ISS - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ISS - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica por assunto "CHILDREN"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Emotional and relational regulation of children and youth in residential care(Studies Publicações, 2023-04-14) Gameiro, Fátima; Ferreira, Paula Isabel Marques; Rosa, Beatriz; Pedro, Ana; Instituto de Serviço SocialAs relações familiares demonstraram desempenhar um papel importante na forma como as crianças/jovens se avaliam, influenciando sua regulamentação emocional e relacional, mais especificamente, seu autoconceito, auto-estima, percepção de apoio social e comportamento. A fim de comparar a adaptação das crianças/jovens que vivem em unidades residenciais e familiares, foram estudadas 169 crianças/jovens entre 10 e 21 anos, 62 vivendo em unidades residenciais e 107 com suas famílias, 93 mulheres e 76 homens. A Escala de Autoconceito Piers-Harris, Escala de Auto-estima Rosenberg, Procidano e Heller's Perception of Social Support from Friends and Family e Buss e o Questionário de Agressividade de Perry foram aplicados através de formulários google e pessoalmente. Os resultados mostraram que as crianças e os jovens que vivem com suas famílias apresentam diferenças estatisticamente significativas em todos os parâmetros analisados. Eles são mais frágeis em termos de autoconceito (exceto no domínio da ansiedade) e auto-estima, mostram uma menor percepção de apoio social dos colegas e da família, e mostram uma maior percepção de agressividade, tanto em geral como nas dimensões instrumental, afetiva e cognitiva. Concluímos que todos os participantes mostraram fraquezas em termos de gerenciamento da ansiedade, e que as crianças/jovens institucionalizadas eram mais desajustadas psicologicamente e relacionalmente e mais agressivas, demonstrando assim a urgência de uma intervenção multidisciplinar nesta população, promovendo habilidades pessoais e relacionais. Palavras-chave: regulação emocional e relacional, agressividade, crianças e jovens, família, cuidado residencial.