado que possa servir de ponto de partida para uma investigação abrangente e estruturada na área do desenvolvimento de competências de gestão de crises na ótica da gestão de recursos humanos. Para a realização deste trabalho, iniciou-se uma pesquisa com o intuito de ampliar as perspetivas de análise com base em artigos científicos, desde revistas académicas, livros, jornais científicos e teses académicas, com o objetivo de enquadrar todo o trabalho e oferecer uma revisão de literatura focada nas competências organizacionais em situações de crise. Numa primeira fase procurou-se investigar os conceitos, tanto na psicologia individual quanto na gestão organizacional, analisando os principais modelos explicativos da crise bem como as competências que os líderes gestores devem deter para enfrentar situações de crise. Numa segunda fase, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores de diferentes níveis hierárquicos na Agência Abreu, uma das agências de viagens mais antigas do mundo. As entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando técnicas de análise de conteúdo, e os dados foram organizados em categorias e padrões recorrentes, baseados na revisão da literatura e nos objetivos do estudo. O guião das entrevistas foi validado por três professores da Universidade Lusófona para garantir clareza, pertinência e alinhamento com os objetivos do estudo. tendo sido as mesmas analisadas utilizando técnicas de análise de conteúdo para identificar padrões e categorias de competências.Item Inovação nas vendas online a partir da pandemia no setor da restauração(2024) Melo, Kelly Brasil de; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; COSTA, ANTÓNIO AUGUSTO TEIXEIRA DAO avanço do número de casos de COVID-19 no ano de 2020 obrigou o estado português a anunciar regras para conter a propagação do vírus no país. As consequências destas medidas tiveram impacto na vida da população, não somente em relação à atitude das pessoas quanto à saúde e hábitos de higiene, como também na maneira de realizarem as suas compras. Durante o confinamento, as compras 'online' tornaram-se mais frequentes. A presente investigação teve como objetivo compreender de que forma estas inovações tiveram impacto nos serviços de restauração do distrito de Lisboa. O estudo incluiu a realização de uma pesquisa bibliográfica, com a análise dos estudos já realizados sobre a temática, a caracterização do perfil da amostra, com 167 participantes, e uma análise qualitativa de 10 entrevistas realizadas no distrito de Lisboa, para compreender quais as inovações adotadas pelos estabelecimentos de restauração. Os dados sugerem que as vendas online aumentaram desde o início da pandemia, e o uso de aplicações de 'delivery' foram a principal estratégia de sobrevivência adotada pelos estabelecimentos, ajudando-os a manterem os seus negócios em funcionamento, mesmo com as restrições em vigor. Palavras-chaves: Pandemia, inovação, vendas onlineItem Relação entre as dimensões do Big Five, as competências de liderança, a satisfação e o esforço extraordinário dos colaboradores : estudo de caso da cadeia de farmácias Grupo Amorim(2024) Alves, Micael João Batista; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos DiasApesar de se discutir extensivamente a liderança nos dias de hoje, este fenómeno ainda carece de uma análise contínua e atualizada. Quando se entrelaça a liderança com a psicologia da personalidade, a questão torna-se particularmente interessante e desafiante. A combinação destes temas permite compreender de que forma a personalidade influencia a liderança, abrangendo competências, satisfação e esforços resultantes. O objetivo geral da investigação passa por verificar se existem tendências no que diz respeito à relação entre as dimensões do Big Five, as competências de liderança, a satisfação dos colaboradores e o esforço extraordinário, de modo a aprimorar o processo de seleção da direção técnica e potenciar o exercício da liderança. O ponto de partida desta pesquisa foi uma revisão de literatura centrada na liderança e no modelo dos cinco fatores, conhecido como Big Five. Esta revisão orientou a escolha dos métodos de investigação mais apropriados. Na fase prática, adotou-se uma abordagem quantitativa, utilizando o modelo de competências de Rouco e o Big Five Inventory. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 69 colaboradores do Grupo Amorim Saúde. A análise dos dados revelou que a abertura a novas experiências se relaciona com as competências de liderança. Quanto à satisfação e esforço extraordinário, foi possível verificar uma relação significativa estatisticamente com a abertura a novas experiências. Adicionalmente, as competências de liderança estão relacionadas com os fatores critério, especialmente a determinação e a proatividade. Em síntese, a pesquisa procurou evidenciar tendências no que diz respeito à relação entre as dimensões do Big Five, as competências de liderança, a satisfação dos colaboradores e o esforço extraordinário que podem melhorar o processo de seleção para cargos de liderança no Grupo Amorim Saúde, promovendo, assim, uma liderança mais eficiente dentro da organização. Palavras-chave: Liderança, Competências, Big Five, Satisfação, Esforço extraordinárioItem Relação dos estilos de liderança e da motivação na satisfação dos colaboradores(2024) Guedelha, Carolina Calixto; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos DiasA elaboração da presente dissertação tem como objetivo estudar o impacto que os estilos de liderança e motivação têm na satisfação dos colaboradores de uma empresa. Para o estudo foi utilizada uma metodologia mista, de forma a enriquecer o tema no seu todo. Quanto à metodologia qualitativa a amostra selecionada foi a estratificada, selecionando cinco chefias da empresa, divididas pelos graus de chefia operations manager, coordenador operacional, responsável da área de qualidade e formação, responsável pela área de melhoria contínua e supervisor. Na metodologia quantitativa foram realizados questionários com questões sobre os estilos de liderança (Rouco, 2012), a motivação (Kuvaas & Dysvik, 2009; Kuvaas, Buch, Weibel, Dysvik, Nerstad, 2013 e a satisfação ((Weiss, Dawis, England e Lofquist,1967). Ao longo do estudo, identificaram-se os estilos de liderança presentes, bem como as diferentes dimensões de satisfação que os colaboradores consideram como ponto chave na realização da sua atividade como: (1) o trabalho no geral; (2) a satisfação com a remuneração; (3) a oportunidade de promoção; (4) a relação com as chefias e por último (5) a relação com os colegas, que mostrou fortes impactos positivos. Da análise final dos resultados obtidos conclui-se que os estilos de liderança participativo e por delegação são os mais utilizados pelas chefias e que os fatores pessoais, como as relações com as chefias e com os colegas, são os que mais influenciam a motivação dos colaboradores. Conclui-se assim que a motivação intrínseca apresenta valores mais altos no estudo que foram reforçados com os dados recolhidos sobre a satisfação. Palavras-Chave: Liderança; Motivação; Colaboradores e SatisfaçãoItem A relação entre auto-liderança e a criatividade : o papel moderador da auto-dúvida Grupo Lusófona em Portugal continental(2024) Gomes, Marco Paulo Cintra; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dosEsta investigação, baseada na revisão de literatura, visa perceber a relação entre a auto liderança e a criatividade, objetiva igualmente entender o papel da auto-dúvida como mecanismo moderador nessa relação. O estudo centrou-se na população de 18.234 estudantes do Grupo Lusófona em Portugal Continental, foi recolhida uma amostra não probabilística de 707 estudantes, dos quais 27.6% trabalham e estudam. Na amostra recolhida, 59% dos indivíduos pertencem ao género feminino e 41% ao género masculino, 67.2% pertencem a uma faixa etária menor ou igual a 24 anos. Os participantes no estudo preencheram um Questionário Sociodemográfico, instrumento vocacionado para investigações com metodologias quantitativas, com 67 perguntas distribuídas por três escalas, auto-liderança, criatividade e auto-dúvida todas elas com uma escala de Likert de cinco pontos. Em resposta à pergunta de partida, "Em que condições de auto-dúvida a relação entre a auto-liderança e a criatividade é positiva ?" Os resultados deste estudo demonstram que a auto-liderança exerce uma influência significativa e positiva sobre a criatividade, demonstram igualmente, que a auto-dúvida tem a capacidade de moderar a relação entre a auto-liderança e a criatividade, tornando essa relação não significativa quando a auto-dúvida está presente como variável moderadora e em condições elevadas. Palavras Chave: Auto-liderança, Criatividade, Auto-dúvidaItem Os fatores determinantes da intenção de uso : uma aplicação às retrosarias online(2024) Peres, Joana de Fátima Barata; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Patuleia, Mafalda Luísa de Almeida SerraAs retrosarias locais estão a desaparecer em Portugal - preocupação que motiva a in vestigação, que intenta perceber a relação dos consumidores de produtos de retrosaria com a tecnologia, focando-se num modelo que suporta a descoberta dos fatores determinantes para a Intenção de Uso de Retrosarias online. O foco na implementação das Retrosarias online existe por se acreditar que as plataformas de venda online podem funcionar como impulsionadores complementares dos negócios locais (apreciados, mas a cair em desuso), sem os substituir ou adulterar, propondo uma aproximação à vertente tecnológica dos consumidores que utilizam estes produtos e captar a atenção de consumidores desatentos da potencialidade dos produtos de retrosaria. Concluiu-se que os indivíduos demonstram interesse na utilidade que as plataformas de venda digital podem oferecer, facilitando o processo de compra e o seu quotidiano. A utili zação de tecnologia no seu dia-a-dia é encarada com otimismo e, mesmo apresentando algumas reservas em relação à segurança dos seus dados e presença online, estão confortáveis com o Uso destas plataformas. Para chegar as estas conclusões, recorreu-se a um Modelo de Equação Estrutural, tes tado através de uma metodologia quantitativa, em indivíduos residentes em Portugal. Foi tes tada a qualidade e validade do modelo e foram analisados os resultados, que complementam o material já existente na comunidade científica têxtil e com sugestões para a reinvenção do pa norama das retrosarias em Portugal, presente na maior parte da herança deixada de geração em geração e que à maior parte das famílias portuguesas é querido. Palavras-Chave: Aceitação tecnológica; Intenção de uso; Retrosaria; Perceção de utilidade; Perceção de facilidade de uso; Retrosarias onlineItem Saúde 5.0 - o papel da Blockchain na transição do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente : uma revisão de literatura(2024) Soares, Fábio Alexandre Urbano; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Marques, Nazaré de Jesus Gonçalves Pires SoaresDevido a uma mudança de paradigma na tecnologia digital, os sistemas de saúde mundiais irão experimentar uma mudança dramática dos cuidados de saúde tradicionais para cuidados de saúde inteligentes. A tecnologia digital será utilizada nos cuidados de saúde inteligentes para lidar e responder de forma inteligente às exigências do ambiente de saúde, integrar pessoas, recursos e organizações e facilitar a exploração de informações de saúde. Em particular, esta dissertação pretendeu esclarecer o papel da blockchain na transição do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente na saúde 5.0. Para atingir o objetivo anterior, os autores reviram a literatura relativa ao setor de saúde, desenvolvendo uma visão geral de sua evolução. Além disso, a saúde 5.0 foi considerada como um caminho para o bem-estar digital, porque explicava o modelo de relacionamento gerido pelo cliente. Por último, a revisão permitiu ampliar as visões sobre o papel do blockchain na transição do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente na área da saúde. Dada a revisão da literatura, esta dissertação avança duas proposições. De acordo com a primeira proposição, a indústria está a ser pressionada a perceber a necessidade de adaptar o papel que os clientes desempenham nos processos de gestão da saúde devido à ascensão dos cuidados de saúde 5.0 e ao posicionamento da OMS. Isto resulta numa mudança no modelo de gestão de relacionamento com o cliente. A segunda proposição, argumenta que a tecnologia blockchain pode ser integrada como mediadora na mudança do modelo de gestão de relacionamento com o cliente para o modelo de relacionamento gerido pelo cliente face à sua saúde. Argumenta ainda que isto acrescentará valor à capacitação segura e protegida das pessoas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o valor acrescentado da utilização da blockchain na transição entre modelos de negócio na indústria da saúde, que beneficiará os sistemas de saúde mundiais. No entanto, esta dissertação enfatiza a atenção que deve ser dada ao nível de generalização da narrativa de "empoderamento" adotada em termos da utilização desta tecnologia, bem como de outras tecnologias. Palavras-Chave: Blockchain; Saúde 5.0; Segurança de Dados do Paciente; Bem-estar digitalItem Empreendedorismo e criação do próprio emprego : projeto de consultoria e formação(2024) Lopes, Cristina Isabel de Matos; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Marques, Nazaré de Jesus Gonçalves Pires Soares; GOMES, CATARINA JOANA VIEIRAO desemprego é um problema abordado diariamente pelo impacto que tem na economia a nível nacional e global. É importante estudar e aprofundar a existência de políticas ativas de emprego e de medidas que permitam mitigar esta questão, gerir o desafio constante e as fragilidades provocadas pelas crises económicas. Uma das medidas de apoio existentes, e ferramenta útil de combate ao desemprego em Portugal, é o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego (PAECPE). Esta linha de apoio aos empreendedores, gerida pelo IEFP, incentiva o empreendedorismo em detrimento da compensação financeira passiva, decorrente do desemprego, sendo também uma ferramenta impulsionadora do empreendedorismo social. É nesta linha, que o presente trabalho pretende contribuir para a análise do empreendedorismo no contexto da medida de apoio à criação do próprio emprego, através do seu enquadramento, bem como permitir incentivar os potenciais promotores a conhecerem os apoios disponíveis e a criarem o seu próprio emprego, como alternativa à situação indesejada de falta de trabalho. Neste sentido, tendo em consideração toda a experiência profissional da promotora e a sua rede de contactos estabelecida ao longo dos anos, ambos pontos fortes do projeto agora apresentado, no âmbito do curso de Mestrado em Gestão de Empresas, este projeto tem como objetivo a criação de emprego e inicio de atividade de prestação de serviços de consultoria e formação, em especial na área de plano de negócios, sob a forma jurídica de Empresário em Nome Individual. O projeto aqui apresentado constitui a criação de um único posto de trabalho, o da promotora e pretende abranger o mercado nacional, tendo como clientes entidades prestadoras de apoio técnico e prestadoras de formação, credenciadas para o efeito, bem como, futuros empreendedores, empregados ou desempregados, que pretendam obter consultoria e/ou formação no âmbito da elaboração de plano de negócios. Para que a atividade possa ser iniciada, será apenas necessário a realização de investimento correspondente à aquisição de um computador portátil, no valor total de 549,99€. Prevê-se que a atividade inicie em janeiro de 2024, pelo que o presente projeto é elaborado com o período de análise de três anos civis completos (2024, 2025 e 2026), prevendo-se a apresentação de resultados positivos logo no primeiro ano de atividade. Este trabalho encontra-se estruturado em várias partes. A primeira parte aborda na introdução o histórico da ideia e da promotora, a segunda o enquadramento teórico do empreendedorismo e a sua relação com o desemprego, o mercado de trabalho e as políticas ativas de emprego, em Portugal, seguindo-se a metodologia geral do plano de negócios e a análise do mercado, apresentação de resultados e proposta de posicionamento. Na última parte encontram-se as recomendações e orientações para o futuro, bem como as conclusões, referências bibliográficas e anexos. Palavras-Chave: Empreendedorismo, Criação do Próprio Emprego, Plano de NegóciosItem Modelo de competências de liderança : estudo de caso no setor do retalho de produtos óticos(2024) Barata, Cláudia Sofia Antão; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos DiasPerante os desafios políticos, económicos e sociais que temos vivenciado torna-se crucial apostar na sobrevivência das organizações, criando vantagem competitiva, através da prestação de serviços de excelência. Para orientação deste estudo, foi formulada a seguinte questão de partida: Quais as competências de liderança que permitem a obtenção de desempenhos superiores no retalho de produtos óticos? O presente estudo, de metodologia mista, deu origem a um modelo de liderança para a obtenção de desempenhos superiores no retalho de produtos óticos. Para o efeito foram realizadas 6 entrevistas à liderança estratégica de uma organização líder de mercado no sector, que permitiram perceber quais as competências ideais a incluir no modelo e qual o nível de proficiência ideal a utilizar em cada uma delas. Para a determinação dos outputs do modelo foram aplicados 100 inquéritos por questionário à generalidade dos colaboradores da organização. Paralelamente, procurou-se perceber que não existe um melhor estilo de liderança a utilizar no dia a dia das organizações do setor, concluindo que a liderança deve ser situacional e adaptativa. Como resultados finais para este estudo, obteve-se um modelo com 20 competências de liderança, agilidade organizacional, análise, planeamento e organização, ambiente competitivo, aptidão técnica e profissional, capacidade de inspirar os outros, capacidade de resolver problemas, clarificar funções e objetivos, compromisso para com a organização, desafiar o processo, empowerment, integridade, maturidade e capacidade de raciocínio, orientação para as relações humanas, orientação para o cliente, orientação para os resultados, resiliência, trabalho em equipa, colaboração e coesão, transparência, visão inspiradora e visão organizacional. Palavras-Chave: Modelo de competências de liderança; Liderança; Competências; Retalho de produtos óticos.Item Modelos de gestão hoteleira : estudo no palácio do Estoril Hotel, Golf & Wellness(2024) Correia, Francisco Maria Lobo Machado Perestrelo; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Reis, Felipa Cristina Henriques Rodrigues Lopes dosExistem múltiplos stakeholders envolvidos na indústria hoteleira, proprietários, empresas de gestão, asset managers e canais de distribuição de terceiros, a escolha do modelo de gestão hoteleira adequado assume grande relevância para alcançar metas e resultados. O objetivo do presente estudo é de identificar qual o modelo de gestão hoteleira que melhor se adequa à estratégia do Palácio do Estoril Hotel, Golf & Wellness, para isso, identifica os diferentes modelos de gestão hoteleira, as suas vantagens e desvantagens, e a estratégia levada a cabo pelo hotel. Foi adotada uma metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa-exploratória, foram conduzidas entrevistas com o Diretor de Operações e um dos Administradores, com o propósito de obter insights reais sobre os modelos de gestão hoteleira e estratégia hoteleira. No decorrer deste estudo foram identificados seis modelos de gestão hoteleira, sendo o modelo de autogestão, que envolve a propriedade e gestão própria, o que melhor se adequa à estratégia do hotel em estudo, devido há vontade de controlo total do negócio, bem como, há vontade de personalização de serviços e de experiências. Foi possível concluir que todos os modelos são viáveis, dependendo das necessidades dos stakeholders, do contexto e das circunstâncias específicas, em que cada unidade hoteleira está inserida. Palavras-Chave: Modelos de Gestão Hoteleira; Estratégia; Hotelaria de Luxo; Gestão HoteleiraItem A importância da sustentabilidade, da responsabilidade social e do marketing social para ontenção de vantagem competitiva : estudo de unidades hoteleiras pertencentes à cartilha da sustentabilidade dos Açores(2023) Oliveira, Renata Barata de; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos Dias; Patuleia, Mafalda Luísa de Almeida SerraO presente trabalho, intitulado com o tema ”A Importância da Sustentabilidade, da Responsabilidade Social e do Marketing Social para obtenção de uma Vantagem Competitiva (estratégia organizacional): Estudo de Unidades Hoteleiras pertencentes à Cartilha da Sustentabilidade dos Açores” tem como principal objetivo perceber se o Marketing Social, a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade, bem como as certificações de sustentabilidade, mais especificamente a Cartilha da Sustentabilidade, ajudam, de facto, as unidades hoteleiras a obter vantagem competitiva. Para a materialização do objetivo deste estudo seguiu-se um método qualitativo, através da realização de entrevistas com perguntas abertas e fechadas. A amostra é constituída por treze unidades hoteleiras pertencentes à Cartilha da sustentabilidade dos Açores. Para o efeito realizaram-se 13 entrevistas aos diretores das entidades com mais parâmetros sustentáveis pertencentes à Cartilha. Dos resultados finais conclui-se que, o fato das empresas adotarem medidas de sustentabilidade socialmente responsáveis, bem como utilizarem o mecanismo que é o marketing social, gera vantagem competitiva para as mesmas face a empresas concorrentes por inúmeros fatores, tais como o fato de os consumidores procurarem, cada vez mais, alojamentos sustentáveis e amigos do ambiente, e, ao serem tomadas decisões de cariz tanto social como ambiental, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas, gera também vantagem competitiva, pois cria relações melhores, não só a nível laboral como também ambiental. A adoção de uma estratégia de marketing social permite que as empresas promovam a sustentabilidade das suas entidades, o que faz com que estas se diferenciem da concorrência, atraindo um público-alvo especifíco, fortalecendo a sua reputação bem como a confiança para com os seus clientes e fornecedores, fidelizando os mesmos e mostrando sempre uma atitude autêntica, inovadora, genuína e diferenciadora. Palavras-Chave: sustentabilidade; turismo sustentável; marketing social; responsabilidade social; vantagem competitivaItem Liderança virtual(2023) Machado, Nuno Alexandre Cândido Mendonça; Escola de Ciências Económicas e das Organizações; Rouco, José Carlos DiasO mundo atual é caracterizado por um cenário de constante mudança e imprevisibilidade, impulsionado pelo avanço tecnológico e pela globalização. As empresas enfrentam desafios cada vez mais complexos, que exigem uma rápida adaptação de forma a manterem-se competitivas no mercado. O processo de liderança sofreu inevitavelmente alterações, surgindo o paradigma de liderança virtual para dar resposta às atuais necessidades. Conceptualmente a liderança virtual é o termo utilizado para designar o processo de liderança mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC. Assim, esta dissertação tem como objetivo identificar as competências necessárias que um líder virtual deve ter, para continuar a influenciar os seus liderados neste contexto. A estratégia metodológica utilizada para a elaboração da presente dissertação foi a mista, dado que as análises realizadas necessitam de interpretação, mas também revelam tendência para a quantificação. Para a sua elaboração foi feita uma revisão de literatura referente ao novo paradigma da liderança virtual, a elaboração de um modelo de competências conceptual, baseado nos diferentes autores presentes na literatura e, a validação deste modelo de competências em contexto prático. Numa segunda fase, esta análise teve como base o recurso a questionários e entrevistas, aplicados a dois grupos diferentes, líderes e operacionais, com vista a obter-se uma visão ampla das competências consideradas essenciais em contexto organizacional. A amostra em estudo é constituída por 26 colaboradores, sendo 11 pertencentes à amostra de cargos de liderança e 15 à amostra de cargos operacionais, numa população de 150 colaboradores da direção analisada. Como resultado, apresenta-se um modelo final composto por 9 competências, sendo as seguintes: Comunicação eficaz; Construção de confiança; Coordenação/gestão da equipa; Mentalidade global/multicultural; Gestão de mudanças; Proficiência tecnológica; Habilidades sociais; Proficiência técnica e Formação contínua. Palavras-Chave: Liderança virtual; Equipas virtuais; TIC; Competências e Modelo de competênciasItem Análise da incidência da formação especializada nos técnicos da hotelaria(2023) Morais, Ricardo José Morais; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Este trabalho estuda a forma como a indústria hoteleira tem vindo a gerir a evolução tecnológica no corrente processo de desenvolvimento das empresas de turismo. Pretende-se assim perceber que áreas têm sentido maior desenvolvimento ao nível da inovação tecnológica e de que forma os colaboradores têm sido atualizados de forma a corresponderem às exigências que estas alterações geram. Deste modo o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a corrente evolução tecnológica tem afetado os trabalhadores da indústria hoteleira através da análise da forma como as iniciativas de formação influem na preparação e utilização de ferramentas digitais com que trabalham regularmente. Para o estudo contribuíram 83 trabalhadores da indústria hoteleira da região de Lisboa através de resposta a um questionário elaborado para o objetivo em estudo. Os dados provenientes da amostra foram tratados em duas formas, por analise estatística simples, com recurso a gráficos para melhor demonstrar os mesmos e por analise estatística mediante o sistema GRETL para analise dos dados relativos às hipóteses levantadas. Finda a analise de resultados foi possível perceber que existe de facto uma relação entre o grau de dificuldade na utilização de ferramentas digitais face ao número de formações recebidas e à área em que cada pessoa trabalha. Por outro lado, não foram encontrada relação entre a faixa etária dos trabalhadores face à dificuldade sentida em operar ferramentas digitais ou ao número de formações que lhes são disponibilizadas. Por fim não foi também encontrada relação entre o grau de dificuldade sentido na utilização de ferramentas digitais face ao número de ferramentas usadas pelos inquiridos.Item A relação entre o work-life balance e o bem-estar na profissão de enfermagem : o papel mediador da flexibilidade(2023) Rocha, Maria Beatriz Lemos; Gomes, Catarina, orient.A profissão de enfermagem é um pilar essencial do sistema de saúde global. Atualmente, os enfermeiros enfrentam várias dificuldades, que geram um impacto negativo no seu bem-estar, e exigem a reformulação da estrutura da profissão, assim como das práticas e medidas de apoio a estes profissionais. É neste sentido, que o bem-estar nos enfermeiros é fundamental, tanto para a saúde dos mesmos, como para a qualidade dos cuidados prestados. Estão demonstrados os benefícios do work-life balance para o alcance do bem-estar, pelo que é imperativo perceber formas de melhorar esta relação. Assim, este estudo pretende analisar qual a relação entre estas variáveis e a flexibilidade na profissão de enfermagem, oferecendo uma perspetiva crítica sobre como melhorar as condições laborais. Para tal, pretende-se responder à seguinte questão: Como é que a flexibilidade medeia a relação entre o work-life balance e o bem-estar nos Enfermeiros? De acordo com os resultados da presente dissertação, os enfermeiros afirmam não ter flexibilidade, tendo-se verificado que esta variável atua como mediadora na relação entre o work-life balance e o bem-estar. Os resultados do estudo indicam que apesar da flexibilidade ser importante nesta relação, é insuficiente e são necessárias novas estratégias que permitam melhorar o bem-estar nos enfermeiros.Item Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal(2023) Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.Item Satisfação, valor e fidelização de clientes: o caso da COPS (Companhia Operacional da Segurança) – Portugal(2023) Sanhá, Mamadú; Reis, Filipa Lopes dos, orient.A presente dissertação tem como objetivo principal conhecer o nível de satisfação, valor e fidelização dos clientes da empesa COPS em Portugal. Foi orientada pelas seguintes perguntas de partida: Qual é o grau de satisfação dos clientes face ao serviço prestado pela empresa COPS em Portugal? Qual é a perceção dos clientes em relação à valorização dos serviços da COPS? Qual é o nível de pretensão dos clientes em fidelizarem na empresa. Para a obtenção das respostas a essas questões, além da revisão da literatura sobre os conceitos de satisfação, valor e fidelização, com base em pesquisas bibliográficas, foi realizado um inquérito e aplicado um questionário, com perguntas fechadas e semifechadas aos clientes da COPS. O estudo teve um cunho essencialmente exploratório e descritivo. Concluiu-se que, os clientes da COPS estão satisfeitos por lhes serem proporcionados melhores serviços, com baixo custo. Atribuiram um elevado valor aos serviços que recebem, superior a 90%, pretendem fidelizar-se na COPS, usufruirem-se dos seus serviços, por ser a empresa de preferência de 92,6% dos clientes. Após o enquadramento teórico e descrição da empresa, apresentou-se os resultados alcançados do inquérito, com as análises e discusões, seguidos da conclusão e propostas de melhoria. Palavras-Chave: Satisfação, Valor e FidefidadeItem O impacto da fiscalidade sobre o autofinanciamento das empresas: estudo de caso : Empresa Nestlé Unipessoal-lda(2023) Tahri, Najlae; Costa, António Augusto Teixeira da, orient.A variável fiscal tornou-se um parâmetro essencial na tomada de decisão de todas as empresas, o objetivo principal é sempre melhorar o seu valor. O objetivo desta investigação é examinar o impacto da tributação no autofinanciamento, embora desempenhe um papel importante para assegurar a independência financeira da empresa visando os mercados financeiros, bem como o seu volume depende da política fiscal adotada pelo país e que procura sempre cobrir as necessidades do Estado através da cobrança do imposto, mas sem pôr em causa o desenvolvimento da empresa. A análise do impacto dos impostos sobre o autofinanciamento da Nestlé-Portugal consiste em analisar o impacto dos impostos sobre cada elemento que constitui o autofinanciamento da empresa. Para o fazer, foram reunidos conjuntos de informações contabilísticos e financeiras com base nos relatórios anuais da empresa, para validar 17 exercícios contabilísticos, sendo concluído que: • A variável fiscal tem um impacto positivo sobre o autofinanciamento e seus componentes e incentiva a criação de fluxo monetário, caso o Estado adote a estratégia de reestruturação fiscal sob a forma de descontos, ou isenções concedidas, incentivando as empresas para o sistema de amortização que permite a realização de economias de impostos; • A redução da taxa do IRC ou a aplicação de uma taxa do IRC reduzida incentiva as empresas a reinvestir os seus lucros e a ter uma capacidade de autofinanciamento significativa. • A escolha do modo de amortização permite às empresas reduzir o lucro tributável e consequentemente reduzir o imposto, portanto, aumentar o lucro. • Construir provisões para enfrentar perdas e encargos prováveis ajudando as empresas a diminuir o lucro tributável e a ter um montante de autofinanciamento bastante elevado, que pode ser utilizado para aumentar o património das mesmas. A fiscalidade pode afetar significativamente o autofinanciamento das empresas. Os governos precisam equilibrar a necessidade de arrecadar receitas fiscais com a necessidade de incentivar o investimento e o crescimento empresarial. Palavras-chaves: Fiscalidade, Autofinanciamento, Nestlé-Portugal, Provisões, Amortizações.Item Marketing digital e gestão empresarial nas indústrias : viabilidade de uma plataforma e-commerce na indústria farmacêutica em Potugal na perspetiva do consumidor(2023) Soares, Madalena Simões Fontes; Ferreira, Eduardo Manuel Machado de Moraes Sarmento, orient.Com a digitalização cada vez mais presente no universo empresarial, torna-se importante analisar e acompanhar as necessidades sentidas nos mercados e nas comunidades para que se possam transformar em potenciais oportunidades de crescimento. Tratando-se de uma era digital, a presente investigação procurou num primeiro momento, recolher algumas das metodologias que permitem uma maior aproximação das empresas à sociedade, e por sua vez, ferramentas que melhorem o conhecimento e a relação com o consumidor, e que, aumentem por consequente a taxa de sucesso das mesmas. Dado que a literatura existente acerca do tema é direcionada para a obtenção e gestão de dados sobre as comunidades das empresas, procurou-se realizar um estudo empírico que compreendesse a perspetiva dos consumidores na Indústria Farmacêutica face à possibilidade de comprarem medicamentos sujeitos a receita médica de forma online. Com o aumento das compras online nos últimos anos, torna-se importante analisar que oportunidades poderão surgir nos diferentes mercados, sendo que, na Indústria Farmacêutica o foco seria o de compreender a suscetibilidade do consumidor perante a possibilidade de comprar medicamentos com e sem prescrição médica online. A verdade é que já nos é possível realizar compras em farmácias online, e também já conseguimos obter as receitas médicas através do telemóvel, assim, o objetivo da presente dissertação passa por compreender não só a perspetiva destes consumidores face a esta possibilidade, como também que ferramentas podem ser utilizadas ao nível netnográfico, de marketing digital e de gestão empresarial para um melhor conhecimento da população, e por sua vez, uma maior e melhor abordagem à mesma. Desta forma, foi realizado um estudo empírico, através do preenchimento de um questionário com uma amostra de 385 inquiridos que permitiu concluir que embora ainda não exista uma frequência de compra online de medicamentos não sujeitos a receita médica, a maioria da amostra demonstra ter interesse no desenvolvimento de uma plataforma e-commerce que permita a compra de medicamentos sujeitos a receita médica. Consequentemente, as variáveis que seriam mais valorizadas pelos mesmos passam pela acessibilidade, facilidade, rapidez na compra e na entrega.Item O plástico de utilização única nos estabelecimentos de restauranção e bebidas da Ericeira : as novas regras, os novos produtos e as novas consequências(2023) Soutelinho, Tomás Franco VendrellA poluição causada pelo plástico é um problema com crescente expressão no mundo, como tal a União Europeia definiu metas para combater esta tendência, das quais resultou, entre outras medidas, a proibição de alguns produtos de plástico de utilização única. Este estudo tem como objetivo identificar quais os produtos de plástico de utilização única com que os estabelecimentos de restauração e bebidas deixaram de trabalhar e quais os produtos selecionados para os substituir, a partir da análise da adaptação dos estabelecimentos da Ericeira às normas de utilização de produtos de plástico descartáveis. Esta pesquisa é quantitativa e utilizou um questionário para recolher dados de 156 responsáveis por estabelecimentos do setor em questão. Através da análise estatística dos dados recolhidos, foi verificado que os artigos de plástico descartáveis mais utilizados por estes estabelecimentos eram copos, palhinhas e sacos, tendo todos eles sido amplamente substituídos por produtos feitos de papel. Como tal, foi possível concluir que as medidas embora não tenham diminuído a variedade de artigos descartáveis disponibilizados, estão a reduzir a quantidade de artigos descartáveis utilizados em geral, ainda que o seu foco e maior impacto sejam os artigos de plástico de utilização única.